Será que o seu home office virou um abuso?

Trabalhar de casa pode ser muito bom, mas precisamos impor limites.

BuzzShe

Westend61 - Getty Images

Segui uma vida buscando o sonho de trabalhar em casa, praticando a lógica que trabalhar com a mente é menos cansativo do que com o corpo.

Na verdade, ainda não descobri se isso é verdade. Mas bater o cartão significava, aparentemente, o fim de uma jornada – o que não parece acontecer no home office.

Publicidade

Reuniões inesperadas, ideias imediatas e ligações fora do turno vieram pra testar minha fé.

O abuso de quem pede é tanto que já não sei mais como dizer "não", com a insegurança de não parecer tão profissional ou pior: a sensação de que se me nego a fazer algo naquele exato momento, posso rapidamente ser substituída. Então, o que me sobra é o sentimento de estar falhando.

Andei pensando em como me posicionar para não parecer uma ingrata e, ao mesmo tempo, respeitar minhas pausas no expediente. E aí vão algumas dicas que apliquei na minha rotina e que talvez também possam te ajudar:

Publicidade

1. Não tenha medo de não estar disponível em horários fora do expediente.

Até um cavalo precisa de pausa para continuar a carregar a carga alheia. Horário de almoço, horário de descanso e finais de semana são importantes.

Giphy

Publicidade

2. Cuidado para não confundir coleguismo com assédio moral.

Aceitar condutas que extrapolam seus limites podem te adoecer. Você não é saco de pancadas e não precisa se sujeitar a tolerar tudo.


3. Alinhe os horários em que você está, de fato, disponível para não decepcionar as expectativas alheias.

Lembre-se: o combinado nunca sai caro.

Publicidade

Giphy

4. Eu sei, arrumar emprego no Brasil não é uma tarefa simples, mas...

Não deixe que coloquem na sua cabeça a sensação de que você jamais terá um trabalho igual ao que você está agora e que a valorização da sua competência existe graças aos profissionais ou às oportunidades que a empresa te deu. Seus dons são seus, e por mais difícil que seja pensar em dinheiro e prosperidade, principalmente nos tempos de pandemia, não permita que sua inteligência seja diminuída. Pessoas excelentes atuam em qualquer lugar.


Publicidade

Giphy

5. Não esqueça de dar atenção para você.

Se preocupar em entregar para o outro e esquecer de si é muito perigoso. O momento é delicado, mas se você não estiver com a mente minimamente esvaziada para o próximo dia, a explosão é certa.

Publicidade

Leia mais textos da Stella Yeshua:

Você não precisa se doar o tempo todo

5 conselhos para os criativos que não conseguem mais criar

Minha vida seria diferente sem a sua opinião sobre o meu cabelo


Veja também