Quase metade dos homens pode ter HPV genital

Existem vários tipos de HPV, ou papilomavírus humano. Alguns podem causar verrugas genitais e outros que podem levar ao câncer. A boa notícia: existe vacina.

Em um novo estudo aterrorizante, pesquisadores descobriram que quase metade dos homens adultos nos EUA têm infecções genitais por HPV.

CBS

A pesquisa publicada no "JAMA Oncology" foi o primeiro estudo de infecções genitais por HPV em homens americanos adultos com base populacional.

Eles analisaram uma amostra nacionalmente representativa de 1.868 homens, entre 18 e 59 anos, como parte da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, que é realizada pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde do CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

Os homens foram testados com relação a infecções genitais por HPV em centros de exames móveis entre 2013 e 2014, coletando material por conta própria com cotonetes no pênis.

Em geral, 45,2% dos homens tinham infecção genital por HPV e 25,1% tinham pelo menos um subtipo de HPV de alto risco (os tipos que potencialmente poderiam levar ao câncer).

Dr_microbe / Getty Images

Existem vários tipos de HPV, ou papilomavírus humano. Alguns podem causar verrugas genitais e outros que podem levar ao câncer. Pesquisas sugerem que as infecções por HPV em homens normalmente duram entre 6 e 18 meses. Mas algumas podem persistir e levar a certos tipos de câncer.

Uma boa notícia: existe uma vacina contra o HPV. No Brasil, ela passou a ser oferecida no SUS também para meninos neste ano.

Publicidade

Infelizmente, entre todos os homens do estudo, apenas 10,7% deles já tinham sido vacinados.

FOX

O HPV, na verdade, foi menos comum em homens mais jovens, provavelmente porque eles e/ou seus parceiros(as) foram vacinados.

A menor prevalência de infecção por HPV foi em homens entre 18 e 22 anos, com 28,9%. Essa faixa etária também foi a que tinha mais chance de ter sido vacinada.

Curiosamente, a taxa de HPV subiu em homens mais velhos: 46,5% dos entre 23 e 27 anos estavam infectados, e as taxas de infecção permaneceram elevadas em homens mais velhos. Isso é o oposto do que vemos nas mulheres, onde o HPV é menos comum conforme a idade avança.

Publicidade

Então, o que isso significa?

LOGO

Bem, se você tem um parceiro homem, é melhor supor que ele ~pode~ ter HPV. Se você ainda não foi vacinado(a), vá em frente e se vacine. E, se você for mulher, certifique-se de que está com seus exames de papanicolau em dia.

Han diz que ainda são necessárias mais pesquisas para determinar por que as infecções genitais por HPV são tão comuns nos homens — especialmente nos homens mais velhos — e o que isso significa em relação aos exames de câncer em homens. Poderia ser porque a resposta de anticorpos ao HPV nos corpos das mulheres é maior do que nos corpos dos homens, diz Han, o que pode significar infecções por HPV mais persistentes nos homens.

No Brasil, o SUS passou oferecer a vacinação contra o HPV para meninos neste ano. Confira aqui.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também