Aqui está o que os astros reservam para cada signo em 2022

E vamos de horoscopozão!

Tá todo mundo querendo saber se 2022 vai ser melhor que 2021 e 2020, se as coisas vão melhorar etc. Mas olha, a primeira coisa que precisamos lembrar é: olhar em volta. Ainda estamos em uma pandemia, e ainda estamos sob um desgoverno absolutamente ineficiente, que vai marcar nossas vidas (especialmente das minorias e classes mais baixas) por muitos anos. Governos, mesmo de 4 anos, podem ter um potencial destrutivo de décadas. Mas sim, temos alguns fios de esperança à vista, e vamos falar deles!

Reprodução

O principal ponto de esperança nesse ano vem da entrada de Júpiter em Peixes, que iniciou agora no fim do ano e vai até maio, retornando brevemente em outubro.

Reprodução

Júpiter é conhecido como o grande benéfico, um grande expansor, e Peixes é sua morada noturna. Então ele fica feliz ali, e expande as características piscianas, sendo as principais delas a empatia, o sonho e o olhar em busca de algo melhor - e pra todos, não só pra alguns.

Publicidade

Mas Júpiter expande as coisas meio que sem a quem. Vimos isso em 2020, quando ele se encontrou com Saturno e Plutão, os dificultadores, no signo de Capricórnio. E acabou expandindo ali também as guerras de poder, os tradicionalismos, os conservadorismos. Ainda mais porque Capricórnio é a morada que Júpiter menos gosta de estar, de todas do zodíaco. Fica fraco, dominado pelo poder de Saturno, regente do signo.

Reprodução

Em Peixes, o possível aspecto negativo da presença de Júpiter é o aumento de tudo que é ilusório, das esperanças vazias e de acharmos que as coisas estão bem quando ainda não estão. Também pode rolar o contrário, acharmos que algo está muito ruim, mas que na verdade só falta uma perspectiva ali. Da mesma forma, Peixes também rege as doenças da mente e os vícios, então precisamos tomar cuidado com a empolgação em excesso pelos retornos sociais que estamos experimentando – isso o ano todo, porque também vai aparecer ali quando Júpiter estiver em Áries de maio a outubro. Lembrar o ano todo que nem tudo que reluz é ouro.

Sobre a pandemia e o retorno à vida "normal", é difícil dizer. Primeiro porque o que rolou nos dois últimos anos foi o início de um novo ciclo, onde a gente expôs várias feridas muito feias da individualidade, do racismo, dos abismos sociais e da nossa completa incapacidade de pensar coletivamente.

Reprodução

Isso ainda vai ser muito demandado esse ano com o trânsito de Saturno em sua outra casa, Aquário. É o segundo ano desse trânsito, e vai evidenciar especialmente todos os acordos sociais que precisamos rever. Saturno em Aquário é muito sobre os acordos sociais que não estão funcionando bem - e no nosso caso, quase nenhum tá funcionando bem, né?

Mas a junção de planetas importantes em Aquário e Peixes tem uma coisa legal em comum: o coletivo. E agora neste fim do ano já estamos vendo uma parte importante disso, que é uma união incomum, especialmente dado os últimos tempos em torno da tragédia da Bahia.

Para que o ano seja o melhor possível, é imprescindível que a gente pense na nossa sociedade como rede, que estamos todos conectados, e as coisas não melhoram pra um se não melhorarem pra todos. É a junção dos nossos poderes mesmo.

Publicidade

Em relação à retrogradação de Mercúrio, teremos quatro nesse ano: uma em fevereiro, outra em maio, outra em setembro e a última em Dezembro - todas elas em signos de ar e terra, mas principalmente ar.

"Não sei se Mercúrio está retrógrado ou se eu apenas perdi o controle novamente"

Serão períodos de renovação de ideias, de fake news, de separar o joio do trigo. E a presença dessa retrogradação em signo de terra traz um caráter que não tivemos tanto nas retrogradações de 2021: como eu posso mudar as ideias, principalmente coletivas, pra que elas tenham um resultado na nossa vida prática?

