Por que o café me dá vontade de fazer cocô?

A reação é quase que imediata 💩.

Para algumas pessoas, uma dose de café é o passaporte para o banheiro.

É batata, como diria minha mãe. Um golinho de café e o banheiro já vira destino certo nos minutos seguintes. Uma reportagem do New York Times ouviu especialistas e consultou estudos para mostrar como a bebida, em muitas pessoas, ativa de forma rápida e infalível a atividade intestinal. Há casos, inclusive, em que médicos prescrevem uma dose de café para pacientes com constipação crônica.

O café contém mais de mil compostos químicos.

Desvendar essa relação, no entanto, não é uma missão das mais fáceis, já que o café é uma bebida que contém mais de mil compostos químicos, muitos dos quais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Sendo assim, precisar como eles afetam o intestino é um desafio.

Publicidade

Engana-se quem pensa que a cafeína é a grande culpada.

Alguns apressadinhos podem dizer que a cafeína é a grande culpada nessa história. Mas não é tão simples assim. Um artigo publicado em 1998, por exemplo, revelou que o café descafeinado tinha efeito estimulante no cólon (maior porção do intestino grosso) semelhante ao do café com cafeína, enquanto uma xícara de água quente não tinha tal efeito.

Mulheres são mais afetadas do que homens pelos efeitos do café.

Se você for homem, talvez, não esteja entre as pessoas que são afetadas pelos efeitos banheirísticos de uma xícara de café. Em estudo publicado na revista "Gut", em 1990, 92 jovens responderam a um questionário sobre como o café afetava seus hábitos intestinais. Desses, apenas 29 disseram que a bebida “induziu o desejo de defecar”, a maioria deles (63%) sendo mulheres.

Publicidade

Publicidade

"É melhor esvaziar, porque vem descendo coisa na correnteza."

Reprodução/Youtube

De acordo com Robert Martindale, professor de cirurgia e diretor médico de serviços de nutrição hospitalar na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, o fato de que beber uma xícara de café pode estimular a extremidade oposta do trato gastrointestinal em minutos significa que "provavelmente passa pelo eixo intestino-cérebro". Isso significa que a chegada do café ao estômago envia uma mensagem ao cérebro, que então "estimula o cólon a dizer: 'Bem, é melhor esvaziar, porque vem descendo coisa na correnteza'", explicou ele.

A reposta mais provável à pergunta inicial passa pelo cérebro.

Ainda não está claro por que o café pode estimular a ida ao banheiro, mas a velocidade desse efeito sugere que trata-se de uma reação mediada pelo cérebro. Segundo a reportagem, um estudo publicado em 1998 descobriu que 240ml de café são suficientes para gerar contrações no cólon semelhantes às induzidas por uma refeição de mil calorias. Com isso, pesquisadores levantaram a hipótese de que as mensagens intestinais e cerebrais do café são, provavelmente, causadas por um ou mais dos muitos componentes químicos do café e talvez mediados por alguns de nossos próprios hormônios que desempenham papéis importantes no processo digestivo, como gastrina ou colecistocinina, que inclusive podem aumentar após beber café.

Publicidade

Veja também