Os lindos e grandes olhos desta menininha são causados por uma rara síndrome genética

Mehlani tem a síndrome de Axenfeld-Rieger, e as pessoas sempre comentam sobre seus olhos com sua mãe.

Esta é a Mehlani. Ela tem quase dois anos e mora com sua mãe, Karina Martinez, em Minnesota, EUA.

Karina Martinez

As pessoas geralmente elogiam os grandes e lindos olhos de Mehlani para sua mãe. O que as pessoas não sabem, porém, é que Mehlani tem a síndrome de Axenfeld-Rieger — rara doença que afeta o desenvolvimento dos olhos.

Martinez disse ao BuzzFeed News que Mehlani foi diagnosticada quando tinha só uma semana de vida. "Eu nunca tinha ouvido falar disso até acontecer conosco."

Publicidade

Karina Martinez

A síndrome de Axenfeld-Rieger afeta a córnea e a íris, dando aos olhos uma aparência diferente da maioria das pessoas. A íris, que é a parte colorida do olho, pode parecer pequena ou disforme. Além disso, podem surgir buracos na íris que fazem parecer que há mais de uma pupila ou que a pupila está fora do centro.

Cerca de metade das pessoas com essa síndrome também sofre de glaucoma, que é quando a pressão intraocular afeta o nervo óptico. O glaucoma pode fazer os olhos da criança parecerem maiores e, com o tempo, pode levar a deficiência visual e cegueira, se não tratada.

Mehlani tem glaucoma, embora até o momento sua visão esteja bem. Martinez disse que eles não sabem como será o futuro da menina, mas que ela precisa usar óculos de sol fora de casa, pois o glaucoma também pode deixar os olhos sensíveis à luz.

Publicidade

Karina Martinez

A batalha, no entanto, não é só médica. Martinez também precisa administrar os comentários que recebe de estranhos nas redes sociais. Ela compartilhou alguns deles em uma série de tuítes que viralizou.

Publicidade

"Eu sempre fico com uma sensação estranha. Só rezo para que ela sempre saiba o quanto ela é linda", escreveu.

Ela também se preocupa com como as outras crianças vão tratar Mehlani quando ela tiver idade para ir à escola. "Talvez as crianças deem apelidos a ela", disse Martinez. "Algumas crianças com quem ela já brincou disseram: 'meu Deus, os olhos dela são muito grandes.'"

Publicidade

"Neste momento, eu acho que ela é jovem demais para entender, então ela não vê nenhuma diferença, ela não sabe que tem algo de errado com seus olhos", disse Martinez.

Depois que seus tuítes viralizaram, Martinez foi procurada por inúmeros pais que também têm filhos com a mesma síndrome. "As pessoas foram extremamente gentis comigo, me dizendo que, se eu tiver algum dúvida, posso perguntar a elas."

Publicidade

Mehlani também é grata.

Publicidade

Martinez quer que Mehlani saiba que ela será sempre amada, mesmo que as outras pessoas não sejam gentis. "Eu vou dizer a ela que Deus a fez desse jeito por um motivo. Todo mundo tem alguma coisa que as faz diferentes."

Publicidade

Karina Martinez

Veja também:

9 coisas que você deveria saber sobre namorar alguém com deficiência

Escrito por Kristen Parisi • há 8 anos

14 frases que você deveria parar de dizer para cadeirantes

Escrito por Raphael Evangelista • há 7 anos

Maurício abriu um tópico para responder todas as perguntas que você já quis fazer para um cego

Escrito por Juliana Kataoka • há 6 anos

10 pessoas falam sobre como é viver com uma doença ou deficiência

Escrito por Nora Whelan • há 8 anos

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também