Os participantes do BBB ficaram bem assustados quando souberam do coronavírus

Produção quebrou o protocolo e levou informações para os brothers.

Em meio a tantas notícias sobre o novo coronavírus é estranho pensar os participantes do "BBB 20" não faziam a menor ideia do que a doença está causando pelo mundo.

Reprodução / Rede Globo / Via tenor.com

Por causa do avanço do vírus e com mais casos de infecção sendo confirmados no Brasil a casa dia, a produção do programa decidiu informar os brothers sobre a pandemia.

Reprodução / Rede Globo

A apresentador Tiago Leifert entrou ao vivo no programa na noite de ontem (16/03) para falar com os participantes sobre o coronavírus.

Publicidade

Antes de começar o assunto, Leifert avisou os brothers que o que ele estava prestes a dizer não fazia parte do jogo.

Reprodução / Rede Globo

Mais de uma vez o apresentador repetiu que não se tratava de uma pegadinha e que o assunto era sério.

Mesmo tentando falar de forma calma e sem criar pânico, as expressões do pessoal da casa foram de um sorriso para o total desespero quando Tiago mencionou que havia um vírus se espalhando aqui fora.

Reprodução / Rede Globo

Essa reação foi totalmente legítima, já que eles realmente não faziam ideia do que está rolando.

Publicidade

Leifert começou dizendo que em dezembro de 2019, quando os participantes ainda nem estavam confinados, começaram a surgir as primeiras notícias sobre o coronavírus vindas de Wuhan, na China.

Reprodução / Rede Globo

Tiago disse que o vírus causa um resfriado, o que gerou reações negativas nas redes sociais. Algumas pessoas acharam que o apresentador não deveria ter usado o termo "resfriado", que parece suavizar a seriedade da doença. Mesmo que essa medida tenha sido tomada para não causar pânico dentro da casa, ela foi criticada por ter deixado a entender pras pessoas aqui de fora que a situação não é tão grave assim.

Com as reações dos brothers, Leifert reforçou que os familiares de todos eles estavam bem e em segurança.

Reprodução / Rede Globo

Mesmo assim, foi possível perceber que alguns participantes, como Ivy e Rafa, já estavam extremamente preocupadas. Tiago explicou que a doença é mais perigosa para aqueles que se encontram em grupos de risco, como idosos, diabéticos, pessoas com problemas no coração ou com alguma outra doença pré-existente.

Publicidade

Pyong, que tem um filho que nasceu quando ele já estava confinado dentro do BBB, perguntou para o Tiago se crianças e recém-nascidos fazem parte do grupo de risco.

Reprodução / Rede Globo

O apresentador respondeu que "ainda não tem dados que confirmem que crianças ou grávidas estejam no grupo de risco". Depois disso, ele reforçou que as famílias de todos os participantes estão bem e que os cuidados com a saúde dos brothers foram redobrados.

Em seguida, o infectologista Edimilson Migowski entrou na conversa para dar dicas de como lavar as mãos de forma efetiva contra o coronavírus e também esclarecer dúvidas dos participantes.

Reprodução / Rede Globo

Edimilson explicou que é importante lavar as mãos muito bem e que o processo deve durar pelo menos 20 segundos.

Publicidade

Numa tentativa de tranqulizar todo mundo, Tiago e Edimilson brincaram que, no momento, o lugar mais seguro para se estar é na casa do BBB. Porém, pelas expressões dos participantes, é possível perceber que eles estavam todos muito assustados.

Reprodução / Rede Globo

A segunda pergunta veio da Gizelly. Ela quis saber quantas pessoas já morreram no Brasil por conta do novo coronavírus.

Reprodução / Rede Globo

Sem ter muita certeza, Leifert respondeu que no Brasil havia um caso de morte registrado. Até ontem à noite essa informação estava incorreta. A primeira confirmação de morte por causa da doença só aconteceu na tarde de hoje (17/03).

Publicidade

Já a Rafa Kalimann perguntou se a doença estava muito forte no restante do mundo.

Reprodução / Rede Globo

Leifert respondeu que alguns países estão melhores que os outros e usou a Itália como exemplo, dizendo que é um dos locais que estão com mais dificuldades de enfrentar o coronavírus. Ele aproveitou para lembrar que os países europeus possuem uma população mais velha, e que por isso a gravidade era maior.

Vendo que todos continuavam apavorados, o apresentador disse que o Brasil já está adotando medidas que a Itália, por exemplo, demorou a tomar.

Reprodução / Rede Globo

Tiago avisou que os próximos paredões serão sem plateia e sem a presença dos familiares dos emparedados para evitar aglomerações. Ele disse aos brothers que a situação deve durar mais umas duas semanas, mas o infectologista Edimilson o corrigiu informando que pode ser mais.

Publicidade

Leifert se despediu dos brothers e avisou que voltaria para conversar mais com eles após o fim do programa. Enquanto isso, o pessoal da casa começou a falar sobre todas as informações que receberam.

Reprodução / Rede Globo

Mari começou a chorar muito porque se lembrou que o seu namorado, o ex-bbb Jonas, frequenta bastante as academias. Rafa Kalimann se preocupou com a população do continente africano, onde ela realiza trabalhos voluntários. Manu Gavassi disse que para chegar ao ponto de eles serem avisado sobre a doença é porque é algo realmente muito grave.

Agora que até os confinados do BBB estão se informando sobre a doença, você que está do lado de fora não tem desculpa para não se prevenir. Se for possível, tente ficar em casa pelos próximos dias e lembre-se das dicas básicas para não contrair ou espalhar o coronavírus. Para conferir a cobertura do BuzzFeed Brasil sobre a pandemia basta clicar aqui.

Publicidade

Veja também

IMPORTANTE: Não adianta lavar as mãos sem manter o celular higienizado

Escrito por Tatiana Farah • há 4 anos

Somente pessoas com excelente hábitos de higiene vão zerar esse quiz sobre como evitar o coronavírus

Escrito por Stephen LaConte • há 4 anos

Coronavírus: qual a diferença entre isolamento e quarentena?

Escrito por Gaia Passarelli • há 4 anos

Você venceria um reality show de acordo com seus hábitos de higiene?

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

Veja também