O que vem aí nesse Ano Novo Astrológico

Para os astros, primeiro de janeiro não tem graça nenhuma, tudo recomeça no fim de março, com a entrada do outono.

Adeus ano velho (ainda bem), feliz ano novo... astrológico!

Nesse ano de 2023, às 18h24 do dia 20 de março, entramos no novo ano Astrológico. Para a Astrologia, o ano sempre começou a partir do dia do Equinócio de Primavera lá do hemisfério norte, em que dias e noites tem duração semelhante, e o frio do inverno finalmente termina, dando início à estação do florescimento. Mas o que esperar para nós?

Publicidade

Primeiro, vamos falar de coletivo, mais especificamente do Brasil. Podemos analisar esse mapa como sendo um guia do ano, mas a cada mudança de estação faremos um novo mapa que vai complementar esse, até o ano novo de 2024.

No Brasil, o mapa do ano novo tem o ascendente no signo de Libra, que por si só já representa uma mudança de postura do país em relação aos fatores externos, especialmente frente ao que vínhamos observando até aqui, com muitos eventos acontecendo de forma abrupta e errática.

Influenciando diretamente este ascendente em Libra está a sua regente, a Vênus, representante dos nossos desejos, no signo de Touro, que ela ama, mas numa casa difícil e sombria que é a casa 8, da morte, empréstimos e coisas ocultas.

Esse posicionamento possivelmente indicará que o país fará acordos difíceis, mas importantes ao longo do ano dentro das relações internacionais, e este fluxo de credor e devedor vai ficar em alta, bem como toda a questão dos juros das moedas, dos empréstimos e financiamentos de bancos, e o próprio sistema bancário e financeiro em si, especialmente o especulativo. Podemos ver algumas bolhas explodindo por aqui, e crises por conta de taxas de movimentação e perdas de dinheiro. É possível também que vejamos a morte de alguma figura ministerial ou eclesiástica importante. De qualquer forma, para nós todos, assuntos relacionados a bens dos outros, dinheiros emprestados, entre outras coisas, podem ficar em alta.

Publicidade

Essa mesma Vênus, que rege o mapa do ano do País, está num ângulo favorável com Saturno - recém-entrado em Peixes -, que vai colocar no radar do coletivo as questões de saúde pública, necessidade de parada, e, talvez, até alguma reforma trabalhista importante (ou revisão dessa reforma), mas que vai vir gradualmente, e num processo um pouco doloroso, onde é possível vermos um adoecimento, que de alguma forma pode ser um wake up call pra gente como um todo.

É bem provável que ainda mais coisas escondidas apareçam - descasos do governo anterior - com relação à saúde e pandemia, talvez ocasionadas justamente por um novo episódio de saúde que faça as coisas se mexerem por ali.

O presidente Lula vai ter uma função primordial neste ano, que é a de ser o principal articulador de acordos internacionais, e de mudança da nossa reputação no cenário externo, mas vai enfrentar ainda muita resistência interna, inclusive de aliados, talvez até com pessoas próximas se afastando ou dando declarações contrárias a ele na imprensa, como forma de se testar publicamente e aquecer o velho debate de uma terceira via para 2026.

Publicidade

O povo, mesmo os que votaram no atual presidente e esperam coisas boas, tende a estar menos ativo e mais cansado, e ainda parcializado e consumindo apenas as informações que deseja, e passando um pano ali para informações ruins sobre quem cada um gosta.

Um ângulo feliz entre a Lua e a Vênus, inclusive, tende a reforçar uma mentalidade coletiva de querer aproveitar tudo, consumir muito, especialmente diante dos anos anteriores de crise e pandemia. Existe uma tendência ao florescimento de manifestações culturais como um todo, inclusive – e especialmente – religiosas.

O Legislativo vai dar muito trabalho pro Executivo – como já esperado – e deve se manifestar bastante sobre questões familiares e questões de posses e terras como um todo.

O Judiciário deve manter a tendência de se extrapolar na ausência de outros Poderes, mas pode aparecer ainda mais por ter que versar sobre temas muito rotineiros da vida das pessoas, mexendo em direitos por haver uma lacuna na lei (como foi com o casamento homoafetivo, por exemplo). É possível que haja algum plebiscito ou proposição de alguma outra forma de representação direta do povo.

Publicidade

Vai ser um ano, como já esperado, de botar para fora o que é considerado lixo, e para dentro o que acredita-se que é o melhor, e isso vai demandar muito esforço, porque tem muita coisa escondida.

Vale também para nossas vidas pessoais, existe um caráter forte de tirar o excesso de peso para que um fluxo chegue, mas a partir do momento que essa fluidez vier, algumas verdades que estavam escondidas também tendem a aparecer.

Se olharmos mais para uma perspectiva menos Brasil e mais do consciente e inconsciente coletivo em suas vidas, o sentimento grande é de reequilibrar a vida social, um incômodo ainda maior do que nunca sobre os excessos, principalmente de trabalho, um possível aumento de casos e notícias sobre casos de adoecimentos por burnout e exaustão, e uma movimentação geral das pessoas em reciclar suas rotinas.

Nosso olhar, coletivamente, mudou bastante nos últimos anos, e a Astrologia desse ano é favorável para que a gente tire da frente a poeira e as sombras do que efetivamente queremos agora, nesse novo momento. É um ano de abraçar os desejos, inclusive aqueles que não teríamos coragem em outro momento, nosso lado sombrio.

