O que Saturno entrando em Peixes pode nos trazer

O astro da disciplina, também conhecido como “o grande maléfico”, fica em Peixes até 2025, e com um retorno breve que termina em 2026, num grande ciclo.

Quem já conhece ou leu um pouco sobre Astrologia, talvez tenha aprendido a ter medo de Saturno, conhecido e divulgado por alguns como o “grande maléfico” da Astrologia. O retorno de Saturno também é temido, uma época de possíveis grandes dificuldades para todos nós, sempre ali entre os 28 e os 32 anos.

Mas a verdade é que Saturno, assim como Júpiter, é um planeta que define ciclos nas nossas vidas; está mais distante que os planetas pessoais – Mercúrio, Vênus e Marte – mas mais próximo que os planetas transpessoais ou coletivos – Urano, Netuno e Plutão. É considerado um planeta evolucional. E toda evolução ou processo de caminhada e desenvolvimento tem momentos de picos e momentos de vale, momentos de expansão e momentos de constrição: enquanto Jupiter representa os picos de expansão, Saturno representa os vales de constrição. E ambos são necessários e essenciais nos processos.

Saturno demora ali entre dois e três anos em cada signo que ele transita, e ele hora facilita e hora dificulta processos conforme aquele signo em que está, e também como está o regente daquele signo.

De 2017 a 2020, Saturno esteve no signo de Capricórnio, e ele mesmo é o regente desse signo, que é um signo com relação forte com o individualismo, as relações de poder, uma certa frieza e ambição; nesse período, tivemos figuras como Donald Trump e Jair Bolsonaro pipocando aí ao redor do mundo, e uma certa saída do armário de certos tradicionalismos.

Do final de 2020 até agora, Saturno esteve em Aquário, signo que ele também rege e se fortifica, e que tem uma relação muito estreita com o individual versus o coletivo, os acordos coletivos e com os processos de aprendizados, racionalidades, inovações e revisões. Neste período, tivemos idas e vindas nos isolamentos em decorrência da Covid-19, algumas quedas e mudanças de poderes anteriormente estabelecidos – como, novamente, Trump e Bolsonaro – e a vinda das vacinas em meio a uma evolução da própria pandemia, além do surgimento também da Varíola dos Macacos – assim também com sua vacina.

Publicidade

A passagem por Peixes inaugura um período que não vemos desde 2017, que é Saturno fora da sua dignidade, de um signo que ele rege.

Isso pode ser bom, na verdade, tende a tirar o peso de algumas coisas, Saturno é aquele elefante branco que dá uma pesada no ambiente, que faz questão do climão, porque é pra resolver o climão que a gente resolve muita coisa. Agora, ele tá num signo que, pra ele, não fede nem cheira. Talvez até lhe seja um pouco estranho, porque Peixes é a morada de Júpiter, o antagonista de Saturno, então ele tá na casa de um cara que ele não gosta muito, mas essa casa não faz mal a ele de forma especial.

Para pensar na influência de Saturno em Peixes, vamos pensar em algumas coisas: primeiro, que ali, o professor carrasco do Zodíaco vai precisar usar as ferramentas piscianas pra fazer seu rolê acontecer e provocar e desafiar as pessoas.

Peixes é um signo relacional, empático, fluido, e também constantemente distraído, fora da realidade, e propenso a ilusões. Saturno, ali, possivelmente vai usar dessa fluidez para questionar as estruturas excessivamente estabelecidas, as opiniões excessivamente dogmáticas em buscar um verdade única, e nos fazer prestar bastante atenção no que é ilusão e no que é verdade. E vai, pensando no caráter empático e coletivo do signo, nos lembrar que há problemas – e muitos – que só são possíveis de serem resolvidos a partir da união. Quase como aquele pai ou mãe que pra fazer dois irmãos pararem de brigar, prende os dois juntos dentro da mesma camiseta até fazerem as pazes. Propor a paz, inclusive, é um tema bem pisciano, e que Saturno, talvez, vá querer mexer um pouco em coisas que parecem pacíficas e não estão, e trazer um pouco de caos para, daí sim, trazer a paz. Sendo Peixes também um signo de cura, Saturno pode também expor algumas feridas – pessoais e sociais – que, na verdade, até talvez já estão bem expostas, mas agora elas precisam ser vistas.

