O Rafael respondeu todas as perguntas sobre AliExpress que você sempre quis fazer

"Cadê minha encomenda?"

Nesta quarta (2) apareceu um tópico ótimo no nosso grupo no Facebook. Nele, o Rafael, que trabalhou dois anos no AliExpress, se disponibilizou a responder qualquer pergunta que você sempre quis saber sobre o site chinês de compras.

Reprodução / Facebook / Via facebook.com

Rafael foi gerente de marketing do AliExpress Brasil em Hanghzou, na China, entre 2015 e 2017. Ele conta que decidiu abrir um tópico para perguntas porque as pessoas sempre ficam curiosas quando ele menciona que já trabalhou no site chinês.

Neste post, reunimos as perguntas e respostas mais recorrentes e curiosas que apareceram no tópico.

1. "Como você conseguiu o emprego?"

"Achei a vaga pelo LinkedIn. Foi um longo processo de entrevista que durou quase um ano. Foram umas dez entrevistas com diferentes gestores e diretores em varias áreas até entrar pro AliExpress Brasil. Fui pra a China empregado e expatriado, com todos direitos de expatriamento (visto pra mim e pra minha esposa, passagem aérea e pacote de relocação)".

Publicidade

2. O salário é bom? Qual era seu cargo? O trabalho era pesado?

"Digamos que a experiência valeu muito a pena. Eu era gerente de Marketing Digital do AliExpress Brasil, vulgo o cara que ficava nas redes sociais e fazia altos paranauê".

3. "Cadê minha encomenda?"

"Você não imagina o stress que é entre: chineses - site - Correios! Existem várias razões. Uma sem dúvidas são os Correios brasileiros. Mas também acontece de os vendedores chineses irem no China Post (os correios chineses), pegarem um MILHÃO DE CÓDIGOS de envio, colocarem no sistema, mas só postarem de fato quando ele estiver com um bom número de pedidos pra enviar de uma vez".

Publicidade

4. Tinham muitos brasileiros? Você teve dificuldade com a língua quando chegou?

"Tinha uns cinco brasileiros em áreas diferentes do site. Mas na China até que tinha bastante. Sobre a língua, foi um INFERNO. Encontrar gente que fala inglês em Shanghai e Beijing é muito mais fácil que em Gangzhou... Eu vivia de mímica e Google Tradutor".

5. "O local de trabalho é legal tipo Google?"

Reprodução / Facebook / Via facebook.com

"O campus era GIGANTE, mas não tinha nada tão espetacular... Tinha Starbucks etc... Mas era ENORME".

Publicidade

6. "Existe treta com os correios de outros países, ou o nosso é campeão de decepção?"

"Brasil definitivamente é o campeão!"

7. "Existe a possibilidade da minha encomenda ter sido perdida na China?"

"Dificilmente uma mercadoria é perdida na China, algo como um em um milhão. Se o vendedor fez seguro nos correios chineses, os correios chineses pagam, caso contrário, ele perde a grana".

Publicidade

8. "Como o AliExpress consegue manter o valor de frete tão baixo para vendas internacionais?"

"Resumidamente: A China trabalha com volume, quanto mais volume, mais barato sai. Não existe "envio grátis" na China, mas digamos que existe um preço fixo por "malote" e este valor acaba saindo por centavos para quem vende muito. Por isso que tem muita mercadoria que demora ANOS até ser enviada".

9. "Por que é tão difícil achar as coisas no site?"

"Basicamente todo o sistema é em chinês e é traduzido primeiro para o inglês e depois para o português. Por isso as coisas ficam tão caóticas e perdem o sentido".

Publicidade

10. "Você dava muita risada quando o pessoal mandava as fotos dos produtos recebidos e eles eram muito diferentes dos produtos anunciados? Quando isso acontece a loja é penalizada?

"Olha, nas redes sociais não vinha muito essas coisas, mas no site tinham umas coisas bizarras. O vendedor não é penalizado, mas avaliações negativas acabam diminuindo a loja da pessoa no ranking".

11. "O Alibaba tem trabalho escravo?"

