Por que o Santos merece ganhar a Copa do Brasil?

As razões que levam a crer que o peixe vencerá sua segunda taça.

1. Começou a temporada desacreditado, com problemas financeiros e o time desmontando. Mesmo assim, deu a volta por cima no Paulista.

2. Na final do Paulistão deste ano venceu o favorito Palmeiras. Desta vez, vem com mais moral e em grande fase.

O Peixe conseguiu um ótimo resultado no primeiro jogo ao segurar o Palmeiras no Allianz Parque perdendo de apenas 1 a 0 e reverteu o placar na decisão, superando o favoritismo do rival ao vencer nos pênaltis o seu 21º campeonato estadual.

Publicidade

3. Tem o melhor ataque do Brasil no momento e seu sistema ofensivo está em grande fase.

Marquinhos Gabriel, Lucas Lima, Ricardo Oliveira, Gabigol e Geuvânio encontraram o entrosamento perfeito. Na temporada 2015, o Peixe é o time que mais fez gols em todo o Brasil, superando a marca de 100 gols. E Gabigol é o artilheiro da Copa do Brasil até o momento.

4. A recuperação avassaladora no Campeonato Brasileiro.

Do Z4 ao G4: o time flertou com a zona de rebaixamento após a saída de Robinho no primeiro semestre. Depois da troca de técnico e reforços mais modestos feitos pela diretoria (sem trocadilho com o nome do presidente Modesto Roma Jr.), o Peixe conseguiu se recuperar e hoje briga na ponta de cima do Brasileirão.

Publicidade

5. Dorival Jr. deu um novo ar para o time

Campeão da Copa do Brasil de 2010 com o Santos, o técnico voltou ao time para tentar recuperar o elenco e escapar da degola no Brasileiro. Mas está indo além disso: mudou o jeito de jogar, voltou a priorizar o sistema ofensivo e a velocidade de seus atacantes e hoje vê um novo Santos em campo, disputando a grande final e brigando pelo G4.

6. Lucas Lima é o cara do time.

Apontado como uma das maiores revelações dos últimos tempos, o jovem meia do Santos atualmente é a referência do meio campo e peça fundamental para o sucesso do Peixão nessa campanha do segundo semestre. Chegou a ser convocado para a seleção brasileira e deve se destacar na decisão.

Publicidade

7. Tem o goleador máximo do campeonato brasileiro no time e uma referência no ataque.

O veterano Ricardo Oliveira voltou ao Santos no início do ano com contrato de curta duração. O sucesso no Paulistão foi tanto que teve o vínculo renovado, conquistou a artilharia do Brasileirão e uma nova chance na seleção brasileira, após 8 anos.

8. Eliminou o time sensação do Brasil, o rival Corinthians.

O Peixe contrariou o favoritismo e fez barba e cabelo pra cima do rival e atual líder do Brasileirão ao vencer as duas partidas, tanto em Itaquera quanto na Vila Belmiro. Jogando melhor do que o time de Tite, começou ali a demonstrar que a má fase era coisa do passado.

Publicidade

9. Amassou o outro rival, São Paulo, na semi-final.

O Santos não tomou conhecimento da fase conturbada do adversário e ganhou merecidamente as duas partidas por 3 a 1, chegando assim à grande final como favorito.

10. Uma das partidas será na Vila e o Santos tem 89% de aproveitamento jogando em casa.

A força do Santos como mandante em 2015 é uma vantagem a ser explorada: o Peixe tem 89% de aproveitamento quando mandou jogos em casa este ano, seja na Vila ou no Pacaembu, com 28 vitórias e 76 gols.

Publicidade

Campanha do Santos na Copa do Brasil 2015:

10 Vitórias

1 Empate

1 Derrota

23 gols pró

10 gols contra

Primeira fase:

Londrina 0 x 1 Santos (ida)

Santos 1 x 0 Londrina (volta)

Segunda fase:

Maringá 2 x 2 Santos (ida)

Santos 1 x 0 Maringá (volta)

Terceira fase:

Sport 2 x 1 Santos (ida)

Santos 3 x 1 Sport (volta)

Oitavas de final:

Santos 2 x 0 Corinthians (ida)

Corinthians 1 x 2 Santos (volta)

Quartas de final:

Figueirense 0 x 1 Santos (ida)

Santos 3 x 2 Figueirense (volta)

Semi-final:

São Paulo 1 x 3 Santos (ida)

Santos 3 x 1 São Paulo (volta)

Por que o Palmeiras merece ganhar a Copa do Brasil?

Publicidade

Veja também