12 situações terríveis que as pessoas com rinite não aguentam mais passar

Pra quem já precisou falar "não é covid, é rinite".

1. Espirrar durante o sexo.

E!

Não tem o menor problema espirrar durante o sexo, afinal é uma coisa totalmente natural. Mas isso não significa que não seja uma situ um pouco desesperadora. Você não sabe se continua, se para tudo, se pede desculpas, se dá risada, se assoa o nariz ou se fala "desculpa, amor, da próxima vez eu aviso antes de espirrar".

2. Tentar comer de boca fechada mas com o nariz entupido.

Reprodução

Desde criança a gente aprende que é feio comer de boca aberta, regra de etiqueta claramente criada por uma pessoa que nunca precisou escolher entre comer civilizadamente porém com falta de ar ou comer de boca aberta pra tentar respirar. Isso tudo quando não acontece de a gente espirrar com a boca cheia de comida. Desespero e gritaria.

Publicidade

3. E, além disso, não sentir o gosto e nem o cheiro de NADA.

Reprodução

Nariz entupido = zero olfato e zero paladar. Então, aquele trampo de tentar mastigar e respirar ao mesmo não é nada recompensador, uma vez que qualquer alimento que toca a sua língua durante as crises de rinite possui o delicioso gosto de: nada.

4. Ter que lavar as cobertas e os casacos infinitas vezes antes de poder usar.

Reprodução

O inverno tá chegando e com ele aquele momento em que você precisa desenterrar as cobertas e casacos que estavam guardados desde o ano passado. Pra quem não tem rinite, uma lavadinha básica já resolve. Agora se você é alérgico como eu, sabe muito bem que as coisas não são tão simples assim. Por mais que você higienize tudo, aquele famoso ~cheiro de guardado~ ainda vai conseguir causar pelo menos uma coceirinha no nariz.

Publicidade

5. Andar sempre carregando um rolo de papel higiênico ou caixa de lenço - até dentro de casa.

NBC

Quem é do bonde da rinite já aprendeu a nunca - jamais - sair de casa sem estar munido de uma boa quantidade de papel higiênico ou lenço de assoar o nariz. Porém, esta é uma prática que se faz necessária também dentro de casa, afinal, nunca se sabe quando seu corpo vai resolver abrir as comportas do ranho.

6. Ficar com a ponta do nariz assada de tanto assoar.

Reprodução

Outro velho companheiro das pessoas em situação de rinite é o nariz assado. Não adianta, mesmo que você use o lenço mais caro e macio da farmácia, uma hora o seu nariz vai começar a arder e ficar todo vermelho - chegando até a descamar - de tanto ter que assoar.

Publicidade

7. Não conseguir abaixar a cabeça pra fazer nada.

Reprodução

Durante uma crise de rinite, qualquer atividade que exija uma mínima inclinação para frente é um perigo. Até abaixar pra amarrar o sapato vira um desafio, porque você sabe que seu nariz pode começar a pingar se fizer qualquer movimento mal calculado.

8. Ficar com a respiração igual igual à do Darth Vader.

Lucasfilm

A rinite não é uma inimiga silenciosa, muito pelo contrário. Além dos espirros trovejantes e da constante fungação de nariz, a nossa respiração fica parecendo o motor de um Monza 87. Isso sem contar os roncos, que são companheiros garantidos nas noites de crise.

Publicidade

9. Passar o dia todo rastejando por causa dos efeitos do antialérgico.

Fox

Muita gente só consegue amenizar uma crise de rinite depois de tomar um combo de antialérgicos, mas em seguida precisa lidar com outro problema: o sono que eles causam. E não adianta tomar aqueles que dizem não dar sonolência porque o cérebro já se acostumou a querer se desligar nessas situações.

10. Sentir que a sua cabeça virou uma grande bola de ranho que pesa aproximadamente 100 kg.

Reprodução

É um mistério da ciência: não importa o quanto você assoe o nariz e expulse aquele líquido de dentro de você, a sua cabeça e até o seu rosto vão continuar pesados e latejando por causa dele.

Publicidade

11. Como se não bastasse tudo isso, acordar no dia depois da crise morrendo de dor no corpo.

Reprodução

O nosso corpo inteiro se contrai quando a gente espirra, né? Pois então, imagine quantas vezes essa contração generalizada acontece em um dia de crise rinite, quando espirramos aproximadamente 2736283624 vezes. Na manhã seguinte é certeza que você vai acordar com dores musculares no corpo todo, principalmente nas costas e no abdômen. Uma agradável sensação de atropelamento. 🥰

12. Por último, ter que explicar que você não tá com covid e sim com rinite.

Reprodução

Desde o início da pandemia, quem tá sempre com rinite provavelmente já precisou espirrar em um local público e recebeu olhares terríveis de todas as pessoas em volta. Daí, mesmo por trás da máscara, o seu rosto arde de vergonha e você precisa acalmar os ânimos falando "é só rinite, não é covid rs".

Publicidade

Veja também