Óculos Oakley X-Metal: a maior cultura retrô do Brasil?

Os modelos foram descontinuados, mas seguem sendo reproduzidos e são sucesso nas quebradas.

Quando a Oakley lançou a X-Metal em 1997, os criadores jamais imaginariam que, mais de duas décadas depois, esses óculos seriam os mais populares do Brasil.

Foto Portal Kondzilla | Mc Dede e Mc Lele JP.

A linha X-Metal original foi composta por 8 modelos: Romeo 1.0, Mars, Juliet, XX, Penny, Romeo 2.0, Half X e X-Squared. Posteriormente, foram lançados os modelos Badman e Madman. E dizemos “foi”, no passado, porque a linha X-Metal foi descontinuada em 2012!

Só um ano depois do lançamento de “Megane”, de MC Boy do Charmes, e “Tá Patrão”, de MC Guimê - alguns dos primeiros videoclipes lançados por Kondzilla -, que cravaram a presença dos modelos X-Squared, Romeo 2.0 e Juliet no audiovisual do Funk.

Reprodução | Michael Jordan usando o Romeo 1.

Anteriormente, os modelos X-Metal foram usados por atletas como Michael Jordan e Scott Pippen, inclusive em comemorações de títulos do Chicago Bulls. Também marcam presença no filme Missão Impossível 2 e X-Men (repare nos óculos que Ciclope usa quando está sem seu uniforme).

Publicidade

Mas como modelos descontinuados há tantos anos continuam sendo usados até hoje?

Reprodução | Oakley Juliet 24k, um dos modelos mais queridos pelos brasileiros.

O brasileiro não conseguiu desapegar dos modelos X-Metal. A procura era tanta, que os modelos falsificados (das mais variadas qualidades) continuam sendo fabricados e vendidos até hoje. Sim, esses modelos de Juliet, Penny, Romeo etc fabricados em larga escala são todos réplicas!

Uma das únicas formas de conseguir os originais é apelar para lojas especializadas na venda de modelos antigos da Oakley.

Reprodução Oakley | Reedição oficial (e limitada!) dos modelos Romeo e Juliet.

Ou, então, desembolsar mais de R$ 80.000 em lançamentos especiais como o box com Romeo e Juliet, apresentados em 2021 e limitados a apenas 14 exemplares.

Publicidade

Ao contrário do que muitos pensam, a icônica Juliet (lançada em 1999) não é o nome da linha.

Reprodução Instagram | Não é difícil ver Neymar usando algum modelo X-Metal, seja Juliet ou X-Squared.

É comum, por exemplo, chamarem o modelo X-Squared de “Juliet quadrada” ou Penny de “Juliet pequena”. Na verdade, Juliet é apenas mais um dos modelos da linha X-Metal. 

Retrô é o nome dado às reproduções atuais de estilos antigos. Considerando o apelo popular dos óculos da linha X-Metal em diversos lugares do Brasil, talvez esses óculos de lentes espelhadas sejam as peças retrô mais populares do país!

Texto de Jun Alcantara.

Publicidade

Veja também