Ceará agora permite registro de B.O. com nome social e identidade de gênero

Isso pode evitar coisas como "homem vestido com roupa de mulher" nos documentos oficiais.

Flavio Coelho/Getty Images

Nesta semana, o estado do Ceará passou a permitir que pessoas trans registrem boletins de ocorrência usando o nome social e suas identidades de gênero para além de homem e mulher, segundo reportagem do UOL.

Em 2020, o estado foi o segundo mais letal para trans e travestis, de acordo com o dossiê anual publicado pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Foram 22 vítimas assassinadas. Em São Paulo, estado com maior número de casos, foram 29.

Para comparação, vale dizer que em São Paulo é possível registrar um B.O. com nome social desde 2015.

Publicidade

No Brasil, não existem dados oficiais sobre crimes praticados contra a população LGBTI+. Assim como tantas outras atribuições que deveriam partir do Estado, a coleta desses dados acaba recaindo sobre instituições que trabalham de maneira independente, como é o caso da Antra.

Publicidade

"Homossexual assassinado com roupas femininas"

Uma das dificuldades para juntar informações sobre assassinatos de pessoas trans e travestis no país é exatamente a ausência de campos ou informações sobre nome social e identidade de gênero das vítimas no registro das ocorrências, informa o dossiê.

E isso faz aumentar ainda mais a dificuldade na busca desses dados, além de invisibilizar a motivação do caso e aumentar a subnotificação – ou seja, quando os números divulgados oficialmente não refletem a realidade.

"São comuns casos em que diversos canais vêm reportando assassinatos de travestis como se fossem 'homens vestidos de mulher' ou, ainda, ‘'homossexual assassinado com roupas femininas'", de acordo com o dossiê.

Em nota, o governo do estado do Ceará explicou que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) mantém uma comissão multidisciplinar para acompanhar casos envolvendo vítimas de LGBTfobia, além de investir na formação contínua dos profissionais das forças de segurança.

Publicidade

Veja mais:

20 influencers trans pra você seguir nas redes sociais

Um advogado entrou na justiça para remover faixa de pedestres pintada com as cores da bandeira LGBTI+

Travesti ou mulher trans: outra vez essa história?


Veja também