Se a Marvel tivesse seguido essas 31 ideias descartadas, o MCU ficaria quase irreconhecível

Particularmente, eu acho que eles deveriam ter deixado o Nick Fury ser o mentor do Homem Aranha.

1. Obadiah Stane, também conhecido como Monge de Ferro, sobreviveu ao Homem de Ferro na história original. De acordo com Jeff Bridges, quando ele foi contratado para o papel, o roteiro dizia que alguém abria a armadura do Monge de Ferro após ser derrotado e descobria que estava vazia. No entanto, na hora de gravar a cena, ninguém abriu a armadura. Quando Bridges foi questionado se estaria "matando o cara", o cineasta respondeu: "Bem, é uma história em quadrinhos. Ele pode voltar. Quem sabe?".

Obadiah looking at the Iron Monger suit
Obadiah looking at the Iron Monger suit

Paramount / Courtesy Everett Collection

Na versão final do filme, Obadiah é assassinado na última batalha com o Homem de Ferro, quando uma descarga elétrica do Reator Ark faz com que ele caia e exploda.

2. Stane devia ter sido "um vilão secundário ao Mandarim", de acordo com Kevin Feige, presidente e diretor de criação da Marvel. Mas, em algum momento do processo de desenvolvimento, os cineastas se deram conta de que para "o Homem de Ferro se tornar o que ele é", Stane teria que ser o principal vilão do filme (e morrer).

Paramount / Courtesy Everett Collection

O Mandarim meio que fez uma aparição em "Homem de Ferro 3" (embora tenha sido revelado que ele era um "ator desajeitado" chamado Trevor Slattery), mas foi revelado que o verdadeiro Mandarim existe num curta metragem da Marvel chamado "Todos Saúdem o Rei", lançado em 2014. O personagem vai aparecer em "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis", filme que será lançado num futuro breve, interpretado por Tony Leung. 

Publicidade

3. Não era para Tony Stark revelar ser o super-herói no final de "Homem de Ferro", mas Robert Downey Jr. improvisou a fala "Eu sou o Homem de Ferro". Feige afirmou que a escolha de manter a fala, que "acabou com todo o fardo da identidade secreta", foi uma inspiração para a Marvel não ter "medo de adaptar, evoluir e mudar as coisas". Ele destacou que a mudança deu certo, porque Tony Stark abandonar o disfarce para revelar sua identidade era algo "muito fiel ao personagem dos quadrinhos".

Tony Stark revela que é o homem de ferro numa sala cheia de jornalistas
Tony Stark revela que é o homem de ferro numa sala cheia de jornalistas

"A verdade é que... eu sou o Homem de Ferro."

Paramount / youtube.com

4. Emily Blunt era a primeira opção do diretor Jon Favreau para interpretar Viúva Negra em "Homem de Ferro 2", mas recusou o papel. Em 2021, ela disse que a decisão "partiu seu coração" e explicou: "Eu fui contratada para fazer 'As Viagens de Gulliver', apesar de não querer fazer o filme".

Derek Storm / Marvel / Everett Collection

Scarlett Johansson, que fez o teste, mas não "pareceu ideal para o papel", acabou entrando no elenco.

Publicidade

5. Antes do papel de Capitão América ser oferecido a Chris Evans, John Krasinski fez o teste para interpretá-lo. No programa da Ellen, ele afirmou que Chris Hemsworth (Thor) passou por ele no momento em que vestiu o traje do personagem e disse: "Tá bonito, cara!". Krasinski brincou que ver os músculos de Hemsworth fez com que tirasse a roupa e desistisse, mas depois admitiu que, na verdade, "deu tudo de si naquele dia e não deu certo, então...".

John Krasinski and Chris Evans in costume as Captain America
John Krasinski and Chris Evans in costume as Captain America

Getty / Steve Granitz / Marvel / Courtesy Everett Collection

6. Enquanto isso, Chris Evans também quase não pegou o papel. Ele estava sofrendo com ansiedade por causa de vários fatores, incluindo a estreia de "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado", a perda de alguns papéis e um término de relacionamento, então, quando a Marvel o convidou para fazer o teste para interpretar o Capitão América, ele recusou. Em seguida, ofereceram o papel a ele e, depois de falar com "terapeutas, família e com Robert Downey Jr., que contracenaria com ele", resolveu aceitar.

Captain America piloting a plane
Captain America piloting a plane

Paramount / Courtesy Everett Collection

"Foi a melhor decisão que eu já tomei, e eu realmente devo a Kevin Feige por ser persistente e evitar que eu cometesse um erro gigante", revelou o ator.

