Saber costurar pode ser libertador - saiba por quê

Você economizará dinheiro, contribuirá para a preservação do planeta e aprenderá algo novo.

Costurar é uma coisa que todo ser humano deveria saber fazer, e é muito mais fácil do que você pensa. Não estou falando de um alto nível de costura: não espero que todos saibam fazer uma camisa do zero, mas, sério — poder consertar o próprio zíper ou pregar um botão é libertador!

Para ser honesta, não sou a melhor costureira. Aprendi a costurar vendo minha mãe e depois implorei por uma máquina de costura no meu aniversário de 14 anos. E adorei costurar. A atividade me permitia meditar com meus próprios pensamentos e me concentrar em algo criativo. Confesso: nunca fiz nenhuma peça maravilhosa do zero, mas esse não é o ponto. O ponto é ter um kit de costura que você saiba usar.

Imagine as pequenas emergências que podem ser facilmente resolvidas se você tiver apenas um kit de costura à mão. Quando saí de férias, por exemplo, o elástico do meu biquíni saiu e ficou para fora. Adivinha quem estava lá para me salvar? O meu humilde kit de costura, que comprei por menos de dez reais. Meu doce e lindo kit de costura e a minha habilidade básica de costura fizeram com que eu deixasse de ser uma pessoa que não usaria mais biquíni pelo resto das férias.

Mesmo em situações mais comuns, costurar é crucial porque, na verdade, faz você economizar dinheiro. Fazer a bainha das sua própria calça não leva muito tempo e é relativamente fácil – e você não precisará pagar alguém para fazer isso. Além disso, você não tem que sair da sua casa para consertá-la, um privilégio e tanto se você também sofre de preguiça, assim como eu.

Costurar fará você economizar de formas que nem esperava. Você pode comprar roupas levemente maiores porque sabe que pode fazê-las ficarem bem em você. Se seu corpo mudar de tamanho, você poderá ajustar suas roupas, em vez de se desfazer delas. Não termina aí: você verá como zíperes quebrados podem ser substituídos, como o forro pode ser refeito, como bolsas rasgadas podem ser consertadas, e, é claro, pode começar a cobrar seus amigos para consertar as roupas deles para uma graninha extra.

Se isso ainda não for motivo suficiente, que tal costurar para ajudar o planeta? Em vez de jogar fora suas roupas, você pode aprender como consertá-las. Parece difícil, mas na verdade não é, já que existe o mundo dos tutoriais do YouTube.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, os aterros receberam 10,5 milhões de toneladas de têxteis em 2015. Você verá que suas roupas durarão muito mais tempo quando aprender a mantê-las. Consertar o forro e substituir os elásticos significará roupas com vida útil maior, ou seja, você diminuirá sua produção de lixo.

Entendo que nem todo mundo tem tempo, energia ou habilidade para costurar suas próprias roupas, mas da próxima vez que um botão cair do seu blazer favorito ou você precisar fazer a bainha da sua calça, por favor, considere comprar uma agulha e uma linha. Você economizará dinheiro, contribuirá para a preservação do planeta e se distrairá um pouco enquanto aprende algo novo.

Publicidade

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também