Geminianes e virginianes são sempre mais afetadas por Mercúrio retrógrado, então já fiquem de olho – e, também, respectivamente, os signos de Aquário, Capricórnio, Touro e Libra.

Outro ponto importante em 2022 é a mudança do eixo dos Nodos da Lua. Os Nodos da Lua têm uma relação com passado e futuro, com o que trouxemos e pra onde devemos ir, com o que devemos deixar de lado e o que devemos buscar. Alguns astrólogos falam de carma, mas não é uma palavra que me apetece especialmente.

Reprodução

No dia 18 de janeiro sairemos do eixo Gêmeos-Sagitário, muito focado em ideias, nas escutas surdas, em retomar uma certa inteligência coletiva, e entramos no eixo Touro-Escorpião, estando o Nodo Norte, do propósito, no signo de Touro.

Pelo próximo um ano e meio, estaremos coletivamente lidando com tudo que é escasso e com a nossa necessidade de abundância. Isso versus os demais trânsitos reforça o caráter de repensar as desigualdades e o quanto estamos abusando do nosso planeta.

Veremos possivelmente momentos impactantes relacionados a fome, a escassez, ao lixo, a como nós estamos efetivamente destruindo o nosso planeta. As discussões sobre ecossocialismo e veganismo também podem ganhar força. É um lembrete cósmico de que a materialidade é importante e que a escassez está mais descarada do que estamos pensando.

O Nodo Norte vai, inclusive, se encontrar com Urano, o planeta das mudanças repentinas: pode haver mais um pico de crise no capitalismo, como tivemos com a mudança (que ainda está ocorrendo) da hegemonia estadunidense para a chinesa. Touro é a abundância material, os sentidos físicos. 

Publicidade

Também no eixo Touro e Escorpião estarão os eclipses do ano de 2022. Eclipses são sempre eventos coletivos relacionados a ciclos, e normalmente são eventos inesperados, onde não se deve ritualizar, tá? Os eclipses acontecerão nos dias 30 de abril, 16 de maio, 25 de outubro e 8 de novembro. Os do fim do ano, especialmente, são de mudanças grandes. Não coincidentemente, serão próximos do período eleitoral, então temos que nos preparar pra surpresas e reviravoltas, sim.

Reprodução

Há uma outra razão bem importante a se olhar nas eleições. Além de Mercúrio estar retrógrado próximo ao primeiro turno, Marte também fica retrógrado no final de outubro, pegando o segundo turno. A retrogradação de Marte é mais impactante que a de Mercúrio porque pega nossas energias todas. Inclusive – e especialmente – pra brigar.

Ficamos mais confusos, mais passionais e mais exaustos. Por isso é realmente muito importante que a gente estude bastante, pesquise bastante e preste muita atenção em tudo no período eleitoral pra não fazermos merda de novo.

Bora nessa?

E vamos de vibes por signo! Se souber, leia também o ascendente.

Áries: é um ano pro signo de Áries sonhar e, ao mesmo tempo, tomar cuidado pra não se perder em traumas do passado. De outubro a maio, Júpiter ilumina seu signo e permite uma revolução em você, no seu jeito e nos seus projetos - só vai precisar que você reveja algumas decisões (especialmente ali entre julho e setembro). De outubro pra frente, seu regente entra em retrogradação, então tem que haver cautela e vai ser uma época de resistir a explodir ou tomar decisões impensadas. Cuidado, nessa época, com dores de cabeça e de garganta, e também com a língua solta demais. As palavras não voltam. Pra dinheiro e trabalho, fica de olho no final de julho e início de agosto.