Publicidade

7. Jensen Ackles, mais conhecido por interpretar Dean Winchester em "Supernatural", foi um dos atores que fez o teste para interpretar o Capitão América e, embora não tenha conseguido o papel, ele impressionou tanto o estúdio que lhe ofereceram o papel de Gavião Arqueiro em "Os Vingadores". Ele recusou o papel por causa do compromisso pré-existente com "Supernatural".

Jensen Ackles and Jeremy Renner as Hawkeye
Jensen Ackles and Jeremy Renner as Hawkeye

Kristin Callahan / Marvel / Everett Collection

Para fechar o ciclo, Ackles vai interpretar Soldier Boy, "uma paródia do Capitão América da Marvel", na próxima temporada de "The Boys".

8. Até certo momento, Joss Whedon achou que Scarlett Johansson não ia conseguir participar de "Os Vingadores", então, em uma das versões do roteiro, ele a substituiu pela Vespa.

The Wasp in her first appearance
The Wasp in her first appearance

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

No final das contas, Scarlett conseguiu fazer o filme, então a Vespa fez sua primeira aparição no Universo Cinematográfico Marvel em 2018, em "Homem-Formiga e a Vespa".

O alter ego dela, Hope van Dyne, aparece em "Homem-Formiga", mas ela ainda não é a Vespa naquele momento.

Publicidade

9. Em outra versão anterior do roteiro de "Os Vingadores", Ezekial Stane (o filho de Obadiah) apareceu como antagonista. Whedon afirmou que "estava preocupado que um ator de um personagem britânico [Tom Hiddleston interpretando Loki] não seria o suficiente para combater os heróis mais poderosos da Terra". Os seus esforços para acrescentar mais força pro lado dos malvados não foram bem recebidos por Feige, mas Louis D'Esposito (co-presidente da Marvel) argumentou que embora o roteiro "estivesse todo errado", na real, "estava errado no bom sentido".

Loki forcing people to kneel
Loki forcing people to kneel

Walt Disney Co. /Courtesy Everett Collection

10. Uma atriz não identificada gravou pelo menos parte das cenas de um flashback do passado como a mãe de Tony Stark, Maria, em "Homem de Ferro 3", mas foi cortada do filme. Mais tarde, a personagem apareceu em "Capitão América: Guerra Civil", interpretada por Hope Davis.

Maria Stark with a younger Tony
Maria Stark with a younger Tony

Marvel / youtube.com

Publicidade

11. A diretora de "Mulher-Maravilha", Patty Jenkins, foi contratada para dirigir "Thor: O Mundo Sombrio", mas saiu do projeto porque "queriam que ela fizesse uma estória que achou que não faria sucesso, e sabia que não poderia ser ela". Embora nenhum diretor queira ser associado a um fracasso de público, Jenkins tinha medo de ser mais julgada (e de, no futuro, perder outras oportunidades) por causa do seu gênero. Ela explicou: "Se contratassem qualquer cara pra fazer, não seria nada demais".

Patty Jenkins on set with Gal Gadot in costume as Wonder Woman
Patty Jenkins on set with Gal Gadot in costume as Wonder Woman

Clay Enos / Warner Bros. / Courtesy Everett Collection

"Thor: O Mundo Sombrio" foi dirigido por Alan Taylor, mais conhecido pelo seu trabalho em séries de televisão, como "Game of Thrones" e "Mad Men".

12. Hela quase foi a vilã de "Thor: O Mundo Sombrio", mas isso não aconteceu por "diversos motivos". Ela foi substituída por Malekith.

Malakith and Hela
Malakith and Hela

Marvel / Courtesy Everett Collection

Mais tarde, Hela apareceu como vilã em "Thor: Ragnarok".

Publicidade

13. Tom Hiddleston revelou que a morte de Loki em "Thor: O Mundo Sombrio" era para ter sido permanente. Ele disse: "Chris [Hemsworth] e eu interpretamos aquela cena de verdade", e era pra ser um final natural do arco de redenção do Loki, em que ele salvaria o seu irmão e Jane Foster, mas se sacrificaria no processo. No entanto, quando a cena de morte foi mostrada em audiências de teste, o público se recusou a aceitar que aquilo não era mais um truque do Loki. Então, a equipe criativa fez isso: no final do filme, Loki se senta no trono de Odin, disfarçado, um plot twist que Hiddleston disse que funcionou porque "nem ele sabia que era um plot twist!".

cena da morte de Loki. depois, ele sentado no trono de odin
cena da morte de Loki. depois, ele sentado no trono de odin

"- Vou contar para nosso pai o que você fez hoje.

- Eu não fiz isso por ele."

