Por que ter um amigo negro não te faz menos racista

Se algum dia alguém te acusar de racismo, não use esse argumento. Ele só vai provar que a outra pessoa está certa.

Você já deve ter ouvido alguém falar que não é racista porque tem amigos negros ou porque já transou, namorou ou casou com uma pessoa negra.

Publicidade

Mas esse argumento não faz sentido, já que o racismo no Brasil se estruturou nas relações construídas no período da escravidão.

Era comum mulheres escravizadas serem usadas como amas de leite e mucamas. Ou seja, elas viviam constantemente nas casas de seus donos e donas cuidando de TUDO, desde a amamentação dos bebês brancos até a arrumação da casa, o preparo das refeições, etc. As relações pessoais se misturavam. O afeto até surgia, mas ainda assim elas eram punidas e castigadas.

Publicidade

Ou seja, desde o período escravista, os brancos eram capazes de se relacionarem de maneira afetiva com negros, mas isso não os impedia de serem racistas e de se acharem superiores às pessoas negras.

Isso para não falar dos estupros, que eram comuns. Homens brancos estupravam mulheres negras e ainda as culpavam, dizendo que eram sedutoras e irresistíveis. Como se elas carregassem o pecado em sua pele.

Publicidade

O Brasil é um país mestiço, mas a origem disso não é boa. Por mais que estejamos distantes do período da escravidão, muitas crenças racistas passaram de geração para geração.

Publicidade

Há quem acredite que ao se relacionar com uma pessoa negra, está fazendo um favor apenas porque ela é negra.

Há quem acredite que ao se relacionar com uma mulher negra, está casando com uma mucama.

Há quem acredite que ao transar com uma mulher ou um homem negro, está transando com o tipo de pessoa mais quente na cama.

Publicidade

Todas essas são crenças racistas e não impediram que pessoas se relacionassem com negros. Ou seja, de uma vez por todas: ter um amigo, namorado, ou o que seja negro NÃO É UM SELO ANTI-RACISMO.

Publicidade

O racismo é estrutural e está presente nas micro-relações. Qualquer pessoa pode ser racista, justamente porque vivemos numa sociedade que não encara muito bem o fato de ser racista.

Não se deixe levar por políticos e pessoas públicas que utilizam esse argumento quando são acusadas de racistas. Afinal, essa é só mais uma forma de ser racista.

Publicidade

Veja também:

As leis sempre estiveram contra a população negra – e só há 30 anos isso começou a mudar

Leia isto se você não quer ser racista com seu amigo negro

7 coisas que pessoas brancas podem fazer ao presenciarem um ato racista

Veja também