Saiba a ordem certa para ver os filmes do universo "Invocação do Mal" - incluindo o novo "A Freira 2"

A cronologia da franquia é beeem diferente da ordem de lançamento dos filmes.

A franquia de filmes do universo "Invocação do Mal" já soma 8 títulos - o mais recente deles, "A Freira 2", está em cartaz nos cinemas.

Os filmes ficcionalizam casos reais de experiências sobrenaturais vividas pelos investigadores de fenômenos paranormais Ed e Lorraine Warren, e alguma entidades que cruzaram o caminho deles. Mas qual é a ordem cronológica dos eventos da retratados? Veja a seguir:

1. "A Freira" (2018)

Divulgação

Dirigido por Corin Hardy, a trama acontece no início dos Anos 50 e gira em torno de Irmã Irene (Taissa Farmiga) e do Padre Burke (Demián Bichir). Eles são enviados pelo Vaticano para investigar um suicídio em um convento na Romênia, e descobrem no local a presença maligna de uma freira demoníaca conhecida como Valak.

Disponível na HBO Max e no Amazon Prime Video.

Publicidade

2. "Annabelle 2 - A Criação do Mal" (2017)

Divulgação

Em 1955, três anos depois dos acontecimentos de “A Freira”, um artesão de bonecas, Samuel Mullins (Anthony LaPaglia), e sua esposa, Esther (Miranda Otto), abrigam uma freira e um grupo de órfãs em sua casa. Porém a boneca Annabelle, um dos itens da coleção de Samuel, inicia uma série de eventos sobrenaturais que ameaçam a vida dos moradores.

Disponível na HBO Max.

3. "A Freira 2" (2023)

Divulgação

Em 1956, uma série de assassinatos faz com que o Vaticano insista para que a Irmã Irene (Taissa Farmiga) investigue que força demoníaca tem causado esses incidentes. Após certa resistência, ela parte para mais uma batalha contra o mal e acaba descobrindo verdades assustadoras. Em cartaz nos cinemas.

Publicidade

4. "Annabelle" (2014)

Divulgação

O filme se passa em 1967 e acompanha John (Ward Horton) e Mia Gordon (Annabelle Wallis), que está grávida e ganha de presente uma boneca de porcelana chamada Annabelle. Quando coisas estranhas começam a acontecer na casa dos Gordon, um casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), descobrem que a boneca é um objeto possuído por um espírito demoníaco.

Disponível na HBO Max.

5. "Invocação do Mal" (2013)

Divulgação

Já na década de 1970, o casal Warren é chamado para ajudar a família Perron, que vivenciam uma série de eventos paranormais em sua nova casa. Os acontecimentos estão ligados ao passado, e há uma presença demoníaca que os ameaça.

Disponível na HBO Max.

Publicidade

6. "Annabelle 3: De Volta para Casa" (2019)

Divulgação

O casal Warren mantém Anabelle em uma sala de artefatos amaldiçoados em sua casa com objetivo de proteger a todos. A filha do casal, Judy Warren (Mckenna Grace), sua babá Mary Ellen (Madison Iseman) e uma amiga, Daniela (Katie Sarife), têm que enfrentar incidentes terríveis quando uma delas acaba liberando as forças malignas ligadas à boneca.

Disponível na HBO Max e no Prime Video.

7. "Invocação do Mal 2" (2016)

Divulgação

Em 1977 os Warren são contatados por autoridades da igreja para ajudar a resolver um caso paranormal na Inglaterra. A família Hodgson está sendo atormentada por uma presença demoníaca - Valak - que possui uma das filhas da família, Janet (Madison Wolfe), e ameaça a vida de todos na casa.

Disponível na HBO Max e no Prime Video.

Publicidade

8. "Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio" (2021)

Divulgação

Na década de 1980 os Warren, com a ajuda de investigações e exorcismos, conseguem evidenciar a ligação entre um crime cometido por Arne Johnson (Ruairi O'Connor) e o sobrenatural. Uma das questões centrais é se o sistema legal pode aceitar a possessão demoníaca como legítima defesa.

Disponível na HBO Max e no Prime Video.

E "A Maldição da Chorona" (2019)?

Reprodução

O filme está em uma zona cinzenta sobre fazer parte ou não da franquia. Caso fizesse, entraria logo após "Annabelle 3: De Volta Para Casa" (2019), mas não é oficialmente do universo "Invocação do Mal", mesmo com as aparições de Anabelle e de Padre Perez (Tony Amendola), por não contar com um do principais produtores dos outros filmes, Peter Safran. As participações são apenas "easter eggs".

Publicidade

Veja também