Respondemos a 21 perguntas que você sempre quis fazer sobre sua menstruação

Procuramos uma ginecologista para tirar todas as suas dúvidas.

Perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community quais dúvidas elas tinham sobre sua menstruação e que nunca tiveram coragem de perguntar.

Então, levamos essas perguntas à ginecologista Mary Jane Minkin, professora de obstetrícia, ginecologia e ciências da reprodução na Escola de Medicina de Yale (EUA).

Abaixo, o que ela respondeu:

1. Por que o sangue fica mais escuro no fim da menstruação? —vitoriafirmino

Kotex

"Essa é uma boa pergunta! Uma parte do sangue mais escuro que sai na menstruação é aquele sangue que já estava há mais tempo dentro do útero, sangue velho. Mas não se preocupe, porque isso é perfeitamente comum e saudável."

Publicidade

2. Por que meus hábitos intestinais mudam durante a minha menstruação? —caitlinef

MTV

"Tenho que fazer cocô"

"Eu tenho uma resposta científica para isso. O útero produz substâncias chamadas prostaglandinas durante a menstruação. Essas substâncias são as responsáveis pelas cólicas menstruais. Elas agem sobre os músculos do útero [para que ele se contraia para eliminar o endométrio], mas também do intestino, fazendo com que ele se contraia e, potencialmente, altere o seu ritmo intestinal. Algumas mulheres são mais sensíveis às prostaglandinas e ficam nauseadas. Algumas mulheres ainda sofrem com os três sintomas: diarreia, náusea e cólicas. O que pode ajudar com os efeitos das prostaglandinas são os anti-inflamatórios não-esteroides (à base de ibuprofeno, naxopreno etc), já que eles bloqueiam a produção de prostaglandinas. Se você sofre com muita cólica, experimente tomar um desses anti-inflamatórios depois de consultar com seu médico."

3. Por que eu fico tão emotiva quando estou menstruada? —karlijns2

FOX

"Não existe uma resposta científica para isso, mas existe algo chamado TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual) que é uma TPM 'ruim'. Os médicos têm critérios precisos para diagnosticar isso e você deve procurar um. Basicamente, esse distúrbio é um conjunto de sintomas como ansiedade, desejo incontrolável de comer certas coisas, inchaço, desconforto e dor nos seios. Esses sintomas costumam piorar pouco antes do início da menstruação."

Publicidade

4. Quando eu uso o copinho menstrual e deito, o sangue volta para o útero? —franciew2

Matiasenelmundo / Getty Images

"A resposta é não, o sangue não volta para o útero. Ele permanece no copinho."

5. É verdade que, se você nunca menstruar, você não pode engravidar? —catfarmer

CW

"É difícil imaginar alguém com útero que nunca menstruou. Por exemplo, se alguma garota chega aos 17 anos sem ter uma menstruação sequer, devemos examiná-la para saber o que está acontecendo. Há pessoas com certas anomalias genéticas que podem levá-las a nunca menstruarem. Essas mulheres não podem engravidar."

Publicidade

6. Quando eu era adolescente, ouvi que, se você deixasse o absorvente interno por mais de quatro horas, corria o risco de sofrer da síndrome do choque tóxico. No entanto, a maioria das garotas que eu conheço dorme com um absorvente interno. Isso não é ruim e perigoso? —jmac1973

Comedy Central

"Deve bastar para essa semana!"

"Eu diria que quatro horas é um pouco de exagero. Não tem problema se você deixar por até 12 horas. No entanto, nós encorajamos as mulheres a trocarem o absorvente interno mais vezes por dia por questões de higiene."

7. Quais efeitos colaterais podem surgir se eu tomar uma cartela de anticoncepcional atrás da outra (pulando a semana dos placebos)? —kmmayy

"É perfeitamente seguro fazer isso. O que costuma acontecer é surgirem manchas na pele, pouco antes do fim da segunda cartela. Mas isso não causa nenhum risco à saúde."

Publicidade

8. Fazer sexo pode atrapalhar seu ciclo? —ceararenee321

Universal Pictures

"Isso é muito improvável de acontecer."

9. É seguro usar o coletor menstrual se eu uso DIU? —danielaviera04

Galitskaya / Getty Images, Anastasiia_m / Getty Images

"Até onde eu sei, não existe nenhum problema nisso. Os fios do DIU saem do cérvix, então não puxe-os com força ao colocar o copo. Seja cuidadosa e você ficará bem."

Publicidade

10. Por que é que às vezes eu não menstruo, mas ainda assim tenho sintomas como cólicas, inchaço e instabilidade emocional, mesmo usando um anticoncepcional como o DIU? —missjulie19892

"Você provavelmente está falando do Mirena. Os sintomas são causados pela ovulação, mas as progestinas do DIU reduzem o acúmulo de sangue nas paredes do útero. Não tem sangue para descer, mas o seu ovário ainda produz todos os hormônios, por isso surgem esses sintomas."

11. É normal aparecer grandes coágulos gelatinosos no sangue da menstuação? —a4c28fa055

Denniro / Getty Images

"Acontece com muitas mulheres, talvez com a maioria delas, portanto não deve ser um problema. Mas se acontece com muita frequência e se você estiver sangrando demais, consulte um ginecologista."

