Vieram ver a Rihanna ou causar o Chernobyl americano? Saiba o que esses OVNIs querem

Qual crise mundial seria menos pior?

Publicidade

Mas a teoria que vem surgindo é muito mais séria e tem impacto no nosso dia a dia.

Apertem os cintos, vamos entrar em mais uma crise ecológica.

Publicidade

Você ouviu falar de um trem descarrilhando nos Estados Unidos?

No dia 3 de fevereiro, um trem carregado de compostos químicos descarrilhou em uma pequena cidade no estado de Ohio, que foi imediatamente evacuada.

O trem levava uma grande carga de Cloreto de Vinila, uma substância usada principalmente na produção da resina do PVC. Segundo a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), estes são os riscos que essa substância apresenta a pessoas:

Ou seja: respirar o ar com Cloreto de Vinila por muito tempo pode apresentar efeitos narcóticos, branqueamento e dormência de dedos, alterações nas células do fígado, alterações na pele e tumores no fígado.

Animais que ficaram expostos muito tempo ao químico sofreram impacto neurológico, reprodutivo e no fígado, além do desenvolvimento de câncer - a substância é cancerígena também para pessoas.

Publicidade

Publicidade

O problema é que, assim como em Chernobyl, parece que as autoridades não entendem direito o tamanho do estrago.

Na reportagem de um canal norte-americano, Taylor, criador de raposas, conta que está fora da área evacuada pelo governo (de uma milha, ou 1,6 quilômetros do acidente). Ainda assim, todas as suas raposas apresentaram mudança de comportamento, inchaço – como a que está em seu colo – , perda de apetite e problemas de estômago, além de uma das raposas já ter morrido, alguns dias depois do descarrilhamento. O criador afirma que todos esses sintomas começaram a aparecer logo após esse acidente.

Publicidade

E que tal notícias mais tenebrosas ainda?

Em resumo, nesta reportagem da CBS:

  • Um jornalista foi preso durante o pronunciamento do governador;
  • No tal pronunciamento, o governador afirmou que as pessoas evacuadas da região próxima aos trilhos já podem voltar para casa;
  • Os residentes foram informados que o ar e a água já são seguros para consumo na região;
  • O médico especialista diz que ainda seria necessário buscar quanto resíduo está na água e no solo, antes das pessoas voltarem para casa;
  • As pessoas com maiores consequências de longo prazo são as que tiveram as primeiras exposições ao químico, durante o acidente e a queima.

Já viram uma história beeeeem parecida com essa?

Aos que não se lembram, o desastre da planta de energia nuclear em Chernobyl começou como um simples acidente operacional, que começou como um incêndio no local, seguido de uma retenção de danos para um acidente de proporções muito menores, trouxe consequências irreversíveis para a saúde da comunidade, e deixou toda a cidade e a região que a cercava completamente inabitável até hoje, décadas depois. Tudo isso é retratado na aclamada série "Chernobyl", da HBO.

Publicidade

Veja também