Parei de tomar anticoncepcional há 5 meses depois de 7 anos — e esta é a minha experiência

Eu queria ver (entre outras coisas) se eu teria alterações de humor.

Oi! Eu sou a Fabiana, uma mulher de 27 anos que está tentando descobrir o que é melhor para sua saúde. Falando nisso, vamos conversar sobre anticoncepcionais.

The author smiling
The author smiling

Fabiana Buontempo

Diferente de muitas amigas minhas, eu só comecei a tomar pílula com 20 e poucos anos. Eu estava num relacionamento, mas o maior motivo pra começar a tomar anticoncepcional foi para regular meu ciclo. Ao longo da minha adolescência, minha menstruação sempre foi bem desregulada. Às vezes, eu ficava meses sem menstruar, às vezes, sangrava muito por mais de uma semana. Fiz diversos exames de sangue e ultrassom, mas meu ginecologista nunca conseguiu encontrar o que causava o meu fluxo irregular.

Por fim, eu decidi tomar anticoncepcional e, depois de várias tentativas e erros pra descobrir qual pílula era melhor pro meu corpo, eu estava prestes a colocar meu ciclo nos eixos.

Eu não pensava muito sobre isso quando era mais nova. Hoje em dia, eu sou uma mulher solteira com quase 30 anos que questiona tudo que coloca no próprio corpo (é óbvio que eu fiquei com muito tempo livre durante a pandemia).

@fabianabuontempo / Via Instagram

Publicidade

Mas vamos voltar um pouquinho. No início de 2020, eu estava mais mal humorada do que nunca.

Quando a quarentena começou, eu tive mais tempo pra perceber como meu humor muda ao longo do dia, algo que eu costumava ignorar e varrer pra baixo do tapete. Minhas emoções estavam descontroladas. Eu chorava do nada e ficava irritada com tudo e todos. Não me entenda mal, sou de Escorpião e sou temperamental, mas senti que as coisas andavam estranhas há algum tempo.

Uma das minhas amigas me contou que parou de tomar anticoncepcional porque estava se sentindo como eu, e nunca tinha pensado que aquela pequena pílula que eu tomava todos os dias poderia estar me deixando assim.

A pack of birth control
A pack of birth control

Mindful Media / Getty Images

Publicidade

Para mais embasamento, conversei com a médica obstetra e ginecologista, Staci Tanouye.

A médica disse que muitas mulheres consideram parar de tomar anticoncepcional por vários motivos. "Algumas pacientes têm efeitos colaterais e percebem que a pílula afeta a saúde mental, o peso e o nível de energia delas", afirmou ao BuzzFeed.

@dr.staci.t / Via Instagram

Por dentro, eu estava nervosa por parar. Eu já tomava anticoncepcional há cerca de sete anos (o que não é tanto tempo comparando com outras pessoas), então fiquei nervosa com o que aconteceria com o meu corpo quando eu parasse do nada.

A pack of birth control
A pack of birth control

Headexplodie / Via giphy.com

A primeira coisa que eu fiz foi marcar um horário com a minha ginecologista para perguntar quais eram os possíveis efeitos colaterais que eu sentiria. Ela disse que eu poderia parar quando quisesse, mas que sugeria que eu tomasse a cartela até o final. A Dra. Tanouye concordou com isso.

"Você pode parar ou começar a tomar anticoncepcional quando se sentir confortável. A sua menstruação pode ficar irregular por um período curto quando você parar, mas uma tabelinha pode ajudá-la a registrar e entender seu ciclo", ela afirmou ao BuzzFeed.

Minha médica disse que, já que meu ciclo era irregular antes, se eu voltasse a ter um ciclo irregular, eu teria que continuar tomando a pílula e fazer exames para entender o que poderia estar acontecendo. Como a Dra. Tanouye sugeriu, minha médica também me disse para monitorar e marcar meus sintomas durante a menstruação em um calendário.

Publicidade

Depois de pensar bastante, decidi parar de tomar a pílula no final de uma das cartelas e ver o que acontecia. Faz cinco meses que eu parei e estou muito feliz com a decisão que tomei. Aí vai o que experienciei até agora:

Pam from 'The Office' nodding
Pam from 'The Office' nodding

NBC / Via giphy.com

Este post é baseado somente na minha experiência, pois cada pessoa tem um corpo, necessidades e pode fazer escolhas diferentes. Ainda assim, espero que a minha experiência seja útil para alguém.

