Pessoas divorciadas abriram o jogo e contaram o que poderia ter salvado seus casamentos

"Saber que um casamento não é 50/50. É 100/100."

Recentemente, o usuário do Reddit u/itzFruity pediu para pessoas divorciadas compartilharem o que poderia ter salvado o casamento delas, e as respostas foram honestas, comoventes e profuuuundas:

"Isso é muito profundo."

Columbia Pictures

1. "Ter consciência de que o casamento deve ser sobre 'nós', como uma unidade, não 'um contra o outro'. Levei um tempo para processar essa lição, mas fiz melhor na segunda vez."

u/Darunia-Sandstorm

"Ahhhh, sim! Um amigo do meu primeiro marido disse para ele nunca fazer concessões ou deixar eu ter o que queria, pois isso significaria que ele 'perdeu o controle' do relacionamento. Como vocês podem imaginar pela palavra 'primeiro' na frente de 'marido', as coisas não deram muito certo."

u/silversatire

Publicidade

2. "Estar disposto a fazer terapia e ser gentil com as dificuldades do outro."

u/boboddythe2nd

3. "Não ficar obcecado por pequenas coisinhas. Não vale a pena para nenhum dos dois. Pelo contrário, é bom estar disposto a fazer concessões e tentar olhar as coisas através da perspectiva do seu parceiro, sem colocar os próprios sentimentos num pedestal."

"Fui casado por 26 anos (e quase me divorciei duas vezes) e sei que tentar ao máximo dar apoio e trabalhar como equipe em momentos de dificuldades podem fazer vocês serem capazes de conquistar qualquer coisa juntos."

u/Devlin_McGregor

Publicidade

4. "Literalmente pedi o divórcio ontem, e o que poderia ter salvado meu casamento era a comunicação. Ela não me falou que estava infeliz por dois anos, e só ouvi o que ela não gostava do nosso relacionamento quando ela beijou outra pessoa! E, quando aconteceu, ela já estava infeliz demais para tentar salvar a relação."

"Eu também nunca disse que estava chateado. Eu guardava as coisas para mim até sair tudo de uma vez só. Isso criou um ambiente em que ela sentia que estava sempre pisando em ovos. Ela começou a se sentir infeliz e não amada e nunca comunicava o que estava sentindo. Então, os dois lados erraram."

u/BrianJacquesGhost

5. "Se eu não tivesse feito uma má escolha duas vezes, poderia culpar minhas parceiras, e elas também poderiam apontar dedos para mim, mas poucos relacionamentos têm um parceiro 'ótimo', e outro 'ruim'. Em geral, as duas partes contribuem para a desgraça. Então, depois de separar, passei bastante tempo sozinho, aprendendo os motivos pelos quais eu me atraía por esse tipo de pessoa, e agora evito me relacionar com elas."

u/JaysCigar

Publicidade

6. "Respeito pelo que cada um traz para o relacionamento, em vez de falar bem do que só nós fazemos e desprezar o que a outra pessoa faz. Por exemplo: uma pessoa que vai trabalhar e ganhar dinheiro enquanto a outra cuida da casa e dos filhos. A trabalhadora pode achar que tem um trabalho mais difícil por toda responsabilidade de sustentar a família estar nos seus ombros. Pensa que ficar em casa e cuidar das crianças é muito mais fácil. A pessoa que fica em casa acha que o seu trabalho é mais difícil, pois não tem horário, está sempre trabalhando. Pode achar que sair um pouco de casa é bom para mudar de ambiente, podendo interagir com outros adultos e ficar sentados o dia todo no escritório. Os dois trabalhos são difíceis, e todos precisam respeitar e valorizar os desafios que cada função enfrenta."

E! Entertainment Television

"Ou no caso de uma pessoa ser muito sonhadora e trazer muita diversão para o relacionamento, enquanto a outra faz o planejamento e garante que as contas sejam pagas. Uma pessoa pode ser a artista que transforma a casa em um lar, enquanto a outra é engenheira e evita que os canos vazem. De qualquer forma, a falta de respeito pode destruir o sentimento de unidade e fazer com que as coisas não funcionem."

u/Cor_Seeker

7. "Eu costumava viajar internacionalmente a trabalho de 150 a 200 dias por ano. Saía por algumas semanas e voltava por uma, mas nunca estava presente de verdade, pois estava sempre cansado. Então, ela começou a ficar interessada em coisas fora do relacionamento."

"O dinheiro era bom, e eu pensei que, no final das contas, aquilo nos faria felizes, mas acho que deveria ter recusado algumas oportunidades de trabalho para equilibrar as coisas e conseguir estar mais presente."

u/mmaine9339

Publicidade

8. "Fazer planejamentos anuais das nossas finanças e estar disposto a trabalhar juntos em um planejamento financeiro."

u/newwriter365

"Minha esposa fica irritada e prefere que eu lide com as finanças, mas eu faço questão de conversar com ela sobre todas as transações que fazemos entre contas correntes. Sei que ela não se importa, mas ter disciplina na transparência financeiro é um dos motivos pelos quais confiamos um no outro."

u/optiongeek

9. "Nos casamos pelos motivos errados. Ele enfrentava um vício, e eu achei que um bebê e um casamento o salvariam. Não deu certo. Depois de um ano da separação, ele ficou sóbrio, e nós nos tornamos melhores amigos e dividimos a guarda dos filhos. Mas nosso casamento teria sido salvo se ele tivesse atingido o fundo do poço antes. Eu atingi o fundo do poço antes dele."

