Pãozinho doce com creme de pudim

Delicioso!

Há um ano

Pãozinho doce com creme de pudim

tasty

Rendimento: 6

Você vai precisar de:

Massa

170 g de farinha de trigo

100 ml de leite (levemente aquecido)

20 g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)

15 g de açúcar

3 g de fermento seco

2 g de sal

Creme

200 ml de leite (à temperatura ambiente)

2 gemas

3 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Algumas gotas de essência de baunilha

Calda de caramelo

60 g de açúcar

2 colheres de sopa de água

50 ml de nata fresca (à temperatura ambiente)

Modo de preparo:

1. Prepare o creme: coloque a gema e o açúcar em uma tigela e misture bem. Acrescente o leite e a essência de baunilha. Misture. Aqueça a mistura no micro-ondas durante 3 minutos (remova e misture bem ao fim de cada minuto). Cubra-a e leve à geladeira por 1 hora.

2. Faça a massa de pão: coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal em uma tigela e misture levemente. Faça uma cavidade no centro e acrescente o fermento seco e o leite morno, misturando tudo com uma espátula.

3. Coloque a massa em uma superfície previamente polvilhada e abra-a com suas mãos, distribuindo-a uniformemente sobre a superfície. Vire a massa, gire-a 90º e sove-a por 5 a 10 minutos, até obter uma massa lisa.

4. Espalhe a manteiga mole sobre a massa, amassando-a com as mãos. Dobre a massa, misture a manteiga e sove-a por cerca de 10 minutos. Quando a superfície da massa estiver lisa, enrole-a com cuidado, coloque-a em uma tigela, cubra-a e deixe fermentar por 1 hora (a fermentação primária termina quando a massa duplica de tamanho).

5. Coloque a massa na superfície polvilhada e bata nela com a palma da mão para tirar o ar.

6. Enrole a massa novamente e divida-a em 6 partes iguais. Coloque-as em cima da superfície, cubra-as com um pano de prato úmido bem torcida e reserve em temperatura ambiente por 10 minutos.

7. Abra a massa, adicione o creme e feche-a. Coloque em uma mini forma de pudim untada. Deixe fermentar por 30 minutos (a fermentação secundária termina quando a massa duplica de tamanho).

8. Preaqueça o forno a 200ºC.

10. Coloque as formas na parte superior do forno e asse a 200ºC por 20 a 25 minutos. Uma vez assados, retire os pães das formas e coloque-os em uma grade para resfriamento.

11. Prepare a calda de caramelo: coloque açúcar e água em uma panela e aqueça em fogo médio sem mexer. Deixe no fogo até dourar. Apague o fogo e gradualmente acrescente a nata fresca, mexendo.

12. Quando o fundo do pão estiver embebido na calda de caramelo, está pronto!

13. Aproveite!

Publicidade

Veja também