Pessoas contaram como conseguem lidar com dois empregos ao mesmo tempo

Aceite: você precisa descansar.

Pode ser bom demais ter dois empregos, mas também pode ser bem pesado. Trabalhar, mandar e-mails, fazer seu próprio marketing e manter a sua principal fonte de renda, não é uma tarefa nada fácil.

Band

Então, nós pedimos para os membros da Comunidade BuzzFeed compartilharem coisas que, para eles, ajudam a manter um trabalho paralelo sem que fiquem esgotados. Aqui está o que eles disseram:

Publicidade

1. Separe um tempo para planejar cada semana — incluindo um tempo para descansar e ver pessoas que você ama.

Globo

"No domingo à noite, decida o que você quer realizar durante a semana: inclua reuniões importantes, tempo com os amigos e a família e descanso.

No final de cada dia, organize a sua agenda do dia seguinte com cada atividade e horário do que quiser completar — assim, não perde tempo".

yeah_yeah_waaaa

2. Crie uma rotina que também permita que você faça as suas tarefas pessoais.

"Esforce-se para seguir uma rotina para evitar esquecimentos: por exemplo, fazer compras no sábado, lavar roupas na quarta-feira, etc.".

anne13

Publicidade

3. Veja se tem uma forma fácil de organizar o seu trabalho paralelo em torno do horário do trabalho integral.

Nickelodeon

"Eu dou aula em tempo integral. No meu trabalho paralelo, eu faço entregas de compras, receitas médicas e presentes por aplicativo. Eu tento não pegar trabalhos todos os dias para conseguir tirar um tempo para descansar. Além disso, eu cumpro meu horário no aplicativo assim que saio da escola. Assim, consigo fazer tudo que preciso antes de voltar para casa. Nos finais de semana, eu faço mais entregas para ganhar um pouco mais de dinheiro. Mas, na verdade, é preciso fazer o que funciona para você no momento em que funciona para você. Fazer tudo o que preciso fazer fora de casa de uma só vez é mais fácil para mim".

kimikap5

4. Priorize o trabalho de acordo com os prazos.

Person working on a laptop at home
Person working on a laptop at home

Pixelfit / Getty Images

"Eu tenho quatro trabalhos na área de saúde e estudo em tempo integral. Muitas vezes, o meu dia inteiro é dedicado aos meus compromissos, e isso pode ser deprimente. Eu dependo fortemente do meu planner diário, onde anoto obrigações, horários, tarefas, contas, etc. Eu sei que isso soa contraprodutivo, mas nunca faço mais do que preciso em um dia. Se algo precisa ser feito até certa data, é isso que farei até aquela data, e nada mais (a não ser que eu me sinta motivada a fazer mais).

Para cuidados com a casa, eu dependo de compras e assinaturas online. Faço pedidos de legumes, vegetais e carnes em um aplicativo e cozinho as minhas refeições para a semana, assim, não preciso me preocupar com isso".

desireemurphy89

Publicidade

5. Arranje tempo para os seus hobbies para evitar a sobrecarga.

BBC / Via giphy.com

"Eu trabalho em tempo integral, tenho um trabalho freelancer e faço duas matérias na universidade. Os freelas aparecem nas horas mais inesperadas, então é difícil fazer um planejamento disso. Então, eu tento planejar e estruturar todo o resto. Aulas, intervalos, treinos, reuniões, almoços e até banhos. Eu reservo duas horas antes de dormir para trabalhar no meu freela, para os meus hobbies ou o que for. Eu tenho trabalhos paralelos há dez anos e finalmente encontrei um método que funciona para mim.

Normalmente, minha agenda é frenética, então planejar meus descansos é muito importante para mim (foi necessária muita terapia pra me dar conta disso!). Alguns dias por semana, ou todo dia quando estou sentindo um esgotamento mental, eu agendo uma hora durante o dia para focar no descanso. Eu coloco sons relaxantes e leio, medito, faço miniaturas (meus favoritos são os Gundams) ou apenas respiro. Fazer coisas que parecem improdutivas pode ser a coisa mais produtiva que você faz".

yakdetectorpattosan

6. Lembre-se de fazer intervalos — mesmo curtinhos, eles podem melhorar a sua energia e o seu humor.

Globo

"Os intervalos não precisam ser super longos ou frequentes se você não tiver tempo. Até um intervalo para fazer um lanche ou para dar uma respirada podem ajudar você a melhorar a sua motivação".

konda5

Publicidade

7. Você não precisa focar no freela por horas a fio. Usar um espaço de tempo mais curto porém intenso funciona a longo prazo.

Tenor

"Eu coloco uma hora por dia na agenda para focar no negócio: fazer design, preencher pedidos, postar nas redes sociais, fotografar, colocar as finanças em dia, o que for. Parece pouca coisa, mas funciona a longo prazo".

erikam25

8. Lembre-se dos seus objetivos regularmente para garantir que você está no caminho certo e manter a motivação.

"Eu gosto de ter pelo menos um dia no final de semana em que eu só não trabalho. Além disso, eu estou sempre observando o meu avanço em relação aos meus objetivos (principalmente em relação a finanças) para me lembrar dos motivos que levaram a buscar um trabalho paralelo primeiramente".

