Ryan Lochte perde patrocínio da Speedo e da Ralph Lauren após incidente no Rio

"Embora tenhamos usufruído de uma parceria vitoriosa com Ryan por mais de uma década, não podemos perdoar um comportamento que vai contra os valores que esta marca defende", disse a Speedo em comunicado enviado ao BuzzFeed News.

A Speedo e a Ralph Lauren anunciaram, nesta segunda (22), que cancelaram seu patrocínio a Ryan Lochte após o nadador ter se envolvido em uma confusão durante os Jogos do Rio de Janeiro. A Speedo disse que pretende doar parte dos honorários do atleta para crianças no Brasil.

David Ramos / Getty Images

Em um comunicado enviado ao BuzzFeed News, a Speedo disse que, apesar da "parceria vitoriosa" que manteve com Ryan "por mais de uma década", a marca não pode "perdoar um comportamento" que vai contra seus valores.

Já a Ralph Lauren disse que seu acordo com Lochte só valia para os Jogos do Rio de 2016 e que "não renovará o contrato". A empresa não apresentou justificativas para a decisão.

Na semana passada, Lochte e outros três nadadores olímpicos norte-americanos ficaram bêbados em uma festa no Rio, supostamente destruíram um banheiro de um posto de gasolina e se envolveram em uma briga com os seguranças do local. No dia seguinte, Lochte disse à sua mãe, e mais tarde à imprensa, que ele e seus colegas tinham sido rendidos à mão armada e assaltados.

A polícia do Rio investigou o incidente e desmentiu as alegações de Lochte. Depois que a Polícia Civil indiciou Lochte e o atleta Jimmy Feigen por falsa comunicação de crime, Lochte pediu desculpas por seu "comportamento imaturo". Mais tarde, no entanto, em entrevista à NBC, o nadador se recusou a desmentir a versão de que ele e seus amigos haviam sido assaltados.

"As pessoas podem ver de muitas formas diferentes", disse Lochte. "Eu estava embriagado, então não sei. Tudo o que sei é que havia uma arma apontada para nós e tivemos que dar dinheiro."

Feigen fez um acordo judicial em que pagou R$ 35 mil de multa e pode deixar o país. Não haverá consequências judiciais para ele, pois o delegado não vai representar ao Ministério Público para que Feigen seja punido pelo delito, que tem pena prevista de 1 a 6 meses de detenção ou pagamento de multa.

Já Lochte deixou o país antes de ser indiciado. A Polícia Civil não informou se vai pedir para que o caso contra ele seja levado adiante na Justiça.

Publicidade

Leia o comunicado completo da Speedo:

A Speedo EUA anuncia hoje a decisão de encerrar o patrocínio de Ryan Lochte. Como parte dessa decisão, a Speedo EUA doará 50 mil dólares dos honorários de Lochte à Save The Children, instituição global de caridade parceira da Speedo EUA, para crianças do Brasil.

Embora tenhamos usufruído de uma parceria vitoriosa com Ryan por mais de uma década e ele tenha sido um membro importante do time Speedo, nós não podemos perdoar um comportamento que vai contra os valores que esta marca defende há tanto tempo.

Agradecemos as inúmeras conquistas de Lochte e esperamos que ele siga adiante e aprenda com essa experiência.

Veja também