Publicidade

Mas vamos ver o que essa passagem significa pra cada signo! As interpretações aqui são bem focadas no Ascendente!

ÁRIES ♈

Nesse ano, você será provocada a se estressar menos com as coisas que quase aconteceram, mas acabaram não acontecendo, você ficou esperando muito e no final... fuén. É um ano de potencial criativo, mas talvez o pulo do gato seja muito mais criar para arrumar e renovar a casa do que criar para expandir. Mais reciclar do que reinventar a roda.

TOURO ♉

A dica do ano é: se você se frustrar com tudo que você acha que poderia ter sido e não foi, e tudo que você almejava e alguém conseguiu antes de você, você vai ficar parada. Para todo destino final, existem vários caminhos, lembra disso o ano todo, tá?!

GÊMEOS ♊

O ano tem potencial para que você crie muita coisa, mas talvez você vai precisar de ajudas extras de pessoas, por chegar em alguns lugares ou processos meio “atrasado”, e precisar dar aquele gás a mais pra se situar. O timing das coisas pode não te ajudar, e isso pode vir da sua distração. Tudo aquilo que for claro pra você que você quer, não se distraia, mesmo que tenha um momento chato no caminho. Senão você perde o bonde.

CÂNCER ♋

Por posicionamento de astros desse ano, pode ser que algumas coisas que você esconde – especialmente de fraqueza e talvez até doenças – apareçam muito, e você seja visto como mais vulnerável do que normalmente é. Sabe o que você faz sobre isso? Abraça a vulnerabilidade. E não reaja a nada que pareça ameaçador imediatamente. Não bote fogo ou dê mais corda para certas coisas, nem levante você um problema seu (ou piore). Valorize o tempo, deixe algumas coisas estarem ou acontecerem antes de agir.

LEÃO ♌

Para o ano, vale uma atenção especial à boa vontade de quem na verdade te detesta. O silêncio vai ser ouro em muitos momentos, ainda mais porque é um ano de enorme potência criativa. Trabalhe as possibilidades em silêncio, valorize aqueles que realmente estão com você e traga eles para perto, ainda mais. Ano de reencontrar com você.

VIRGEM ♍

Esse pode ser um ano de “ou vai ou racha” para uma ou várias coisas na sua vida. Tudo que já tá dando sinais de estar no limite, meu amor, alguma ação deve vir aí muito em breve. E isso pode ser visto e a mensagem residual disso sair um pouco do seu controle. Sempre que necessário, se posicione firmemente e não dê margem a dúvidas ou interpretações erradas.

LIBRA ♎

O ano tende a ser bom, inclusive um ano em que algumas vontade suas pareçam egoístas, por serem só suas, e você se veja se comportando um pouco mais individualmente. E isso não é ruim, desde que não seja por ranço e vingança. É um ano de deixar sua vontade fluir, o fluxo daquilo que te dá prazer acontecer e fluir normalmente, sem precisar olhar para as ausências. Outras presenças ocuparão as ausências.

ESCORPIÃO ♏

Esse pode ser um ano em que você vai iniciar finalmente alguns processos de mudança que vão reverberar bastante nos próximos anos. Se tem algo na sua rotina que já tá te incomodando há tempos e você postergou, toc toc toc, a polícia federal veio levar. Se atente à sua saúde, para capturar qualquer possível mal já no início.

SAGITÁRIO ♐

Ano bom pra estudar, pra ensinar, pra ter filhos, pra criar, escrever alguma coisa, produzir

algo que seja seu, que você dite a regra e a estética. De ser você, também, que vai chamar as pessoas pra fazer coisas, e talvez até retomar algumas amizades antigas que estavam meio adormecidas, e talvez até reatar algumas brigas e mal entendidos do passado.

CAPRICÓRNIO ♑

A vibe que o mapa do ano traz para as capris é que é um ano maravilhoso pra ficarem menos chatas e aprenderem outras linguagens, outras formas, e escutar um monte os outros. Talvez estejam tão exaustas de si mesmas que a melhor maneira de sair de si é escutar muito quem tá do lado de fora e ver o que eles fazem e sabem de legal. E pode ser bem incrível, lidar demais com a gente e nossas manias muitas vezes é exaustivo.

AQUÁRIO ♒

O ano novo vem com a saída de Saturno bem da sua cara, e agora que você já se reviu e mudou tanto nos últimos 2 anos, é hora de olhar pra aquilo que te sustenta, né. O que você pode aprender de novo, que esteja mais alinhado com você? Será que tem gente mais legal pra você ficar perto nesse momento? Gente que traz uma relação mais equilibrada? Aproveita também pra fazer pequenas viagens, vai ser ótimo.

PEIXES ♓

Em maio desse ano, seu regente fica belíssimo em Touro, te favorecendo horrores e amenizando a influência do Saturno que acaba de entrar bem na sua cara. Se permita aprender, de verdade. Se permita ouvir aquilo que dói e produzir algo com aquilo, e não ficar sofrendo por ter sido desmascarada ou sido ruim pra alguém. O melhor jeito de se desculpar com qualquer pessoa, inclusive você mesmo, é por atitudes diferentes, muito mais que justificativas ou melancolia.

Veja também