"Uau"

E! Entertainment Television

u/RedditUser

Publicidade

10. "Saber que um casamento não é 50/50. É 100/100."

u/mattcruise

11. "Meu casamento poderia ter sido salvo se tivéssemos esperado bem mais tempo antes de casar. Meu ex era como um bom amigo com quem eu não deveria ter casado. Nos divorciamos amigavelmente, mas, na época, me senti um fracasso. Desde então, percebi que se você está com alguém com que poderia ter um bom casamento, não faz mal esperar."

u/Signal-Juggernaut153

Publicidade

12. "Se a família dele percebesse que, apoiando o comportamento dele, estavam indo contra mim e nosso relacionamento."

u/newwriter365

13. "Se eu tivesse me defendido e valorizado quem eu era e o que eu queria em vez de sentir medo de que ele me abandonasse e ninguém mais me quisesse. Assim, eu seria muito mais feliz e bem ajustada no meu casamento."

"Com certeza."

TBS

u/z0mbiegrl

Publicidade

14. "NADA. Nós casamos cedo e, oito anos depois, éramos pessoas diferentes que nunca teriam nem ao menos começado a conversar. Alguns casamentos não são feitos para durar."

u/bitchachayerbatera

"Nós simplesmente nos afastamos. Foi o relacionamento, casamento, parto e divórcio mais amigáveis que você poderia imaginar, mesmo dez anos depois. Ainda fico na casa da família quando visito a Espanha, e a família dele fica na minha casa quando voltam ao país dele, sou melhor amigo do meu ex-sogro e até saímos de férias juntos! Adultos não precisam ficar cheios de ressentimentos para se separar, não precisam ser escrotos, nem evitar um ao outro pelo resto da vida. Não precisa ter nada de 'errado' para que percebam que só não está mais dando certo."

u/ledow

15. "Um orgasmo aqui e ali."

u/CaliL6

Publicidade

16. "Ela precisava muito cuidar da saúde mental e se recusou a fazer isso até eu terminar o casamento por alguns meses. Há anos, ela tinha alterações de humor em que queria se divorciar a cada seis meses porque eu estava trabalhando 60 horas por semana e não ganhava dinheiro suficiente, então comecei a trabalhar 80 horas por semana e não conseguia ficar em casa para limpar o apartamento ou ficar com ela. No fim, falei para ela que, na próxima vez que ela dissesse que queria se divorciar, eu também ia querer, porque estava me matando para fazê-la feliz."

"Tudo que seria necessário era ela estar disposta a cuidar da saúde mental em vez de criar expectativas irreais. Ela se mudou e, depois de duas semanas, minha saúde mental melhorou significativamente. Percebi que quando fiz um intervalo de almoço, me senti leve. Sabia que era porque todo aquele estresse havia terminado."

u/Noteagro

"Meu marido fazia isso de tempos em tempos: ele ficava depressivo e não falava comigo por dias. Eu implorava para que ele procurasse ajuda profissional, eu consegui ajuda psicológica e fiz tudo que pude até não sobrar mais nada. Percebi que só eu mantinha nosso relacionamento."

u/mrythern

17. "Não achar que ter filhos poderia 'consertá-lo'."

"Sim, meu filho."

Vh1

u/Cpool214

Publicidade

18. "Meu marido era o cara mais amável do mundo, mas ele sempre estava tentando provar alguma coisa para o mundo e infeliz com suas conquistas, além de não se achar masculino o suficiente. Bom, faz quatro anos que nos divorciamos, e, alguns meses atrás, ele me revelou que tinha sido abusado quando era criança por um 'amigo' da família e que estava fazendo terapia. Fiquei me perguntando: será que se ele tivesse me dito isso ou começado a terapia antes, nós não teríamos continuado juntos?"

u/exact_estimate20

19. "Ter reconhecido os sinais de comportamento controlador no início. Nós não fazíamos bem um para o outro e não ajudávamos um ao outro a crescer. Eu tinha medo dele quando ele ficava bravo, então tinha dificuldade de me impor e aguentava muita merda para evitar confrontos."

u/Cpool214

Publicidade

20. "Se minha ex não tivesse desistido da terapia depois de começarmos a trabalhar os nossos problemas e as coisas não melhorarem num passe de mágica. Isso deixou claro que ela tinha seus próprios problemas para resolver, mas simplesmente não queria fazer isso."

u/Ilovecoloring122

21. "Nosso casamento teria sido salvo se eu tivesse mais consciência do 'eles'. Eu era egoísta naquela época. Vinte anos depois, amadureci muito."

"Exatamente."

TvLand

u/WaterClosetReddit

Publicidade

22. "Um desejo de salvar o casamento que nenhum de nós tinha."

u/psuedonymously

E, por último:

Publicidade

23. "Meu casamento não precisava ser 'salvo', precisava ser acabado e foi. Eu precisava ser salvo e fui."

"Isso foi muito forte"

BET

u/mikedave42

Nota: Algumas respostas foram editadas por questões de tamanho e/ou clareza do texto.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também