Por que insistimos em usar fantasias racistas?

A historiadora Suzane Jardim reflete sobre fantasias racistas de Halloween e carnaval que viralizaram nas redes sociais.

Uma mãe chocou as redes sociais nesta segunda (29) ao postar fotos do seu filho fantasiado de escravo para a festa de Halloween de uma escola de Natal (RN).

Reprodução/Twitter / Via Twitter: @marcogomes

Na legenda ela usou a #escravo e brincou: "Quando seu filho absorve o personagem! Vamos abrasileirar esse negócio!".

Os seguidores de Sabrina Flor, que trancou seu perfil após a polêmica, parecem ter adorado a ideia.

Reprodução/Twitter / Via Twitter: @anacronices

Publicidade

Na mesma segunda-feira (29), o BuzzFeed Brasil reportou outra fantasia racista de Halloween que viralizou depois que uma academia de Crossfit publicou as fotos da festa no Instagram.

Reprodução/Instagram / Via Instagram: @ct_interact

O aluno de uma academia de Araçatuba (SP) compareceu à festa de Halloween do sábado (27) trajando uma fantasia de membro da Ku Klux Klan, organização racista que nasceu no final do século 19 nos Estados Unidos.

Publicidade

Mas as fantasias racistas não são exclusividade do Halloween. No começo do ano, um funcionário foi demitido depois de aparecer vestido de "negão do WhatsApp" na festa de fim de ano de uma empresa.

Reprodução/Folha

Mesmo que ter um "pau grande" seja visto como algo positivo para muitos homens, historicamente a sexualização do corpo negro se manifesta de forma racista.

E no carnaval deste ano, o desfile da Salgueiro levantou uma discussão sobre blackface ao apresentar a bateria da escola inteira com o rosto pintado de preto.

Reprodução/Twitter / Via Twitter: @CamilaRdrgss

O tema da Acadêmicos do Salgueiro foi a mulher negra, com o título poderoso de "Senhoras do Ventre do Mundo". Mas o desfile acabou marcado pelo uso de blackface, que é quando uma pessoa branca pinta o rosto para se "fantasiar" de pessoa negra.

Publicidade

Mesmo com tantos casos repercutidos na imprensa e nas redes sociais, permanece a pergunta: por que insistimos em fantasias racistas?

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, a historiadora Suzane Jardim afirma que há vários elementos que explicam a permanência dos usos de fantasias racistas e que estereotipam os negros, entre eles a nossa relação histórica com a escravidão.

"Um dos principais motivos tem a ver com como nosso país tradicionalmente trata a questão da escravidão: não como um trauma ou uma tragédia histórica, mas como um acontecimento comum", afirma Suzane Jardim.

A historiadora ainda diz que muitos livros didáticos ainda usam a lógica de que a escravidão no Brasil foi "branda". Segundo ela, desta forma, o negro aparece na história como um personagem que divide sua cultura com o europeu sem que existam hierarquias ou uma relação genocida envolvida.

"Basta ver, por exemplo, como o Holocausto é visto na Europa como um dos grandes traumas da humanidade que conseguimos logo compreender que não seria aceitável ou relativizada uma fantasia de prisioneiro em um campo de concentração - brincar com uma tragédia histórica se torna inaceitável só a partir do momento em que todos a reconhecem enquanto uma tragédia", explica.

Publicidade

Para Suzane há também o elemento da alteridade, que é a forma com a qual entendemos e lidamos com o "outro", em relação ao "nós".

Reprodução/Multishow / Via mdemulher.abril.com.br

"O corpo negro foi historicamente entendido como o outro e é a partir de tal entendimento que se torna aceitável brincar, estereotipar ou entender enquanto maleável o corpo e a indentidade negra", disse ao BuzzFeed Brasil.

Suzane Jardim conclui a respeito das fantasias racistas de carnaval e Halloween: "Grande parte da população não vê o racismo que pratica e não entende enquanto racismo a relativização do sofrimento negro e a transformação dos negros em objetos que podem ser vestidos e usados como bem se quer."

Veja também:

É isto que acontece quando uma youtuber negra se posiciona contra o Bolsonaro

Ninguém está acreditando na festa de Halloween desta academia de Crossfit

Tudo isso já aconteceu desde a eleição do Bolsonaro este domingo

Veja também