"Pacificador" revela que [SPOILER] é bissexual – e isso é importantíssimo
Mais um BAITA acerto da série.

Felipe Germano
Há 2 anos
Compartilhar publicação
Atenção: esta matéria tem spoilers do 7º episódio de "Pacificador"
Publicidade
A própria série já havia mostrado o personagem fazendo um ménage com outro homem. A fala do pai, no entanto, tira quaisquer dúvidas de que o protagonista se envolve efetivamente com outros caras. No plural.


Publicidade
Publicidade
O primeiro foi fugir da tentação de fazer um queerbating.
O termo em inglês é usado para caracterizar séries, filmes, livros, ou qualquer produto cultural que tenta fazer pessoas LGBTQIAP+ consumirem a história para se sentirem representadas em um flerte entre pessoas do mesmo sexo... mas, na hora de concretizar estas relações, os casais nunca são formados – e pares heterossexuais aparecem para não desagradarem os espectadores mais conservadores.
Na série em questão, desde os primeiros episódios, uma tensão sexual entre o Pacificador e seu fã, o Vigilante, vinha sendo formada. Com o esclarecimento de que o protagonista é bi, a relação não só foi justificada, quanto dá margem para desdobramentos no desenvolvimento dos dois personagens.
O segundo acerto se dá simplesmente na caracterização do personagem:
Pacificador é um brucutu. Gigante, burro, seguidor de teorias da conspiração, e autor de inúmeros crimes. Ainda assim, é frequentemente doce, sensível, e protagonista de uma vida que o colocou em diversas situações difíceis de julgar. Ser bissexual é só mais uma característica dele. O personagem não precisa ser afeminado, magro, gordo, enrustido, bom ou mal para ser bi. A gente sabe que, na vida real, sexualidade não define caráter, trejeitos, ou qualquer outra coisa – mas a ficção ainda insiste em estereotipar membros da comunidade LGBTQIAP+.
Uma representação mais complexa de bissexuais, como é o caso, ajuda a educar populações sobre como são, de verdade, pessoas bi.
Publicidade
Publicidade
Veja também
Publicidade
Publicidade