Pessoas trans falam por que não fizeram uma cirurgia de redesignação

"Eu sou um homem de verdade, mesmo que eu não vá ao hospital para me submeter a uma cirurgia."

Getty Images

Fazer a transição pode significar coisas diferentes para diferentes pessoas, pois é um processo totalmente único. Para algumas pessoas, pode significar uma mudança de pronomes, roupas e nomes. Para outras, isso pode envolver intervenções médicas com hormônios e cirurgia. Com certeza, não há uma única maneira de ser uma pessoa trans, mas a pressão estética tende a focar nos aspectos físicos da transição. Porém, e se você for trans e não estiver interessado(a) em intervenções médicas?

Perguntamos a pessoas trans o que elas querem dizer quando se identificam como trans e não querem fazer a transição médica. Veja o que nos contaram:

Publicidade


"Eu quero que eles saibam que algumas pessoas trans na verdade GOSTAM de seus corpos. Eu separo meu gênero do meu corpo. Eu não sinto a necessidade de fazer nenhuma mudança médica porque nada faz com que eu me sinta desconfortável. E isso também não me afasta da minha identidade não-binária e trans; você pode ser trans/não-binário e buscar QUALQUER tipo de caminho. Nem todas as pessoas trans querem passar pela mudança médica. Eu quero que as pessoas saibam que não há nada de errado em não fazer a transição médica."

— Asher, 23

Publicidade


“A ideia de ‘transição médica’ vem do pensamento de que existem corpos masculinos e corpos femininos - o que não condiz com a realidade. Eu tenho um corpo e sou não-binário, portanto, eu tenho um corpo não-binário. Se eu tivesse uma disforia com meu corpo e/ou encarasse muita perseguição das pessoas, eu provavelmente buscaria tratamento médico. Mas a transição se resume à aceitação de como eu me vejo e dividir isso com as pessoas que fazem parte da minha vida. Eu fiz a transição e, para mim, isso não inclui nenhum tratamento médico."

—James, 32

Publicidade


"Eu sou trans mesmo sem transição. Eu sou um homem, mesmo que não queira fazer a cirurgia de remoção dos seios. Eu sou um homem de verdade, mesmo que eu não vá ao hospital para me submeter a uma cirurgia e ganhar um pênis. Alguns de nós simplesmente não podem arcar com isso, não querem ou simplesmente podem viver sem isso."

—Z

Publicidade

"Eu não tenho interesse em me transformar, então não venha me dizer o que eu tenho que fazer para ser mais "passável" — isso simplesmente não faz parte dos meus planos. Eu não estou mudando meu corpo com hormônios ou cirurgia, mas isso não quer dizer que eu não esteja fazendo a transição. O processo de se assumir, mudar minha apresentação, discutir sobre o uso do pronome, mudar nomes e todas as outras coisas podem fazer parte de uma transição sem auxílio médico e é importante que isso seja considerado como uma transição também."

—Aaron, 23

Publicidade


"Ser trans não se resume a ficar parecido com o gênero que você se identifica. Isso pode ter mais a ver com ser notado socialmente pelo seu gênero."

— Emma, 16

Publicidade


"Como alguém que usa pronomes intercambiáveis, eu acho que é importante para as pessoas entenderem que a minha expressão de gênero não é necessariamente igual à minha identidade de gênero. Há dias em que uso maquiagem completa e sapatos de salto alto, mas isso não significa que eu queira ser tratado como 'ela'. Se você não conhece meus pronomes, então pergunte a mim. Mas, por favor, nunca suponha nada com base na minha expressão de gênero. Tem um motivo para eu não estar fazendo a transição."

—Jay, 16

Publicidade

"Por mais que eu quisesse passar por menino no dia a dia, eu também não quero ter que tomar hormônios. Eu não quero pelos faciais, eu não quero uma voz bem grossa. E queria que todos soubessem que nem todas pessoas trans acreditam ter nascido com as partes erradas ou com o corpo errado. Nem tudo é preto e branco, portanto, os sentimentos que as pessoas têm com seus corpos podem variar. Respeitem as escolhas das pessoas trans para fazer o que quiserem com seus corpos. Afinal, é o corpo delas, e não o seu."

—Max, 16

Publicidade


"Eu nunca senti que tinha o corpo errado, mas eu sabia que havia mais a ser descoberto do que a sociedade me contava. Nós brincávamos de disputas entre meninos e meninas na primeira série e eu só ficava do lado dos 'meninos' porque minha melhor amiga na época estava lá comigo. Minha alma e essência sempre foram de uma mulher, mas eu pessoalmente não sinto a necessidade de fazer a mudança médica no meu corpo para viver a verdade. Mesmo com um pênis, ainda sou uma mulher."

—Romi, 24

Publicidade


"O gênero não precisa 'combinar' com qualquer aparência, fisicalidade, pronome, orientação ou papel. Ele simplesmente está lá, e é uma coisa maravilhosa a ser explorada."

— Dafydd, 20

Publicidade


"Tudo bem não fazer a transição médica, desde que você esteja confortável consigo mesmo e com seu corpo. Isso é a coisa mais importante. Não existe uma maneira 'verdadeira' de ser trans."

— Kolbye, 19

Publicidade


"Ser trans não é definido pela sua habilidade ou desejo de fazer a transição médica. As pessoas trans que não querem fazer a transição médica, ou não podem arcar com isso, são tão legítimas quanto aquelas que querem e podem pagar."

—Brandy, 22

Publicidade

"Todo mundo é diferente e todos querem coisas diferentes. Nem todos são disfóricos com todas partes de seus corpos, algumas pessoas não têm disforia corporal nenhuma. Disforia social é pior do que disforia corporal — ser trans diz muito sobre a maneira com que você se encaixa socialmente com seu gênero”

—Jay, 17

Publicidade


"Não existe um objetivo final para o qual eu posso direcionar a transição. Eu seria disfórico com ou sem peitos."

—Finn, 24

Publicidade


"Ser trans não tem nada a ver com tentar adaptar a imagem da sociedade com o gênero que você pertence — tem mais a ver com a sua própria percepção sobre isso. Eu tenho vivido infeliz comigo mesmo por muito tempo, mas estou começando a amar lentamente tudo o que tenho e a trabalhar nisso."

— Anônimo

Publicidade


"Algumas pessoas fazem a transição completa, outras realizam parte dela e algumas não fazem a transição — todas elas são verdadeiras e belas. Algumas pessoas, como eu, experimentam uma flexibilidade de gênero e simplesmente não podem conseguir um corpo que combine com ele porque esse corpo muda todos os dias. Não é adequado fazer perguntas invasivas, hostilizar ou nos agredir, independentemente de termos feito ou não a transição."

—Joy, 19

Veja também:

Publicidade

Garota Americana: O quão jovem é jovem demais para ser transgênero?

Este post foi traduzido do inglês.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.


Publicidade

Veja também