Marvel / youtube.comyoutube.com

14. "Capitão América 2: O Soldado Invernal" quase começou com um flashback de uma batalha "gigante" na Segunda Guerra Mundial, que teria terminado com "um momento significativo para o Capitão", mas a cena foi cortada cerca de dois meses antes do início das gravações.

Captain America and Nick Fury look at SHIELD's collection of fighter jets
Captain America and Nick Fury look at SHIELD's collection of fighter jets

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

Publicidade

15. Havia uma sequência planejada em "Soldado Invernal" que mostraria o Gavião Arqueiro perseguindo o Capitão América depois de ser informado de que é um fugitivo da S.H.I.E.L.D. No meio da luta, o Gavião Arqueiro revelaria ao Capitão que estava tentando ajudá-lo e que havia um rastreador na sua armadura. As cenas foram cortadas por causa de conflitos com a agenda de Jeremy Renner, e os diretores Anthony e Joe Russo acharam "uma pena".

Captain America blocks a punch from the Winter Soldier with his shield
Captain America blocks a punch from the Winter Soldier with his shield

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

16. O papel de Senhor das Estrelas foi oferecido a Joseph Gordon-Levitt, mas ele recusou o papel para poder participar de "Sin City 2 - A Dama Fatal". Eddie Redmayne e Glenn Howerton também foram considerados, mas Chris Pratt ficou com o papel.

Joseph Gordon Levitt and Chris Pratt as Star-Lord
Joseph Gordon Levitt and Chris Pratt as Star-Lord

Getty / Ferdaus Shamim / Marvel / Courtesy Everett Collection

Publicidade

17. Karen Gillan revelou que Nebulosa, sua personagem, devia ter morrido no primeiro filme dos "Guardiões da Galáxia". Mas ela sobreviveu, o que significa que Gillian poderá, nas suas próprias palavras, "explorar todas as coisas incríveis sobre o passado dela e sobre o relacionamento dela com Gamora".

Nebula from the first Guardians movie
Nebula from the first Guardians movie

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

18. Rocky Racum não apareceu nas primeiras versões do roteiro de "Guardiões da Galáxia", devido a preocupações de que ele seria muito "cartunesco". Mas Nicole Perlman, co-roteirista, queria incluí-lo no filme, então Feige, por fim, deixou Perlman manter Rocky, porque ele também adorava o personagem.

Rocket bearing his teeth while in prison
Rocket bearing his teeth while in prison

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

Publicidade

19. A Capitã Marvel apareceu num rascunho do roteiro de "Vingadores: Era de Ultron", mas Feige achou que "teria sido um desserviço à personagem" se ela aparecesse como uma super-heroína totalmente formada, mas sem história ou arco de personagem. Por fim, Whedon substituiu a entrada dramática da Capitã Marvel pela Feiticeira Escarlate, já que, segundo Feige, "ela ficou do lado deles e merece uma entrada legal".

Captain Marvel on a subway
Captain Marvel on a subway

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

A Capitã Marvel fez sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel em 2019 no filme homônimo.

20. Joss Whedon cortou um momento do Hulk que parecia incrível em "Vingadores: Era de Ultron", porque "apesar de muito engraçada", ele "não conseguia justificar a cena". Ele se deu conta de que aquilo estava atrapalhando a história na pós-produção, então a retirou. Ele não quis revelar do que se tratava o momento, já que falou que a Marvel poderia usar em algum filme futuro.

The Hulk in Age of Ultron
The Hulk in Age of Ultron

Walt Disney Co. /Courtesy Everett Collection

Publicidade

21. Mudando de assunto, Whedon queria desesperadamente que o pênis de Vision fosse visível. Paul Bettany contou que Feige e D’Esposito tentaram convencer Whedon a não fazer isso, mas ele insistiu em ver a arte criada com a genitália visível que os artistas da Marvel haviam feito pra ele com obediência. Ver as imagens finalizadas convenceu Whedon de que ele estava errado.

Paul Bettany as Vision
Paul Bettany as Vision

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

22. A princípio, o Homem de Ferro tinha uma participação breve que só demandaria "três semanas de trabalho "em "Capitão América: Guerra Civil". Mas Robert Downey Jr. queria "um papel mais substancial no enredo do filme", o que irritou Ike Perlmutter (dirigente da Marvel Entertainment). Perlmutter disse para os roteiristas retirarem o Homem de Ferro do roteiro por completo, mas as negociações entre os representantes de Feige e Downey Jr.'s continuaram, que resultou num acordo que deixou o ator feliz o suficiente para assinar o contrato (e a Marvel feliz o suficiente para colocá-lo de volta no roteiro).

