9 programas exibidos pela TV Cultura que deixaram muita saudade

Só as crianças corajosas assistiam 'Contos de Fadas'.

Era setembro de 1991 quando o programa "Glub Glub" foi ao ar pela primeira vez na TV Cultura. Como era bom ser inocente e ver dois peixes conversando no fundo do mar, né?

TV Cultura

Aproveitamos esse aniversário de 30 anos para relembrar outras joias preciosas que a TV Cultura já exibiu. Dá uma olhada na nossa lista e vem sentir saudade junto.

TV Cultura

Publicidade

1. 'Castelo Rá-Tim-Bum'

TV Cultura

O programa nos ensinou de tudo um pouco. Aprendemos sobre especulação imobiliária com o Dr. Abobrinha, entendemos a relevância da ciência com Tíbio e Perônio, a importância do jornalismo contra as fake news com a Penélope e o respeito ao folclore brasileiro com a Caipora. 'Castelo Rá-Tim-Bum' FEZ T-U-D-O.

2. 'Anos Incríveis'

Divulgação

A gente sentiu MUITA vontade de ter vivido na década de 1970 e também torceu muito pelo romance adolescente entre Kevin Arnold e Winnie Cooper.

Alguém lembra daquela fanfic dizendo que o ator que interpretava o Paul era o Marilyn Manson?

Publicidade

3. 'Rá-Tim-Bum'

TV Cultura

O programa tinha direção do Fernando Meirelles e veio antes do 'Castelo'. Enigma da Esfinge, Viu como se Faz?, Professor Tibúrcio, Dr. Barbatana e as Sereias da Água Doce, o Mundo de Nina, Máscara, o detetive. Eram muitos quadros maravilhosos, educativos, lúdicos e sensíveis.

4. 'Confissões de Adolescente'

TV Cultura

A série contava a história de quatro irmãs incríveis filhas de um pai viúvo. Primeira menstruação, primeiro beijo, primeiro namorado, primeiro emprego. Era lindo demais assistir esse mundinho teenager cheio de descobertas. A personagem da Deborah Secco era toda tomboyzinha e já quebrava tabus, do jeito que a gente gosta.

Publicidade

5. 'Mundo da Lua'

TV Cultura

"Alô, alô. Planeta Terra chamando." Lucas Silva e Silva fez muito pela nossa infância. Quem não gostava de ver as aventuras que ele vivia dentro do próprio quarto não foi uma criança feliz.

6. 'Contos de Fadas'

TV Cultura

Linda, sinistra, maravilhosa e assustadora série criada pela atriz norte-americana Shelley Duvall (de 'O Iluminado') e exibida no Brasil pela TV Cultura. Alguns episódios tiveram a direção de nomes como Tim Burton e Francis Ford Coppola.

Se você sentia medo, mas mesmo assim assistia, parabéns, você foi uma criança corajosa.

Publicidade

7. 'X-Tudo'

TV Cultura

Que coisa mais linda ser criança e já aprender sobre as boas práticas do jornalismo, né, gente? A gente também aprendia a preparar algumas receitas e ouvia as histórias maravilhosas da Sherazade. E essa mini Fernanda Souza no elenco? Muito fofinha.

8. 'O Mundo de Beakman'

Divulgação

O cientista Beakman, tão sinistro quantos seus assistentes (um deles vestido de rato), nos mostrava diariamente que acreditar na ciência era muito legal. Bem diferente do Brasil de Bolsonaro, né, amigos.

Publicidade

9. 'Glub Glub'

TV Cultura

Nada mais maluco e gostoso do que ver dois peixes conversando no fundo do mar: a Glub e o Glub. Eles contavam histórias sobre outros animais e assistiam desenhos em uma TV. A vida era boa e a gente nem sabia.

Veja também