Publicidade

12. É normal os seios ficarem muito doloridos durante a menstruação? Os meus ficam muito doloridos e eu não sei se isso é normal ou não. —doglover23

Mheim3011 / Getty Images

"É muito comum ser acometida de displasia mamária. Um dos fatores que contribuem para isso é a cafeína. Experimente diminuir a cafeína e deve ajudar. Uma coisa que eu recomendo para minhas pacientes é: vitamina B6 (100-200mg por dia), vitamina E (200mg) e óleo de prímula (2 cápsulas; 500mg) por dia. Cerca de 60-70% das minhas pacientes melhoram ao seguirem essa receita."

13. O que causa a dor nas costas? —drbagels123

Bravo

"A situação toda é horrível."

"Aqui temos algumas possibilidades. As prostaglandinas podem causar dor no corpo inteiro e você pode usar os anti-inflamatórios para aliviar a dor. Outro motivo pode ser congestão pélvica, que também pode causar dor nas costas. A terceira possibilidade é que a causa seja uma endometriose. Se você estiver sentindo muita dor, vale a pena consultar um ginecologista."

Publicidade

14. É normal os lábios [vaginais] doerem durante a menstruação? —kathrynw499763d38

Anetlanda / Getty Images

"Para algumas mulheres isso é normal. Isso acontece porque seus músculos pélvicos estão cheios de sangue (síndrome de congestão pélvica), e você acaba sentindo nos seus lábios."

15. Quanto tempo leva para minha menstruação voltar após o parto? —l4a2f7441e

WB

"A amamentação tende a atrasar o restabelecimento da menstruação. Algumas mulheres só voltam a menstruar cerca de seis meses depois do parto, se estiverem amamentando, mas isso é difícil de prever. Isso varia de mulher para mulher. Consulte seu ginecologista se ela não voltou depois de seis meses e você não estiver amamentando.

E uma informação extra: Se você voltar a fazer sexo logo após ter um bebê, você estará muito mais fértil devido à gravidez — mesmo que tenha tido dificuldades para engravidar da primeira vez."

Publicidade

16. O que as diferentes cores do sangue menstrual significam? (Vermelho escuro, vermelho sangue, vermelho claro, rosa avermelhado). A cor tem a ver com os níveis hormonais? —peopleoftheuniverse7012

Getty Images

"A cor do sangue pode refletir o tempo que o sangue ficou no útero. Ela não tem a ver com os níveis hormonais."

17. Por que a menstruação tem um cheiro esquisito? —joyw407b53e12

VH1

"Sangue velho tem mesmo um cheiro esquisito. A vagina normalmente é ácida. E você tem que ter uma vagina ácida! Mas o pH do sangue é básico. A acidez da vagina diminui quando você está menstruada. Isso pode facilitar a proliferação de certos tipos de bactérias."

Publicidade

18. Recentemente tenho sofrido enxaquecas no início de cada ciclo. Elas conseguem ser piores do que as cólicas. Isso é o que acontece quando a gente fica mais velha, ou não é normal? —emmag48a366955

Toei Company

"Isso não é incomum. Algumas mulheres reclamam disso quando vão ficando mais velhas. Há diversos tipos de enxaqueca. Algumas estão relacionadas a mudanças hormonais, enquanto outras não. Enxaquecas no início do período menstrual ocorrem devido à queda do nível de estrogênio. Quando sua menstruação começa, seu nível de estrogênio está baixo, e isso pode causar enxaqueca. Eu costumo tratar minhas pacientes com um pouco de estrogênio. E algumas também reclamam de dor de cabeça quando param de tomar a pílula."

19. Por que a gente fica com desejos esquisitos quando estamos na menstruação? —caitlynm4782d8d27

"Eu não tenho uma resposta científica para essa pergunta. Isso costuma vir acompanhado de outros sintomas de TPM/TDPM. Desejo de comer algo acontece. Se você estiver alimentando seu desejo por coisas doces demais ou salgadas demais, no entanto, pode se sentir ainda pior. Não esqueça de comer carboidratos complexos!"

Publicidade

20. Preciso ficar preocupada se meu fluxo subitamente ficar irregular e mais intenso? —nicegirlz202

Bravo

"Não diria que você deve ficar preocupada, mas, por algum motivo, você também não deve estar ovulando. O melhor a fazer é consultar seu ginecologista. O estresse pode afetar sua ovulação. Mudanças hormonais ou na sua rotina de exercícios também podem contribuir para que você tenha fluxos irregulares e mais intensos."

21. Menstruar poucas vezes por ano é sintoma de alguma doença? Fora a frequência, minha menstruação é normal. —kadamony

Ru_foto / Getty Images

"Eu diria que provavelmente não, mas é melhor consultar seu ginecologista."

Publicidade

Se você tem alguma dúvida específica ou alguma preocupação quanto à sua menstruação, não tenha medo de perguntar à sua ginecologista! Uma comunicação aberta só irá te ajudar a obter as respostas de que você precisa.

Veja também:

27 segredos que as ginecologistas gostariam que você soubesse

16 hábitos que deixam sua vagina triste e que você deveria parar de fazer o quanto antes

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também