Publicidade

O segundo aspecto sobre essa entrada de Saturno em Peixes que precisamos olhar é: em que situação está o regente daquele signo – já que dessa vez, Saturno não está num signo que ele rege. Quem rege Peixes é Júpiter (e Netuno, na Astrologia Moderna). Júpiter felizmente passa esse ano em Áries, segue para Touro (de 17 de maio, onde fica por 1 ano até 24 de maio de 2024), de onde vai para Gêmeos, onde fica quase até o final da estadia de Saturno por Peixes.

Getty Images

E esses três signos são signos tranquilos pra Jupiter, especialmente Touro, porque Touro e Peixes (onde estará Saturno) têm uma relação harmônica. Logo, o dono da casa onde Saturno se hospeda está bem, e vai trabalhar em três tipos de energias que vão ajudar a guiar a ação saturniana, uma para cada um dos três signos:

em Áries, Júpiter pede para que Saturno trabalhe sua energia para que a gente se liberte de pesos e opiniões em excesso e consiga criar novas coisas estando mais leves e separados daquilo que sobra;

em Touro, Jupiter pede que Saturno trabalhe sua energia para que a gente consiga se nutrir, alcançar e acumular novas coisas boas, se munindo de boas parcerias, encontros e relações que construam algo juntas;

e, finalmente, em Gêmeos, temos o mais conflituoso desses trânsitos, e Jupiter pede que Saturno trabalhe sua energia para explorar novos horizontes, mas tende a ser um momento de dificuldade de foco, então, será necessário, de tempos em tempos, parar e separar um pouco o joio do trigo, e lembrar que nem tudo que reluz é ouro.

Essa passagem, como todas de Saturno, é sobre trazer desafios, mas agora são novos desafios, pensando em tudo que foi dito aí em cima. Saturno é um pouco o setor de “vai dar merda” do Zodíaco, aquele caminhão que fica andando de ré e fazendo "piiiii, piiiiii, piiiiiii" quando você está atrasado e com pressa, pra te fazer aprender a sair mais cedo da próxima vez. Ele é, acima de qualquer coisa, necessário.

Getty Images

E para as gatinhas e gatinhos que nasceram entre os dias 29 de janeiro de 1994 e 8 de abril de 1996, bem-vindes ao seu retorno de Saturno! Um período de uma ou mais crises de identidade, em que somos todos confrontados a nos ver sem filtro, sem boas intenções, nus e crus, e decidir o que queremos dessa imagem. Ou, se não decidirmos, Saturno decide por nós, e a gente aguenta a marimba que vem na sequência!

Publicidade

Mas vamos ver o que essa passagem significa pra cada signo! As interpretações aqui são bem focadas no ascendente!

ÁRIES ♈

A virada de Saturno para Peixes ativa o setor do inconsciente e do oculto na sua mente. Te chama a repensar as verdades que você contou pra você, e rever amizades onde existe algum lobo mau por trás da vovozinha. Não deixe que seja sobre você se sentir como uma impostora de si mesma. Lembre-se que mexer onde dói e onde parece muito certo pode trazer uma solução muito melhor.

TOURO ♉

Saturno em Peixes ativa tudo aquilo que te coloca dentro do mundo, e as esperanças e temores de como aquilo pode te ajudar ou atrapalhar. Uma vontade de fazer diferente, de se mover por outros ciclos, e muito também de rever aquela falsa verdade de que você pra sempre vai dever algo a alguém que te ajudou uma vez. Gratidão e empatia são ferramentas poderosas, mas quando há colaboração e equilíbrio.

