Márcia Fu: da Seleção Brasileira de Vôlei aos memes, conheça a história da participante sensação de "A Fazenda"

Ela é o momento!

Dona dos melhores momentos de "A Fazenda 15", Márcia Fu já marcou a edição como a participação mais icônica deste ano na disputa por R$ 1,5 milhão.

Publicidade

Como ela não é só isso, gostaríamos de te contar um pouco da história da mulher por trás de tantos momentos icônicos!

Mineira de Juíz de Fora, Márcia Regina Cunha nasceu em 26 de julho de 1969. Aos 12 anos, iniciou o que seria uma carreira de sucesso como jogadora de vôlei.

Reprodução/BCN/Osasco

Sua estreia foi no Sport Club Juiz de Fora. Ao longo dos anos, ela jogou no Minas Tênis Clube, Sadia E.C., Rio Forte, L'acqua di Fiori/Minas, BCN/Guarujá, Pinheiros, BCN/Osasco, Sportville, Vakifbank Ankara (Turquia) e Vasco da Gama.

Publicidade

Seu bom desempenho no Sadia E.C. lhe rendeu a primeira convocação para a a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, para disputar o Campeonato Mundial Sub-20.

Reprodução/Facebook

Márcia Fu vestiu o uniforme da Seleção Brasileira por duas décadas. Nesse período, foi medalhista em Grand Prix, Copa do Mundo, Campeonato Mundial e participou de três Jogos Olímpicos: Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996.

Márcia fez parte da equipe que fez história no vôlei ao conquistar a primeira medalha olímpica para o Brasil. Após vencer a Rússia, o time ficou com o bronze na Olimpíada de Atlanta.

Reprodução/Instagram

No site do Comitê Olímpico do Brasil, a atleta é descrita como "uma jogadora versátil", "eficiente em quase todos os fundamentos e vibrante em quadra".

Publicidade

Márcia Fu parou de jogar pela seleção em 1996, logo após a conquista da medalha olímpica. Ela chegou a se arriscar no hipismo, mas sem sucesso. A atleta se aposentou em 2001, aos 33 anos.

Reprodução

Durante a carreira como atleta, foi indicada 10 vezes como melhor jogadora de vôlei do mundo.

Na vida pessoal, Márcia superou um câncer de bexiga, casou-se três vezes e teve um filho, atualmente com 11 anos. Após o primeiro divórcio, a jogadora ficou com apenas 20% de seu patrimônio, enquanto o ex-marido ficou com 80%, incluindo casa e carro, segundo o Metrópoles.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Antes de entrar na 15ª edição de "A Fazenda", Márcia Fu também se envolveu na política.

Reprodução

Entre 2007 e 2013, foi secretária de Esportes da Prefeitura de Juiz de Fora.

Em 2022, filiou-se ao União Brasil e lançou-se candidata a deputada estadual por Minas Gerais. Recebeu 2.218 votos, não sendo eleita.

Veja também