7 políticos LGBTs brasileiros que você precisa conhecer

Eles têm feito história em suas áreas e promovido debates importantes.

A saída de Eduardo Leite do armário durante o "Conversa com Bial" despertou um grande debate nas redes sociais. Embora o governador do Rio Grande do Sul ter se afirmado como gay tenha sido um passo de grande repercussão, a política brasileira já conta com vários LGBTs em suas esferas. A gente aproveita para celebrar o trabalho deles aqui.

1. Benny Briolly

Reprodução/Facebook

Benny é a primeira vereadora trans a ser eleita em Niterói, no Rio de Janeiro. Sua presença na Câmara, no entanto, moveu placas tectônicas e incomodou os LGBTfóbicos. De tantas ameaças que recebeu, teve de deixar o país e fazer seu trabalho remotamente de outro país. Sua situação despertou críticas à falta de proteção oferecida pela polícia. Sua plataforma política tem projetos voltados para a edução.

Publicidade

2. David Miranda

Divulgação

Deputado federal pelo Rio de Janeiro, David Miranda foi um dos maiores alvos de fake news promovidas pelos bolsonaristas. Ainda assim, resistiu firme ao lado do marido, o jornalista Glenn Greenwald, com quem tem dois filhos. O político fez história ao estar envolvido no caso de Edward Snowden e foi também o primeiro vereador gay eleito da história do Rio de Janeiro.

3. Duda Salabert

Depois de se candidatar ao Senado, a professora foi eleita a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte, com 37 mil votos. Atua também à frente da ONG Travest, que oferece palestras, oficinas artísticas, pré-vestibular, supletivo, curso de libras, de línguas e profissionalizantes para a população trans da capital mineira.

Publicidade

4. Érica Malunguinho

Comunicação Alesp

Érica foi a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo. Como deputada, se posiciona firmemente em questões relacionadas aos direitos humanos e defende a ideia de quilombos urbanos, para auxiliar a população sem-teto. É criadora do Aparelha Luzia, espaço de resistência do movimento negro e autora de um projeto que transforma o “Transcidadania”, projeto que auxilia pessoas trans na cidade de São Paulo, em um programa estadual.

5. Érika Hilton

Divulgação

Vereadora mais votada de São Paulo em 2020, com mais de 50 mil votos, Erika Hilton levou a pauta trans para a câmara e assumiu a comissão dos direitos humanos. É uma voz cada mais ativa na luta pela equanimidade e não deita para o preconceito.

Publicidade

6. Fabiano Contarato

Divulgação

Ex-delegado, Fabiano é senador pelo Espírito Santo e atualmente tem forte atuação na CPI da Covid. É pai de duas crianças lindas e trata de levar a Justiça todas as ameaças homofóbicas que recebe por meio das redes sociais. Filiado a REDE, tem seu futuro político disputado por três partidos.

7. Robeyoncé Lima

Reprodução/Facebook

O nome bafônico deixa claro que ela é fã de Beyoncé, mas, no Recife, onde é codeputada, Robeyoncé também dá muito close certo. Formada em direito e integrante da "mandata coletiva", ela tem acompanhado de perto o caso de Roberta, travesti que foi queimada viva na capital pernambucana.

Publicidade

Veja também