GÊMEOS ♊

Saturno em Peixes tende a te provocar a reavaliar o que você construiu e continua construindo pro mundo, como isso te coloca também, e como você é vista. E, se é possível aprimorar ou mudar os caminhos do seu legado nessa vida, te provocar a fazer escolhas que tenham consistência, que perdurem, e ir sem medo.

CÂNCER ♋

Saturno sai de um signo de desconforto pra você, onde mexeu com alguns traumas e algumas coisas ocultas, pra um local de questionamento sobre si mesma. Depois dessas lutas, dessas evoluções, desse trauma, desse aprender na marra a se valorizar, e agora? Vai se alinhar com novos propósitos de verdade, ou ter a cabeça neles, mas ainda usar as velhas ferramentas e muletas?

LEÃO ♌

Saturno se mover de Aquário para Peixes troca um problema maior por um talvez menor. Menos sobre ter que lidar o tempo inteiro com as limitações que lhe são impostas pelo outro ou pelo mundo, e agora um pouco mais sobre lidar com as limitações que você mesma se impõe. Ser impedida de fazer algo pode ser até confortável, se era algo que você tava até pensando em desistir. Mas caminhando sozinha, sem justificativas, até onde você se sustenta?

VIRGEM ♍

Se em Aquário, Saturno mexeu com a sua rotina e talvez até com a sua saúde, agora em Peixes ele vai te lembrar que a maneira de dissolver e fazer fluir várias coisas na sua vida é simplesmente largar da sua própria cabeça, que nunca para, e se deixar ir no ritmo do outro. Isso vai acontecer, e você já pode desde já avaliar até onde vai lutar contra a maré alheia.

LIBRA ♎

Se Saturno em Aquário moveu as librianes a se lembrarem de cuidarem de si e ter prazer sem fazer tudo pelos outros, agora, em Peixes, o desafio é conseguir levar isso pra rotina de fato, não só saber e lutar e se empoderar, mas viver isso. Refazer essa rotina, refazer uma fluidez que seja mais sobre você e menos sobre os outros.

ESCORPIÃO ♏

A movimentação saturnina pega bem as escorpianes porque termina a fase de velório de traumas que falamos semana passada. O que passou, tá enterrado. Agora, é aprender a se aproveitar e correr novos riscos sem ficar sempre voltando a um lugar escondido e que não existe mais, mana. Hora de descobrir novos.

SAGITÁRIO ♐

Saturno em Peixes vai pedir que você direcione toda uma mentalidade de discurso, comunicação e revisão das relações próximas que aconteceram nos últimos 2 anos pra agora (infelizmente) revisitar algumas pontas soltas de coisas do passado e de manias e comportamentos muito enraizados, e também alguns laços familiares que talvez precisem se romper.

CAPRICÓRNIO ♑

Saturno é seu regente, né, e agora ele muda os desafios de tudo aquilo que te sustenta e que talvez andou ruindo nos últimos anos, te dando um choque de realidade, para você entender, olhando pra trás, sua responsabilidade em segurar tanto coisas que precisavam cair. Hora de ter agora aprendizados mais fluidos, sem bater tanto a cabeça.

AQUÁRIO ♒

Ainda que Saturno seja seu regente, ele sair do seu signo é uma coisa boa, porque foram dois anos de revisão de si mesma e você já tá exausta. Você já se entendeu no seu momento presente (espero), mas o futuro quer saber mais dos seus novos valores, e quer que você coloque pra fora a nova versão daquilo que você mudou sobre si.

PEIXES ♓

Não vou te enganar, né, amada. Saturno no seu signo é um pouquinho de um retorno de Saturno, num escopo mais na sua identidade. São anos de "poxa, é isso que eu quero mesmo passar pro mundo?". E tipo, pode ser puxado ver que algumas coisas não, mas bem maravilhoso como possibilidade de se redirecionar mesmo. Faz parte e é necessário.

Veja também