"Não confunda o Alibaba com as fábricas. No Alibaba não existe trabalho escravo porque ele é um grupo como o Google. O AliExpress é um marketplace, como o Mercado Livre, ele só faz os anúncios, os vendedores são responsáveis pelo resto".

Publicidade

12. "Como é feito o controle sobre os vendedores?"

"Existe um mega controle dentro do Alibaba, eles investigam a empresa, os donos, etc, etc. Mas isso é mais pra garantir que não exista pirataria e que o produto seja bom. Eles querem que o AliExpress seja uma Amazon. Mas eles não tem a obrigação de visitar a empresa e atestar condições de trabalho".

13. "Os vendedores pagam alguma taxa ou é descontado do valor da mercadoria?"

"Eles pagam e pagam caro pra estar dentro do Ali.... Não sei ao certo a porcentagem, mas também existe desconto nas vendas".

Publicidade

14. "Como são as condições de trabalho?"

Reprodução / Facebook

"Digamos que não existe nenhum tipo de lei trabalhista. O salário caia todo mês, tinha 13º salário e bônus, mas por via de regra estrangeiro sempre recebe mais que os locais. A contratação é sempre na base de muita entrevista ou indicação. Estrangeiro na China tem vantagem por ser estrangeiro. Muitas vagas pedem chinês mas outras pedem apenas 'um rosto gringo'".

15. "Para você, o que vale a pena comprar no site?"

"Na minha sincera opinião, o AliExpress é ÓTIMO para miudezas, produtos mais simples. Imagine se você comprar algo foda e precisar trocar, o stress é gigante".

Publicidade

16. "Os celulares que vendem no AliExpress são originais mesmo?"

"Duvido muito. Eles tem as máquinas que embalam e tudo, a grande maioria é tudo remontado".

17. "A Wish e a Ali sao inimigas?"

"Inimigas não, mas competidoras, tipo o lightinthebox. Mas nenhuma tem a grana que o Alibaba tem".

Publicidade

18. "Por que o TaoBao é tão mais barato que o AliExpress?"

"O TaoBao faz parte do grupo Alibaba e lá é mais barato porque funciona exclusivamente dentro da China. São vendedores chineses vendendo para compradores chineses. São muitas ofertas, é um absurdo|"

PS: Só dá pra comprar no TaoBao se você morar na China, por isso, caso você não more lá, você precisa de um intermediador para redirecionar a sua compra, um serviço que algumas empresas prestam chamado SHOPPING SERVICE.

19. "Você tem alguma dica pra gente comprar sem medo de receber um tijolo?"

"A dica de ouro é: sempre compre de vendedores bem avaliados ou das marcas em destaque".

Publicidade

20. "Por que todas as blusas que eu comprei vem fedendo a petróleo?"

"Porque roupa é praticamente descartável na China, se você pagar mais de 10 reais por algo, pode ter certeza que está pagando caro. E também por causa da péssima qualidade do tecido, que muitas vezes é misturado com outras coisas pra 'fingir' ser algo que não é".

21. "Tem algo que todo mundo deveria saber sobre a AliEexpress Brasil?"

"Não tem mais nenhum brasileiro cuidando dele, agora é um português".

Publicidade

22. "Por que você saiu de lá?"

"Bom, tive muitos motivos, primeiro deles que consegui minha cidadania italiana, o segundo era que a qualidade de vida lá não era algo que eu e minha esposa queríamos pro futuro, então resolvi focar na europa, recebi uma proposta e #partimos".

23. "Qual o produto mais inusitado que você viu no site?"

Reprodução / AliExpress / Via pt.aliexpress.com

"O mais bizarro de todos foi o chinelo de peixe".

Publicidade

Veja também:

22 coisas que descobrimos ao visitar a cozinha do McDonald's

Escrito por Manuela Barem • há 8 anos

17 dicas de fast food no Brasil que você provavelmente não conhecia

Escrito por Rafael Capanema • há 7 anos

15 coisas que professores querem que você saiba

Escrito por Raphael Evangelista • há 6 anos

Veja também