Perdi seguidores e, junto, minha paz

Reflexões de uma criadora de conteúdo sobre a perda de seguidores nas redes sociais.

BuzzShe

Getty Images

Qual será a real causa pela qual as pessoas estão deixando de consumir o conteúdo dos criadores, uma vez que grande parte da humanidade está com um celular nas mãos? Será que estou abordando temas medíocres? Será que enjoaram da minha cara? Será que estou postando demais ou de menos?

A grande verdade é que em um momento como esse, isso não deveria importar. Como criadora eu estou aqui pra te estimular a não pensar em números na era dos números. Isso adoece, frustra e pode te causar sérios problemas.


Publicidade


Getty Images - Pollyana Ventura

Pensando nisso, quero te desafiar a criar e consumir conteúdos nos quais você acredita, então aqui vão algumas dicas. 

Publicidade

Tudo que vai, volta.

Da mesma forma que pessoas te conheceram, consumiram seu conteúdo e foram embora, outras podem chegar e fazer o mesmo. Que esse buraco nos seus números seja uma mágoa passageira e não te traga grandes preocupações.


Getty Images

Publicidade

Ressignificar seu conteúdo nem sempre é uma flecha certeira no seu alvo.

Pense em tudo o que você fez pra chegar no lugar que está. Mudar tudo do nada, logo agora, seria no mínimo injusto com o que você criou até aqui. Incluir ideias pode ser uma solução, mas apagar o trabalho feito não.


Getty Images - Luis Alvarez

Publicidade

Bug na plataforma.

Sim, é raro porém pode acontecer. Os números que você visualiza podem ficar abaixo do que a sua audiência visualiza, então se você notar que os números estão caindo diariamente, pergunte a um amigo qual a quantidade de seguidores que aparece pra ele.

Tente valorizar e sentir prazer no que você faz.

Você precisa ter algum tipo de prazer tanto na construção quanto na interação dos seus conteúdos. Se você não gosta, por que outra pessoa gostaria?

Publicidade

Getty Images - Roos Koole

Se for o caso, saia das redes.

Se o seu processo criativo está bloqueado e a sua mente está pesada, pratique a ausência para retomar suas ideias. Mesmo sendo criador de conteúdo você tem esse direito.


Publicidade

Veja também