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

Publicidade

23. Benedict Cumberbatch foi chamado para interpretar Doutor Estranho, mas recusou o papel por causa de compromissos pré-existentes: um espetáculo de "Hamlet" e a produção de "Sherlock". Tom Hardy, Ryan Gosling, Jared Leto e Joaquin Phoenix foram considerados, e Phoenix foi o que chegou mais perto, mas desistiu pelos requisitos e limitações envolvidos ao fazer um blockbuster de super-herói.

Dr. Strange in costume
Dr. Strange in costume

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

24. Matthew McConaughey recusou o papel de Ego em "Guardiões da Galáxia Vol. 2", porque decidiu que preferia estrelar em "A Torre Negra". McConaughey explicou: "Eu gosto de 'Guardiões da Galáxia', mas achei que parecia algo tipo 'o filme fez sucesso e agora tinha espaço para um personagem pitoresco para outro grande ator'. Me senti como um adendo". Ele preferiu a fantasia mais "realista" da adaptação da obra de Stephen King.

Matthew McConaughey and Kurt Russell as Ego
Matthew McConaughey and Kurt Russell as Ego

Getty / Rick Kern / Marvel / Courtesy Everett Collection

Kurt Russell foi escolhido para interpretar Ego no lugar dele.

Publicidade

25. James Gunn queria que David Bowie fizesse uma participação especial em "Guardiões da Galáxia Vol. 2", o que não aconteceu porque ele ficou doente.

David Bowie performing as Ziggy Stardust
David Bowie performing as Ziggy Stardust

Courtesy Everett Collection

26. Chris Pratt queria fazer uma piada como se o Senhor das Estrelas reconhecesse que Ego era Kurt Russell, mas James Gunn o impediu rapidinho.

Star Lord and Ego
Star Lord and Ego

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

Publicidade

27. O diretor e co-roteirista de "Homem-Aranha: De Volta ao Lar", Jon Watts, considerou que Nick Fury fosse o mentor de Peter Parker, em vez do Tony Stark, mas depois ele desistiu da ideia.

Nick Fury and Spider-Man together
Nick Fury and Spider-Man together

Columbia Pictures / Marvel Studios/ Courtesy Everett Collection

28. Taika Waititi imaginou um flashback da infância de Thor e Loki nos anos 1980 em "Thor: Ragnarok". Thor seria "um garoto gordinho de mullets que era provocado por outras crianças" e Loki seria "um emo gótico sozinho por aí", comparado ao Draco Malfoy. As cenas foram cortadas porque pareciam "sem sentido" no desenvolvimento do resto da história. Além disso, o filme mostrava o momento em que Thor conheceu Valkyrie, o que teria estragado outros aspectos do enredo.

Thor and Loki in Thor: Ragnarok
Thor and Loki in Thor: Ragnarok

Marvel /Courtesy Everett Collection

Publicidade

29. O produtor executivo de "Pantera Negra" tentou salvar T'Challa do estalo de dedos do Thanos. Ele "particularmente precisava que [os irmãos Russo] reconsiderassem" a morte do rei de Wakanda, mas, por fim, foi convencido de que "a história fazia sentido assim".

T'Challa diz "Este não é um lugar para morrer" e vira pó
T'Challa diz "Este não é um lugar para morrer" e vira pó

"Este não é um lugar para morrer."

Marvel / youtube.com

30. Stephen McFeely, co-roteirista de "Vingadores: Guerra Infinita" e "Vingadores: Ultimato" (além de muitos outros filmes da Marvel), revelou que foi considerado adiar o estalo de dedos até o fim do primeiro ato de "Ultimato". No final das contas, foi decidido que "a coisa mais chocante que poderiam fazer" seria finalizar a franquia com um grande gancho, então, em vez disso, Thanos dizimou metade do universo no final de "Guerra Infinita".

Thanos with the gauntlet
Thanos with the gauntlet

Walt Disney Co. / Courtesy Everett Collection

Publicidade

31. E, por último: Existe uma versão do roteiro de "Ultimato" em que o Gavião Arqueiro sacrificou a própria vida em Vormir para ganhar as Joias do Infinito. McFeely lembrou que a produtora de efeitos especiais Jen Underdahl leu a cena da morte do Gavião Arqueiro e falou: "Não tire isso da Viúva Negra". O co-roteirista Christopher Markus disse que se ele não se reunisse com sua família seria "melodramático", mas a morte dela seria "correta e justa".

Viúva Negra morre depois de soltar o Gavião Arqueiro
Viúva Negra morre depois de soltar o Gavião Arqueiro

"- Me solta!

- Não! Por favor, não."

Marvel / youtube.com

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também