Pessoas compartilharam sinais não tão óbvios de que alguém não está bem, e isso é muito revelador

Não sabia de algumas dessas coisas...

Semana passada, eu escrevi um post sobre pessoas que compartilharam "os sinais não tão óbvios pra maioria de que alguém está pedindo ajuda". Foram muitas respostas fascinantes e importantes de pequenas mudanças de comportamento que podem ser um sinal de alerta de que tem alguma coisa errada.

Woman sitting on bed
Woman sitting on bed

Jasmin Merdan / Getty Images

A Comunidade BuzzFeed também compartilhou alguns exemplos de coisas que todo mundo deveria cuidar. Aqui está o que disseram:

Publicidade

1. "Raiva é um sinal. Mas ninguém gosta de pessoas raivosas, então muitas vezes não é algo visto como um alerta."

iskold66

2. "Eu evito falar com as pessoas por mensagem porque acho que estou sempre incomodando. Peço desculpas por tudo e acabo mandando dinheiro pras pessoas com a esperança de que, com isso, elas me tolerem. Eu não falo sobre meus sentimentos porque acho que pensariam que sou egoísta. Eu tento fazer piadas, mas não tô bem."

retrocrebbon

Publicidade

3. "Uma casa ou um quarto bagunçados em geral são um sinal indicador de que existe uma agitação interior e é um reflexo direto de como a pessoa tá se sentindo por dentro. Sempre achei um sinal de alerta quando, do nada, uma pessoa que tá sempre com a casa bagunçada começa a querer que tudo pareça perfeito."

emilypsully

David H. Wells / Getty Images

Publicidade

4. "Pra mim, é responder 'tá tudo bem' e mudar de assunto quando meus amigos me perguntam como anda minha vida."

martiru

5. "Eu tive de educar minha mãe sobre isso quando minha irmã foi diagnosticada com depressão. O sinal de que ela tá piorando é quando ela para de arrumar o quarto e de tomar banho. É aí que a gente começa a prestar mais atenção e tenta garantir que o terapeuta dela fique sabendo do que tá acontecendo."

pndahgs73

Publicidade

6. "Quando, de repente, a pessoa passa a ficar irritada com muita facilidade ou te ataca tempo todo. Se estou passando por um período de depressão ou ansiedade, me irrito muito rápido, porque 1. meus sentimentos estão me sobrecarregando e 2. é mais fácil afastar as pessoas e me isolar, o que, é claro, NÃO é nada bom. Se alguém que você ama fica irritado do nada o tempo inteiro, não o deixe se isolar!"

burtney

7. "Se alguém que você conhece tá com depressão e, do nada, parece feliz e sorridente de novo, é provável que você pense: 'Que bom, tudo tá bem agora!', mas preste muita atenção, pois, às vezes, essa mudança brusca pode significar que a pessoa tomou uma decisão, e o alívio que tá sentindo por isso pode fazê-la se sentir ou parecer feliz, como se tudo tivesse bem de novo."

amy_pond

Publicidade

8. "Um grande sinal de alerta é quando alguém parece ter reações exageradas, um temperamento explosivo ou fica muito triste ou sobrecarregado com coisas aparentemente pequenas. Minha mãe costumava dizer que 'quando alguém tá reagindo de maneira exagerada, é porque tem outras coisas acontecendo por trás sobre as quais você não sabe."

etconner

Fabio Formaggio / Getty Images/EyeEm

Publicidade

9. "Desistir muito fácil quando enfrenta um obstáculo. Quando alguém simplesmente desiste depois de um empecilho em vez de tentar continuar procurando uma solução, isso pode ser um sinal de que a pessoa tá sobrecarregada, sem energia pra lidar com isso ou pode estar à beira do desespero total."

etconner

10. "Não sei se isso se aplica a homens, mas se uma mulher faz uma mudança radical no cabelo, isso me soa como um alerta."

sandyra

Publicidade

Monzenmachi / Getty Images

11. "Algumas pessoas ficam muito quietas e dóceis, como se tivessem se resignado ao mínimo."

u/methyltheobromine_

Publicidade

12. "Quando a pessoa evita assuntos difíceis e tristes. Às vezes, se alguém tá sempre se sentindo uma merda, a última coisa que quer é conversar sobre coisas negativas com alguém de quem gosta da companhia. Estar com amigos/família pode ser uma breve fuga desse sentimento ruim, então trazer coisas negativas pode acabar com a sensação boa e fazer a depressão parecer sem fim e sufocante."

u/sunnyrubberboots

13. "Comportamento imprudente, como atravessar a rua sem olhar pros lados, dirigir acima da velocidade permitida, etc."

u/grauaeugig

Publicidade

14. "Quando a pessoa começa a comer menos. Eu já percebi que quando tô no fundo do poço e paro de me importar com tudo, não como tanto quanto de costume. Em vez de comer três ou quatro refeições por dia, se conseguisse comer duas, tava com sorte."

u/funland8642

Você pode recorrer ao Centro de Valorização da Vida, ligando gratuitamente a qualquer dia ou hora para o 188, à Rede de Atenção Psicossocial e aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da rede pública. Não deixe de buscar ajuda!

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também