Pessoas mestiças que parecem brancas expõem casos de racismo que presenciaram

"A mãe dela me perguntou: 'você tem nojo de tocar em cabelo bombril?'"

Este é o Billy, um TikToker que tem um pai negro, uma mãe branca, e os seus traços são fenotipicamente brancos. Em um vídeo que viralizou, o rapaz de 20 anos compartilhou que muitas vezes se encontra em situações desconfortáveis, em que as pessoas ao seu redor falam coisas estereotipadas ou simplesmente racistas, pensando que só há pessoas brancas por perto.

TikTok: @billybillynyc / Via tiktok.com

"Eu estava em uma festa, e a única outra pessoa preta foi embora. Depois disso, um dos caras brancos começou a falar palavras pejorativas. Quando eu o confrontei, ele disse: 'O que? Ele não está mais aqui'. Mal sabia ele que eu sou agente duplo. Não preciso nem dizer que dei um jeito na situação", diz Billy, no vídeo, que até agora está com mais de 2.4 milhões de visualizações.

@billybillynyc

Reply to @chynali The reality of what people say behind closed doors. All of these situations were dealt with accordingly.

Publicidade

Sabendo que não seria a única pessoa fenotipicamente branca com essas experiências, Billy pediu que outros compartilhassem as suas histórias, e as respostas foram chocantes:

1. Eu tenho ascendência chinesa. Eu trabalhava na Disney e recebia muitos visitantes do Japão. Tinha alguns colegas que, logo após ajudar esses clientes, começavam a zombar deles. Normalmente, para provocar, eu falava imediatamente que sou asiática, e eles ficavam tipo: *cobre a boca com a mão*.

byeblossom

Publicidade

2. "Eu não tinha percebido como algumas pessoas são racistas até estar em um espaço só com pessoas brancas que não se deram conta de que eu sou mestiço. Por exemplo, uma vez, eu estava em uma festa na piscina e um cara me perguntou: 'o que você é?', e eu disse: 'sou mestiço'. Ele me perguntou: 'misturado com o que?', e eu disse: 'preto e branco'. E ele ficou, tipo, 'então, você é meio preto', e eu fiquei sem entender nada".

Reprodução


colehedgecoth

3. "Eu sou mexicana. Eu namorava um cara, e o avô dele tinha acabado de se mudar. Ele disse: 'Eu cresci lá... Mas tudo está diferente agora'. Eu perguntei em que sentido, e ele disse: 'Agora tem um monte de mexicanos e negros morando lá. É melhor não morar em um bairro assim'. Eu disse: 'Não? Por que você não gostaria de morar em um bairro com ótima comida e pessoas tão legais?".

littlemusestudio

Publicidade

4. "Na época em que eu estava estudando para ser uma esteticista, fui à casa de uma amiga, e a mãe dela perguntou: 'Você tem nojo de tocar em cabelo bombril?'".

beautybythebee

5. "Eu trabalhava com vendas e, uma vez, uma mulher branca entrou na loja e me perguntou onde poderia encontrar um produto x. Eu estava ocupada na hora, então disse a ela: 'Você pode conversar com o meu colega ali. Ele vai te dizer onde achar o que você está procurando'. Ela olhou para ele, olhou para mim, e disse: 'O que? Aquele gordo (*insira gíria racista*)?'.

Giphy: Reddit / Via giphy.com

charlottelouisa23

Publicidade

6. "Se você já trabalhou com audiovisual, sabe que um dia de trabalho de 11 horas é normal. Uma vez, uma atriz reclamou para o diretor: 'Meus pés estão doendo, está na hora de encerrar'. O diretor disse: 'Só mais um take'. A atriz respondeu: 'Tá bom, então você vai pagar as minhas contas médicas'. Eu nunca vi um diretor encerrar tão rapidamente na vida. Uma menina que ouviu a conversa teve a audácia de dizer: 'Ainda bem que ela é favelada'. Eu disse: 'Favelada?'. Ela disse: 'Sim, preta!'.

theliddlestmau

7. "Um dos meus amigos sugeriu que a melhor forma de 'lidar' com o 'problema' da imigração ilegal seria atirar e matar todos os imigrantes na fronteira".

daviisenpai

Publicidade

8. "Teve uma vez que um grupo de ódio chamado ACOP (Associação dos Caipiras que Odeiam Pretos) foi criado na minha escola, e meus amigos ficaram curiosos de saber o por quê de eu estar com raiva".

Reprodução

r3ptar336

9. "Uma vez, conversando sobre um time de basquete adversário. Estávamos falando sobre por quê o time era tão bom, e alguém disse: 'Eles só são bons porque deixaram todas as pessoas precisando de caridade entrarem no time'. Não havia pessoas brancas naquele time".

billybillynyc

Publicidade

Nota: algumas respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza.

Este post foi traduzido do inglês.

Veja mais:

Pra quem ficou perdido, aqui está tudo o que rolou no BBB neste último final de semana

Algumas das homenagens mais bonitas e dolorosas para Marielle Franco

10 meninas negras de desenhos que merecem todo o amor

Publicidade

Veja também