Touro: vai ser um ano muito intenso e transformativo. Ali entre julho e agosto você pode tomar uma decisão que nem imagina, ou ser obrigado a tomá-la por forças exteriores. Evite planejamentos muito engessados e, especialmente nessa época, se mantenha aberto. O trânsito de Júpiter em Peixes ativa sua casa dos contatos, da sua galera, então até maio e depois de outubro permaneça com ouvidos e olhos atentos pra novas turmas, novas oportunidades e vida social em alta. É um ano para ser bastante visto e ouvido, porque muitas oportunidades podem vir. Mas pra isso, também, você vai precisar mudar velhos hábitos que você acha que são os únicos que funcionam. Não são, amor.


Gêmeos: esse é mais um ano onde seu regente retrograda em signos de ar, como foi no ano passado, então as ideias continuam meio doidas. Em janeiro, maio, setembro e fim de dezembro são quando as retrogradações ocorrem. Então, pra quem já ama muito uma mudança de ideias, essas retrogradações vêm pra te perguntar onde você precisa ser mais fixo, a quais ideias você deve se agarrar. O trânsito de Júpiter em Peixes e Saturno em Aquário tende a mexer com seu profissional e como você é visto. Talvez você mesmo se sinta desconfortável com o lugar que ocupa e queira dar uma voltinha por aí. Se assim for, eu sugiro ali perto de maio e junho, com Júpiter transitando um pouco em Áries e ativando sua casa do social. Nesse período, troque todas as ideias.


Câncer: para as corações de mãe cancerianas, o período até maio, e especialmente ali entre março e abril, é joia. É pra abrir o coração e pra se sentir parte de alguma coisa maior, algo que talvez se perdeu ali em 2019 e 2020. 2021 foi um ano de alguma recuperação, e 2022 tende a reforçar essa recuperação, então há de ser um ano bacana. Regidos pela Lua, os ciclos de eclipses marcam épocas também nas suas vidas, e nesse caso ativam seu eixo dos lazeres pessoais e coletivos. Pode ser um ano de troca de turmas, e talvez pessoas com quem você não se liga tanto fiquem pra trás, dando lugar a novas. Isso não é ruim, a vida é feita de ciclos, e os caminhos que tomamos nos levam pra lugares diferentes. Invista em novas relações esse ano, e em novas parcerias também.


Leão: o ano vai ser bastante diferente, e talvez ainda um pouco desafiador com os planetas de evolução transitando por casas de oposição ou de pouca visibilidade pra você agora. Transitar em terrenos pantanosos não é fácil, e pra ter segurança a gente precisa ir aos poucos. Às vezes as pessoas nos decepcionam, e a gente também as decepciona. Nesse ano suas expectativas ficam em foco, e as cartas precisam estar sempre à mesa. Evite mal entendidos e evite segredos. Guarde o que é seu e cuidado quando for lidar com o que é do outro. Também é um ano importante pra entender que tem coisas que não são suas nem sobre você, e isso pode ser maravilhoso, porque nossos braços não dão conta de segurar todas as bolas. Maio e junho tendem a ser meses mais bacanas pra projetos novos. Você vai precisar se desgarrar de coisas que eram seguras pra você, e isso vai ser ótimo se você for aos poucos, sentindo o terreno.


Virgem: 2022 pode ser um bom ano para voltar a estudar ou para se dedicar mais a fundo em sua profissão, especialmente ali no fim de julho e início de agosto. É um ano de se irritar muito com a inércia, e que coloca todos os relacionamentos bem no foco - sejam amorosos ou sejam parcerias. O que entra como lição é: nem tudo precisa ser dito e, às vezes, é melhor ter paz do que razão. Especialmente se o outro vai ficar mais felizinho de não ser confrontado e vocês puderem seguir a vida. E uma vida que tem lógica, mas não tem propósito, pra onde tá indo? O que tá sendo criado ali? No primeiro semestre desse ano, principalmente, pense nisso.


Libra: esse é o ano em que você vai precisar lembrar que você é a prioridade em qualquer equação da sua vida, e que não adianta mais você adoecer por conta da expectativa que coloca nos outros - ou eles em você. Se resignar por conta de traumas que viveu e sentir pena de si mesmo, pra onde isso te leva? É um ano bom pra se curar, pra estar em você e com você, especialmente no primeiro semestre. De maio a setembro, choque nas relações românticas e financeiras porque alguém vai chegar no limite e o desequilíbrio entre as partes pode se escancarar. A pergunta pra esse ano é: quem é você, libriane? E o que você tá fazendo por você?