1. Admito, meus sintomas de TPM pioraram.

Britney Spears looking uncomfortable
Britney Spears looking uncomfortable

Fox / Via giphy.com

Quando tomava pílula, eu sentia cólicas leves uma semana antes da menstruação. Como previsto, quando parei, comecei a sentir dores na lombar e cólicas terríveis duas semanas antes de começar a menstruar.


Mas o que me surpreendeu foi uma dor aguda na parte inferior do abdômen. Eu nunca tinha sentido isso, mas a Dra. Tanouye disse que é normal. "A pílula anticoncepcional impede a ovulação, então essa pode ser a causa da dor durante o ciclo", afirmou ela.

Publicidade

2. Minha menstruação ficou mais intensa. 😩

A waterfall
A waterfall

Por sorte, a menstruação tem vindo no mesmo dia do mês que vinha com a pílula. Mas meu fluxo nunca foi tão intenso, o que eu tava meio que esperando, e os especialistas dizem que pode ocorrer, já que normalmente o anticoncepcional deixa o fluxo mais leve.

Eu não tive sangramento de escape, como algumas pessoas têm quando param com a pílula, mas preciso trocar o absorvente interno ou externo com muito mais frequência do que antes. A Dra. Tanouye confirmou que, ao parar de tomar pílula, "algumas pessoas relatam a diminuição dos efeitos colaterais positivos, como redução da acne, do fluxo menstrual e das cólicas".

Então, sim, eu sabia que isso ia acontecer. Mas, mesmo assim, foi difícil.

3. Meu fluxo é mais estável a cada mês.

mulher dizendo "Consistência"
mulher dizendo "Consistência"

"Consistência"

Hannah Witton

Com a pílula, em alguns ciclos, a menstruação era só um sangramento de escape, enquanto em outros, era pesada. Eu nunca sabia como seria naquele mês, mas agora ela tá vindo sempre parecida a cada mês, e eu gosto disso. Eu gosto de saber o que me espera todo mês. 😬

Publicidade

4. Eu pareço estar menos mal humorada.

24kGoldn cantando "Por que você tá sempre mal humorada?"
24kGoldn cantando "Por que você tá sempre mal humorada?"

"Por que você tá sempre mal humorada?"

24KGoldn / Via giphy.com

Por sorte, estou sentindo menos alterações de humor desde que parei com o anticoncepcional, o que eu esperava que fosse acontecer. Depois de alguns meses, percebi que não fico tão irritada ou rabugenta quanto antes. Sinto menos confusão mental e consigo pensar melhor. A saúde mental é uma jornada, mas sinto que isso é um passo na direção certa para melhorar meu humor.

5. Naqueles dias, minha pele ficava um pouco diferente.

A woman applying her skincare products to her face
A woman applying her skincare products to her face

Shameless Maya / Via giphy.com

As pessoas começam a usar anticoncepcional por vários motivos, um deles é para melhorar a pele. Já que eu nunca sofri com acne, não estava muito preocupada com a alteração que teria depois de parar. No entanto, quando eu chegava naqueles dias, era comum aparecer uma duas espinhas no queixo, algo que, para minha surpresa, não aconteceu depois que parei.

Publicidade

6. Meu apetite diminuiu, mas não sei se foi por causa do anticoncepcional.

homem dizendo "Perdi a fome."
homem dizendo "Perdi a fome."

"Perdi a fome."

Men in Kilts: A Roadtrip with Sam and Graham / Via giphy.com

Eu tenho bastante apetite (talvez pela genética italiana, não por causa da pílula). Minha alimentação é saudável, mas eu gosto de petiscar ao longo do dia, mesmo quando não estou naqueles dias. Para minha surpresa, depois de parar com o anticoncepcional, meu apetite diminuiu. Parece que eu estou com menos necessidade de comer sem pensar e estou mais consciente do que coloco no meu corpo. Isso pode ser só uma coincidência, então vou continuar a monitorar essa mudança.

No geral, estou feliz com a minha decisão.

Rihanna clapping and smiling
Rihanna clapping and smiling

Recording Academy/GRAMMYs / Via giphy.com

Se vou considerar tomar anticoncepcional no futuro? Talvez! Quem sabe? Mas, agora, eu acho que foi uma decisão positiva e estou feliz com a maneira que meu corpo reagiu.

Só para repetir, todos somos diferentes, então é importante ouvir seu corpo, pesquisar, consultar profissionais e entender suas opções no que se trata do seu corpo e do que você coloca nele.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também