Este perfil no Instagram mostrou que não sei absolutamente nada sobre etiqueta

Você sabe o jeito certo de comer sorvete? E de cuspir o caroço da azeitona?

Durante uma reunião de pauta, meu chefe mencionou que estava completamente imerso no Instagram da Fatima Scarpa. Eu ainda não conhecia o perfil, mas o nome dela me soava familiar. Após ̶l̶e̶r̶ ̶n̶a̶ ̶w̶i̶k̶i̶p̶e̶d̶i̶a̶ uma intensa pesquisa, lembrei que a Fafá (como ela gosta de ser chamada) foi a socialite que causou polêmica há um tempo por dizer que uma mulher nunca deve pedir água ao garçom, pois isso é papel do marido.

Esta não foi a única frase problemática já dita pela Fatima. Aliás, o curso de etiqueta que ela ministrou em parceria com Carol Celico possui vários conselhos bem... cringe. Procure por sua conta e risco.

Depois de me inteirar sobre a vida Fátima (que sim, é irmã do Chiquinho Scarpa), fui dar uma olhada em seu perfil no Instagram. E foi aí que iniciei uma jornada da qual ainda não consegui retornar.

Publicidade

A primeira coisa que notei é que o perfil dela parece existir em um universo paralelo. Não apenas por ela ser uma pessoa extremamente rica, que mora numa mansão e está sempre com a aparência impecável, mas porque na conta dela não existe absolutamente nada que se refere minimamente ao mundo real.

Reprodução

Coronavírus? Bolsonaro? CPI da Covid? Isolamento? Crise do desemprego? No Instagram da Fatima, que está chegando na marca dos 100 mil seguidores, nada disso parece existir. Todas as suas fotos e vídeos falam basicamente sobre o mesmo assunto: regras de etiqueta.

É bem revoltante ver que a vida dos ricaços segue plena e cheia de luxo enquanto quase 500 mil brasileiros já morreram e outros tantos perderam seus empregos por conta da pandemia. Por isso, um aviso antes de mergulhar no mundinho Scarpa: é bem possível que você saia de lá odiando ainda mais o capitalismo. Ou dando boas risadas. Ou percebendo que não entende nada de etiqueta e achando tudo... exótico.

Publicidade

Com tudo isso dito, vamos começar o passeio pelo perfil da Fatima. Um dos primeiros posts que aparecem na timeline é também o que resume bem o que você vai encontrar por ali. Nele, Fatima ensina que, ATENÇÃO, sorvete deve ser comido com garfo. Não, não é "tomado", é "comido" mesmo. E com garfo.

Em outra Dica da Fafá, nome do quadro onde ela ensina regras de etiqueta, ela nos diz o que fazer com o saquinho do chá após a infusão na xícara.

Uma das opções é deixar o saquinho no pires, mas Fafá não recomenda pois isso pode acabar gerando respingos indesejáveis e nada chiques. Para ela, a melhor forma de lidar com o saquinho do chá é colocá-lo numa peça feita exclusivamente para isso. Sim, ela existe e eu também não fazia ideia. De acordo com a Fatima, é possível encontrar esta peça "em qualquer loja de presentes finos". Tá bom, então!

Publicidade

Já parou pra pensar se você está usando o lavabo da casa dos outros da maneira correta? Neste vídeo a Fátima mostra aos seus seguimores qual é o jeito mais chique de usar o toilette fora de casa.

Não sei vocês, mas nenhuma pessoa que eu conheço tem esse tanto de coisa no lavabo. Ou que sequer tem um lavabo, pra falar a verdade.

Mas vamos à dica da Fafá que, na minha opinião, foi a mais surpreendente. Você sabia que é possível decorar os rolos de papel higiênico com lacinhos feitos com o próprio papel higiênico? Pois é, neste vídeo aqui ela te ensina a fazer este artesanato:

Muito bonito, mas fiquei com algumas dúvidas: tem que fazer um novo lacinho toda vez que alguém usar o papel? Posso colocar outra coisa no lugar, tipo uma flor ou uma foto do meu pet? É de bom tom pedir pras visitas não desfazerem o laço na hora de limpar a bunda? Me ajuda, Fatima!

Publicidade

Você, pessoa que usa batom, já cometeu o crime inafiançável de sujar um guardanapo de pano? Então a Fafá te ensina como não cometer esta gafe:

Eu sempre achei que guardanapo (de pano ou de papel) é feito justamente pra ser sujado, mas quem sou eu, né?

Uma pausa nas dicas pra gente mencionar a caixa de comentários, que é um show à parte. Lá, os seguidores aproveitam para tirar dúvidas e saber se estão fazendo as coisas do jeito certo.

Reprodução

Publicidade

Este seguidor trouxe à tona um dos maiores mistérios da humanidade: o que fazer com o caroço depois de comer uma azeitona? Você cospe na mão? Você devolve ao prato? Você joga direto no lixo? Socorro!

Reprodução

Calma, porque é claro que este dilema já foi resolvido:

De acordo com as regras da Fatima, o jeito certo é retirar o caroço da boca delicadamente e colocá-lo em um potinho exclusivo pra isso. Ah, e nada de palitinhos de madeira, hein? Eles não são nada chiques.

Publicidade

Quando a comida está muito quente, o correto é assoprá-la antes de colocar na boca, certo? ERRADO!

Fatima diz que nunca - em hipótese alguma - deve-se assoprar a comida. O jeito mais chique de lidar com uma sopa bem quente, por exemplo, é ir pegando aos pouquinhos e pelas bordas.

A esta altura seus olhos já devem estar doendo de tanto revirar, mas saiba que nos comentários a galera vai à loucura com as dicas:

Reprodução

Publicidade

Mas nem só de etiqueta vive a Fafá. Ela também curte dar dicas de organização, e nesse post ela ensina como organizar os copos Baccarat no armário:

Fatima, tenho uma dúvida: eu herdei uns copos de requeijão da minha mãe. Esta dica também vale pra eles?

Você é uma farmácia ambulante e vive com a bolsa cheia de remédios? Então se liga nesta dica importantíssima de como tomar suas pílulas antes das refeições:

"Tome seu remédio discretamente, não precisa anunciar pra ninguém". Corta para aquele dia em que você começou uma roda de samba sacudindo o potinho do remédio durante o churrasco de domingo.

Publicidade

E a caixa de comentários, como sempre, brilhando:

Reprodução

Esta dica aqui abalou tudo o que eu conhecia sobre etiqueta (que era perto de zero, mas tudo bem). A vida toda eu pensei que o jeito mais chique de cuspir um ossinho ou uma espinha de peixe era disfarçando com o guardanapo, mas de acordo com a Fatima não é bem assim:

Publicidade

Nos comentários deste vídeo, esta foi a única dúvida que ficou sem resposta. Justamente a que mais nos interessava. :(

Reprodução

Eu acho que a Fatima não tem local de fala quando o assunto é comer coxa de frango no kilo.

Como eu disse lá no começo, o Instagram da Fatima é um universo paralelo justamente por estar tão distante da dura realidade. Daria pra passar horas falando sobre este conteúdo, mas como eu tenho mais o que fazer, encerro com um vídeo dela dançando "Man! I Feel Like a Woman" da Shania Twain.

Publicidade

Veja também