Escorpião: já vou começar contando que ali pelo meio do ano existe uma possibilidade de mudança brusca no seu status de relacionamento ou de parcerias de trabalho. Grande mesmo. Se você já está em uma relação, não vai necessariamente terminar, mas os pilares vão ser bem testados. Até maio, o trânsito de Júpiter beneficia muito o seu lazer com você mesmo, as pequenas viagens com amigos pra lugares legais e os flertes pra quem tá solteiro. No fim do ano seu regente retrograda num signo que você não enxerga bem, então as ideias vão ficar bem doidas, e você vai precisar pensar 4 vezes antes de falar, e ouvir 8 vezes cada coisa antes de reagir, pois o seu próprio veneno vai ser você e sua língua.


Sagitário: a mudança dos eixos de eclipses nesse ano tocam na saúde física e mental. Então é um ano excelente para, primeiramente, manter seus exames em dia e investir naquele exercício. Mas também, principalmente, se esforçar bastante pra não passar raiva com o que você não pode controlar. É um ano em que olhar as coisas nos detalhes vai ser importante - não pra entender, mas porque vai te ajudar a hackear algumas coisas nas novas rotinas que virão. Julho é um mês de atenção para a saúde e a rotina, enquanto de janeiro a maio você pode sentir um incômodo no trabalho. É importante que você ouça ativamente tudo que é dito e observe o não dito. Maio e junho têm tudo pra te energizar e te deixar apto a mostrar que, ainda que você erre, você volta com tudo.


Capricórnio: 2022 tende a ser um ano legal, especialmente depois das tragédias de 2019 e 2020, que só começaram a se recuperar em 2021. A primeira dica é: lembre-se de se divertir e de criar, pois é um ano bom pra criações especialmente ali no entorno de julho. De janeiro até maio sua comunicação vai ser favorecida pra ser mais empático e tolerante - algo não muito comum pros Capricas - e você pode saber exatamente o que dizer pra pessoa certa na hora certa. Abra a sua intuição pra como você vai se comunicar! Seu regente segue em Aquário, e com Júpiter em Peixes não é hora pra ser individualista, e sim pra respeitar acordos e deixar novas regras sempre às claras. Seja otimista e se joga.


Aquário: 2022 vai reforçar um caráter que já veio meio forte em 2021: tudo que é fixo uma hora vai quebrar, porque tudo precisa ser fluxo. Esse ano, o que parecia ser seu porto seguro talvez também precise de um fluxo. Nesse porto, novos barcos precisam chegar e os seus barcos antigos precisam achar novos portos. Cuidado com grandes gastos nesse ano, mas ele pode ser legal para sociedades, investimentos e também para ajudar quem precisa. Entre maio e junho sua língua fica boa e afiada pra ideias, e também é uma época boa pra viagens curtas e sem planejamentos. Em julho e agosto pode rolar possíveis mudanças de lar, reorganização da casa ou até alguém deixando a sua casa. Mantenha sua paz esse ano e invista no que te dá paz, se abra pros fluxos.


Peixes: de janeiro a maio é o seu momento, especialmente entre março e até o final de abril. Tem muita coisa rolando em Peixes e muita expansão bacana sobre tudo que é o seu signo: criatividade e empatia. Nesse período, crie. De maio até setembro, invista e arrisque (com planejamento, claro), porque pode dar bom. É um ano de levar pro mundo coisas que só você vai ver, o zeitgeist que só as piscianes sabem captar. Em julho, agosto e ao longo dos eclipses você pode perceber que o que você fala e escuta é especialmente importante. Além da criatividade que vai estar com tudo nesse ano, vai ser também um ano de avaliar a forma como você se conecta com os outros e as ideias que estão sendo trocadas.

Publicidade

Veja também