5 documentários do Oscar para ver em casa

A premiação será realizada em 27 de março.

Entre histórias reais em curta e longa-metragem, ao todo, 10 filmes foram indicados ao Oscar de melhor documentário.

Para facilitar a sua vida, reunimos na lista abaixo os 5 que estão disponíveis no Brasil para serem vistos sem sair de casa.

Summer of Soul (...ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada).

O filme aborda o "Harlem Cultural Festival" de 1969, evento que reuniu grandes nomes da música negra como Stevie Wonder e Nina Simone. O festival em celebração à cultura afro-americana ocorreu no mesmo verão de "Woodstock". Apesar da grandeza do Harlem Cultural, as imagens recuperadas pelo filme ficaram guardadas por décadas.

Disponível no Telecine.

Duração: 117 minutos.

Categoria: Melhor documentário (por enquanto, esse é o único filme da categoria disponível no Brasil).

Publicidade

Audible.

Abalado pelo suicídio de um amigo e pelo abandono do pai, Amaree lida com a família e os relacionamentos enquanto se prepara para um grande jogo de futebol americano com o time da escola para surdos.

Disponível na Netflix.

Duração: 38 minutos.

Categoria: Documentário de curta-metragem.

The Queen of Basketball.

O filme conta a história real de Lusia Harris, atleta pioneira que se tornou um fenômeno do basquete na década de 1970. Ela fez história como a primeira mulher a marcar uma cesta nas Olimpíadas e foi uma das duas primeiras mulheres a entrar no Hall da Fama do Basquete.

Disponível no Youtube.

Duração: 22 minutos.

Categoria: Documentário de curta-metragem.

Publicidade

Onde eu Moro.

O documentário narra as histórias tocantes dos moradores de rua dos Estados Unidos e joga luz sobre essa que é uma crise humanitária urgente e, por que não, universal. O foco do filme são as pessoas que vivem nas ruas de Los Angeles, Seattle e São Francisco.

Disponível na Netflix.

Duração: 40 minutos.

Categoria: Documentário de curta-metragem.

Três Canções para Benazir.

Morando em um campo de refugiados afegãos, o jovem Shaista luta para conciliar o sonho de entrar no exército e as responsabilidades familiares de um recém-casado.

Disponível na Netflix.

Duração: 22 minutos.

Categoria: Documentário de curta-metragem.

Publicidade

Ah, depois de conferir os filmes acima, não esquece de refazer o nosso quiz de "Quantos filmes indicados ao Oscar 2022 você já assistiu?" 😉

Veja também