Eleições 2022: Com 12 nomes na disputa pela Presidência, prazo para realização das convenções partidárias termina hoje

Campanha começa oficialmente em 16 de agosto.

Termina nesta sexta-feira (5), o prazo para as legendas realizarem as convenções partidárias, eventos que definem os candidatos que vão concorrer nas eleições deste ano.

Com isso, os partidos têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir do dia seguinte, a campanha eleitoral começa para valer.

Publicidade

Até a manhã de hoje, 12 nomes apresentaram candidatura à Presidência da República.

Rodrigo Paiva e Buda Mendes/ via Getty Images



A menos de dois meses para o primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT) aparece em todas as pesquisas isolado na liderança da corrida eleitoral, seguido de longe pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Quatro partidos já fizeram o pedido de registro da chapa ao TSE. São eles: Felipe D’Ávila e Tiago Mitraud, do Partido Novo; Léo Péricles e Samara Martins, do Unidade Popular; Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra, do Pros; e Sofia Manzano e Antonio Alves, do PCB.

Reprodução/TSE

Outras nove candidaturas já foram confirmadas, mas ainda não fizeram o pedido de registro à corte eleitoral.

São elas: Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), o presidente Jair Bolsonaro (PL), do PL e o general Braga Neto (PL);  Ciro Gomes (PDT) e Ana Paula Matos (PDT); Vera Lúcia (PSTU) e tem Kunã Yporã (PSTU); Simone Tebet (MDB) e Mara Gabrilli (PSDB); Roberto Jefferson (PTB) e Padre Kelmon Luís da Silva Souza (PTB); e Soraya Thronicke e Marcos Cintra (União Brasil).

Publicidade

Apenas José Maria Eymael (Democracia Cristã) ainda não divulgou o nome de seu vice. Ele tem até hoje para fazer o anúncio.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicidade

Veja também