OMS decreta a varíola dos macacos como emergência mundial de saúde

Brasil já possui cerca de 600 casos.

A Organização Mundial de Saúde emitiu uma nota neste sábado (23), dando status de alerta máximo para o surto de varíola dos macacos.

A doença já se encontra em 75 países e tem se alastrado rapidamente principalmente na Europa. Diante disso, Dr Tedros Adhanom, diretor geral da OMS, declarou que o processo de contaminação pode ser interrompido com as estratégias certas e nos grupos certos.

 Leila Dougan/Daily Maverick/Gallo Images via Getty Images

Publicidade

O grupo que ele se refere é o de homens que fazem sexo com homens, especialmente aqueles com múltiplos parceiros sexuais.

Thomas Trutschel/Photothek via Getty Images

Um estudo recente do New England Journal of Medicine com 528 pessoas em 16 países concluiu que 95% dos casos foram transmitidos sexualmente.

Ao citar este grupo como potencial risco, Dr Tedros pede cautela e que não se crie estigmas, como aconteceu com o HIV no fim dos anos 80 e começo dos anos 90, que era chamado de "câncer gay".

Thomas Trutschel/Photothek via Getty Images

"Estigma e discriminação podem ser tão perigosos quanto qualquer vírus. Além de nossas recomendações aos países, também peço à sociedade civil e organizações, incluindo aquelas com experiência em trabalhar com pessoas vivendo com HIV, para trabalhem conosco na luta contra o estigma e a discriminação", alertou.

Publicidade

A emergência de saúde pública internacional é o nível máximo que o órgão emite. Mas para chegar neste parecer, não houve consenso no conselho que deliberou.

O comitê não foi unânime. Foram nove cientistas contra, e seis a favor da decisão. Em todo caso, a decisão final cabe ao diretor.

Publicidade

Atualmente são mais de 16 mil casos no mundo, desses, cerca de 600 no Brasil. 4 mortes foram confirmadas até o momento.

Veja também