Reunimos um livro para cada letra da sigla LGBTQIAPN+

Você sabia que o ator Elliot Page acaba de lançar um livro de memórias?

Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, reunimos uma lista com um livro sobre cada letra da sigla para você ler, se divertir, se emocionar e se informar. E tem até lançamento! O ator Elliot Page acaba de lançar um livro de memórias! E um dos quadrinhos mais proibidos nos Estados Unidos, sobre ser queer, também acaba de ganhar a sua tradução para o português!

Tenor

Vamos conferir? Você pode comprar os livros clicando nos títulos.

Lésbicas - "O Essencial de Perigosas Sapatas", de Alison Bechdel:

Reprodução

Sinopse: Narrada como uma novela ilustrada, a história se passa em tempo real: as personagens se conhecem, se apaixonam, atam e desatam relacionamentos, trocam de empregos, envelhecem, e suas vidas ao longo de vinte anos refletem as mudanças sociais, culturais e políticas dos Estados Unidos. "Perigosas Sapatas" acompanha esse grupo de acadêmicas, assistentes sociais, livreiras, ativistas políticas e artistas.

Publicidade

Gays - "Guardei no Armário", de Samuel Gomes:

Reprodução

Sinopse: Samuel Gomes teve uma infância parecida com a de vários outros meninos nascidos na periferia das grandes cidades brasileiras: dividia o quintal de sua casa com muitos parentes, estudava em uma escola do bairro e via seus pais batalharem para dar um futuro melhor a ele e à sua irmã. Porém, logo começou a perceber que era diferente daqueles que o cercavam: ele sentia atração por outros meninos. Assim, o medo de ser quem é foi um fio condutor do seu amadurecimento, ainda mais por ser negro e fazer parte de uma família extremamente evangélica. Além das várias situações de racismo e discriminação que teve que enfrentar, tinha a Igreja, que não era apenas um lugar que frequentava aos domingos com sua família, mas sim uma instância onipresente em sua vida, que ditava seu modo de vestir, de se comportar, de pensar e de viver.

Bissexuais - "Clichês em Rosa, Roxo e Azul", de Maria Freitas:

Reprodução

Sinopse: Personagens cis e trans, binários e não-binários, vivendo suas vidas, se apaixonando pelo vizinho, ajudando o avô com as compras, descobrindo novos super poderes; trisais, casais, solteires; músicos, estudantes, alienígenas. Tudo isso reunido em uma série de 12 contos com protagonistas bissexuais.

Publicidade

Trans - "Pageboy", de Elliot Page (Lançamento!):

Reprodução

Sinopse: Repleto de detalhes de bastidores do cinema e de questionamentos íntimos sobre sexo, amor, traumas e Hollywood, "Pageboy" é a história de uma vida que chegou ao limite. Em essência, uma narrativa emocionante sobre a trajetória sinuosa de uma pessoa queer e trans que lutou para se desvencilhar das expectativas dos outros. Contada de forma visceral, em que o leitor quase ouve a voz de Elliot, é uma celebração ao ato de assumir quem realmente somos com rebeldia, força e alegria.

Travesti - "Eu, Travesti", de Luísa Marilac e Nana Queiroz:

Reprodução

Sinopse: Em "Eu, travesti", Luísa Marilac relata episódios cômicos e trágicos, relações polêmicas e encontros que mudaram sua vida. Alçou-se à fama depois que viralizou no YouTube um vídeo seu com o bordão “E disseram que eu estava na pior”, mas logo descobriria que a celebridade instantânea não traz apenas coisas boas.

Publicidade

Queer - "Gênero Queer: Memórias" (Lançamento!), de Maia Kobabe

Reprodução

Sinopse: O livro percorre cada etapa da jornada da vida de Maia como uma pessoa queer. É uma graphic novel com uma profusão de saborosas referências pop e nerds. Desde sua publicação original, em 2020, "Gênero Queer" abriu cabeças, se tornou best-seller ― as diferentes edições já lançadas superam os 100 mil exemplares vendidos ― e foi premiado. Mas também despertou a ira dos moralistas: em 2021 e 2022, foi o título mais ameaçado por movimentos de banimento de livros em bibliotecas nos Estados Unidos.

Intersexo - "O Menino de Ouro", de Abigail Tarttelin:

Reprodução

Sinopse: A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max. Melhor aluno da escola, capitão do time de futebol, atlético, simpático, sucesso entre as garotas: Max, o primogênito, é o menino de ouro. Ninguém poderia dizer que sua vida não é perfeitamente normal. Ninguém poderia dizer que Max esconde um segredo. Ele é diferente, especial. Max é intersexual: nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. Ou nenhum dos dois.

Publicidade

Assexual - "Sem Amor", de Alice Oseman:

Reprodução

Sinopse: Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém, nunca nem teve um crush. Mas, como uma eterna romântica obcecada por fanfics, ela tem certeza de que vai encontrar sua pessoa um dia. É isso que uma sociedade obcecada por paixão e sexo lhe ensinou. Quando começa a universidade com seus melhores amigos, Georgia acaba em uma comédia de erros digna de Shakespeare e começa a questionar como o amor pode parecer tão fácil para outras pessoas, mas tão impossível para ela. É aí que um novo amigo lhe apresenta alguns termos e conceitos – assexualidade, arromanticidade – dos quais ela nunca ouviu falar, mas que parecem representá-la como Georgia jamais imaginou.

Pansexualidade - "Natan & Lino", de Henri B Neto.

Reprodução

Sinopse: Quando Lino aceitou passar a noite de Natal na casa de sua amiga Nádia, ele acreditou que esta seria uma ótima maneira de curtir o seu feriado favorito do ano sem ter que lidar com as coisas que complicam a sua vida ultimamente. Entretanto, o que era para ser uma simples Ceia na noite de 24 de dezembro acaba se tornando uma receita para o desastre.

Publicidade

Não-binariedade - "Ela, videogames e muito sobre nós", de Koda Gabriel

Reprodução

Sinopse: Com muita representatividade LGBT+, "Ela, videogames e muito sobre nós" conta a história de Ariel, uma pessoa não-binária que acabou de sair do armário para todos do seu colégio. Ariel conhece Cristina, uma menina trans super divertida e de bem com a vida, e aprendem mais sobre si mesmos e sobre o mundo, porque todo mundo merece um romance pra chamar de seu.

Veja também