Por que tacaram fogo na estátua de Borba Gato?

Escultura do bandeirante tem sido alvo de intenso debate nos últimos anos.

Por muito tempo, a estátua de Borba Gato, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, foi tratada como uma espécie de meme urbano. Houve um período em que a escultura virou até ponto turístico guiado por atores do grupo de teatro Parlapatões aos monumentos mais bizarros da cidade.

Nos últimos tempos, no entanto, a graça acabou. Grupos passaram a protestar contra a estátua, como neste dia, em que caveiras foram colocadas aos seus pés.

Reprodução/Internet

Publicidade

A estátua pesa 20 toneladas, tem 10 metros de altura e foi inaugurada em 1963. É obra do escultor Julio Guerra, que recentemente rebateu críticas dizendo: “Falem mal de mim, mas estou sempre na mídia”. A escultura de Borba Gato é revestida por mosaico e toda sexta-feira virava ponto de encontro de um grupo de pichadores.

Publicidade

Mas por que decidiram atear fogo na estátua de Borba Gato?

Reprodução

Basicamente porque ele era um bandeirante. E, embora alguns livros de história insistam em tratá-lo com aventureiro ou desbravador, a realidade é que Manuel de Borba Gato fez fama e fortuna percorrendo os sertões brasileiros à caça de indígenas para escravizar. Isso tudo no final do século 18.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

E você, acha que o Borba Gato deve ser removido?

Sim

Não

Publicidade

Veja também