Em 50 anos, PNI erradicou doenças, diminuiu a desigualdade e enfrentou o negacionismo – mas ainda há desafios pela frente

Conheça curiosidades sobre o Programa Nacional de Imunizações.

Há 50 anos, antes mesmo de o Sistema Único de Saúde (SUS) ser implementado no Brasil, foi criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Antes dele, a vacinação no País era descentralizada, o acesso a vacinas era desigual e a cobertura vacinal era baixa.

Julia Prado/Reprodução/Flickr Ministério da Saúde

Graças ao PNI, temos assegurado no Brasil o direito à vacinação gratuita, que se estende da fase de recém-nascido à terceira idade, em todos os cantos do País.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicidade

Em meio século, o PNI tornou-se política de Estado, ganhou amplo reconhecimento internacional, reduziu a mortalidade infantil, erradicou doenças como a poliomielite e zerou casos de sarampo (que por conta da desinformação dos últimos anos, voltou a ter registros no País).

Reprodução/Flickr Ministério da Saúde

Antes do PNI, o Brasil ainda enfrentava surtos e epidemias de outras doenças preveníveis por vacinação, como rubéola e difteria.

Mas nos últimos anos, o programa também foi alvo de muita desinformação e negacionismo. Isso, justamente num dos momentos em que o PNI foi mais importante em nossa história recente, a pandemia da covid-19.

Igor Evangelista/Reprodução/Flickr Ministério da Saúde

Publicidade

Uma das maiores consequências desse período – a desinformação sobre a imunização – está refletida, por exemplo, na baixa adesão à vacina bivalente.

Reprodução/Flickr Ministério da Saúde

Até a última semana, apenas 21,54% da população havia tomado a vacina bivalente, desenvolvida para proteger contra a variante Ômicron. Em comparação com a vacina monovalente, a cobertura é de 87,09%.

Recentemente, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Multivacinação, que busca reverter a tendência de queda nas coberturas vacinais que estamos tendo desde 2015. 

Recuperar a confiança das pessoas nas vacinas e reinstaurar a tradição brasileira de vacinar é o principal desafio do PNI para os próximos anos.

Reprodução/Flickr Ministério da Saúde

Publicidade

Abaixo, separamos algumas curiosidades para você conhecer mais sobre o PINI:

Existem mais de 38 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o País.

Publicidade

Atualmente, o Calendário Nacional de Vacinação é formado por 32 vacinas. Sendo 17 do calendário infantil; 7 do calendário do adolescente; 5 do calendário do idoso; e 3 do calendário da gestante.

Hoje em dia, há cinco Campanhas Nacionais de Vacinação no calendário. São elas: contra Influenza; Covid-19; Poliomielite; Multivacinação; e contra o Sarampo.

Publicidade

Veja também