ashtond44665a64f

Publicidade

9. Se o seu bico for uma paixão, não foque tanto em dinheiro a ponto de esquecer o quanto amava aquilo antes.

Netflix

"Eu faço e vendo crochê online. Eu descobri que gosto de ser paga para fazer minhas criações. Depois de um tempo, eu cansei de fazer os mesmos produtos infinitamente, então tirei alguns dias da semana para fazer as minhas próprias criações. Além disso, eu gosto de ter dias de autocuidado em que eu nem toco em uma agulha e, em vez disso, cuido de mim e de minha saúde mental".

annem4e39bbc9d

10. Considere um trabalho paralelo que não seja tão desgastante.

"Eu cuido de pets no turno da noite, então ganho dinheiro enquanto trabalho em tempo integral! Eu basicamente moro na casa das pessoas enquanto elas viajam e cuido dos seus bichinhos, então muito pouco da minha rotina muda".

kirstiem4b2003068


Publicidade

11. Escolher um trabalho que você gosta vai fazê-lo parecer menos com um trabalho.

TLC / Via giphy.com

"Acho que ajuda se o trabalho paralelo for algo que você ama ou que faz muito bem e com facilidade. Eu pego trabalhos de tradução e amo! A cada documento que recebo (normalmente documentos ou relatórios oficiais de ONGs) é mais uma oportunidade de aprender algo novo e, para mim, cada tradução é como um quebra-cabeças a ser solucionado. Apesar disso, eu diria que só aceito novos trabalhos dependendo do quão sobrecarregada estiver me sentindo no momento por causa do meu trabalho integral, do tamanho e da temática do texto. Dito isso, o dinheiro é muito bom e, embora quantias maiores vão diretamente para a minha poupança, o valor que recebo em trabalhos menores vão para 'mimos' que eu gasto em pequenos prazeres, então fico muito empolgada quando alguém entra em contato comigo para esse tipo de trabalho".

trilingualmom

12. Você não precisa dizer sim para todas as ofertas de trabalho.

Dolly Parton / Via giphy.com

"Você pode dizer não! Eu cuido de pets e sou professora particular, e é muito importante se permitir descansar e nem sempre aceitar mais um cliente, um trabalho ou pegar uma hora ou dia extra. Se você sentir que precisa descansar, priorize-se antes que vire um problema.

lauram403c29da7

Publicidade

13. Tudo bem pedir ajuda.

Band

"Eu sou líder de turno em tempo integral em uma livraria, além de revendedora no Ebay. Eu aprendi que tudo bem pedir ajuda. Minha família leva encomendas para os correios para mim para que eu possa dormir um pouco mais, meu irmão até experimenta alguns itens quando eu não consigo descobrir se são masculinos ou femininos. Na maior parte das semanas, eu fico completamente exausta, mas, sinceramente, é muito satisfatório".

alishas475c9a96d

14. Pesquise plataformas e serviços que ajudem a gerenciar o seu negócio.

"Eu sou freelancer de redação além do trabalhar integralmente como especialista de marketing. Eu consigo manter o controle do caos usando aplicativos para organizar o fluxo do negócio! Ter uma central de soluções e uma função que avisa quando estou indisponível ajuda muito se estou sobrecarregado. Para mim, vale a pena pagar uma taxa para ter uma fonte estável de clientes e um serviço extra para lidar com problemas maiores que encontro. Eu descobri que clientes podem surtar do nada e que eles não tem respeito nenhum pelo horário comercial! O aplicativo é um bom jeito de filtrar os problemas com clientes. E, de quebra, se houver algum cliente com quem nunca mais quero trabalhar, existe um botão para bloqueá-lo, o que significa que ele estará longe de mim para sempre".

camryn8

Publicidade

15. Tenha ao seu lado pessoas que façam você se sentir bem.

Fox / Via giphy.com

"Eu faço faculdade e tenho três empregos para viver e pagar por isso... Eu trabalho como professora assistente, balconista de biblioteca e assistente missionária na igreja. O último é o que eu mais amo ultimamente. A única maneira de equilibrar tudo isso é seguindo a Google Agenda codificada por cores, ligando para os meus avós frequentemente (tente reclamar para uma mulher que cresceu durante a Grande Depressão...) e desabafar com a minha melhor amiga. E MUITO café. E orações. E caminhadas às 2 horas da manhã para limpar a cabeça. E conversar com um conselheiro de tempos em tempos. E garantir que, todo dia, terei 15 minutos dedicados apenas para mim".

marya44e915dfe

16. Por último, sempre carregue um caderno de notas (ou use o seu celular) para anotar ideias que surgirem. Isso pode ajudar você a organizar o tempo e manter a lista de afazeres atualizada.

"Eu meio que estou fazendo isso ao contrário, porque sou designer de joias há sete anos, e recentemente comecei a pegar trabalhos temporários para fazer as contas fecharem no final do mês. Um dos melhores conselhos que uso para gerenciar meu tempo e minha produtividade: ANOTE TUDO. Com dois trabalhos, muitas ideias passam pela minha cabeça ao longo do dia. O mais normal é eu lembrar de coisas que eu preciso fazer para um trabalho enquanto estou no outro. Quando lembro que preciso atualizar o meu site, verificar o inventário… Ou até mesmo quando surge uma inspiração, anoto tudo. Eu carrego comigo um caderno que caiba na bolsa o tempo inteiro e uso reconhecimento de fala para anotar no telefone. Assim, eu sempre tenho uma lista de tarefas e consigo maximizar o meu tempo nos dois trabalhos, já que fica bem claro tudo o que preciso fazer".

tarac490b27d7e

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também