Por unanimidade, Anvisa aprova uso de autoteste de covid-19 no Brasil

A autorização ocorre em meio ao aumento de casos no País.

Em meio a uma nova onda de contágios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta sexta-feira (28), que vai liberar o uso e a venda de autotestes de covid-19 no Brasil. Especialistas são favoráveis à disponibilização da ferramenta. (Foto de capa: Myke Sena/MS)

Reprodução/Twitter

Populares nos EUA e na Europa, os autotestes caseiros são exames de antígeno que a própria pessoa coleta material e o deposita sobre uma superfície que aponta se está infectada ou não.

Na opinião da relatora, Cristiane Rose Jourdan, os autotestes podem representar uma ferramenta de "controle" da pandemia. "Principalmente nesse momento que o contágio pela doença é grande e muitas pessoas não conseguem ter acesso pelo SUS e pela rede privada", disse nesta manhã.

Pedro França/Agência Senado

Publicidade

A orientação da Anvisa é que os indivíduos que tenham diagnóstico positivo para covid a partir do autoteste devem "seguir todas as instruções do fabricante a atender a orientação de que, a partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional da saúde, mediante as estratégias já postas pelo Ministério da Saúde, realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientação pertinentes de vigilância e assistência em saúde".

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicidade

Veja também