O que aprendi ao adotar o sobrenome da minha esposa

"Mas isso é possível do ponto de vista legal?" — Uma pessoa adulta perguntando se um homem pode adotar o sobrenome de sua esposa.

Olá, meu nome é Andy Golder.

Andy Golder

Mas, há dois anos, meu nome não era Andy Golder. Era Andy Neuenschwander. Eu me casei em 2016 e adotei o sobrenome da minha esposa.

Leah Marie Photography

Tivemos muitas razões para essa decisão, incluindo, entre outras, querer ter o mesmo sobrenome, querer que minha esposa mantivesse o nome com o qual ela começou sua carreira e querer me livrar da monstruosidade de 14 letras com a qual tenho que lidar desde que nasci. Após muita reflexão e uma lista detalhada de prós e contras, decidimos que a melhor escolha seria eu me tornar um Golder. Ah, e Neuenschwander é um sobrenome suíço, a propósito. Todo mundo pergunta.

Publicidade

Aqui está o que aprendi nos primeiros dois anos com um sobrenome novo:

1. Algumas pessoas não sabem como reagir.

NBC

A primeira pessoa para a qual contamos sobre minha decisão de adotar o sobrenome da minha esposa, na verdade, foi uma garçonete em um restaurante. Estávamos comemorando nosso noivado e, quando ela viu meu cartão de crédito, fez uma brincadeira sobre como minha esposa deveria estar com medo de adotar meu sobrenome maluco. Quando dissemos a ela que, na verdade, eu adotaria o sobrenome da minha esposa, ela riu, achando que estávamos brincando. Depois pareceu confusa por um momento e, então, saiu para passar o cartão.

Publicidade

2. E algumas parecem pensar nisso como um último recurso.

Mais de uma vez ouvimos: "Tenho amigos que combinaram os sobrenomes e fizeram um novo, vocês já pensaram nisso?"

Porém, por que um sobrenome completamente novo e inventado faz mais sentido do que um que já existe e tem uma história? Como nós dois perdermos nossos sobrenomes é preferível a um homem adotar o sobrenome de sua esposa?

3. Mudar de nome é difícil!

Gente. Você já teve que mudar seu nome? Dá um trabalhão. Você tem que fazer isso no cartório (no casamento civil) e depois atualizar seu RG, CPF, CNH, passaporte e título eleitoral.

E mesmo depois de ter feito tudo isso, você ainda vai precisar se lembrar de mudar seu nome em assinaturas de produtos, contas etc. Alguns lugares até exigem uma cópia autenticada da sua certidão de casamento para fazer isso!

Até hoje, para terem uma ideia, ainda não consegui mudar minha conta do PayPal.

Publicidade

4. Mulheres geralmente adoram a ideia...

Andy Golder / BuzzFeed

A maioria das mulheres que conhecemos adorou a nossa ideia. O grupo de mensagens da minha esposa se encheu de emojis de coração. Minha mãe, que manteve seu sobrenome de solteira, obviamente aprovou. Uma amiga minha inclusive me deu uma lista extremamente útil de coisas que ela fez após adotar o sobrenome do marido para que eu não me esquecesse de nada (spoiler: ainda assim esqueci um monte de coisas).

5. Mas alguns homens estranharam a situação.

"O momento em que você percebe que a masculinidade pode ser tão frágil a ponto de os homens nem cogitarem a ideia de adotar o sobrenome da esposa porque não querem abrir mão de parte deles mesmos, enquanto se espera que as mulheres troquem seus nomes e se adaptem."

Em geral, os homens também apoiaram a ideia, mas um amigo meu admitiu que "nunca faria isso". Quando minha esposa contou para seu tio sobre a mudança, ele fez uma pausa, depois perguntou se um homem adotar o sobrenome da esposa era "possível do ponto de vista legal".

Publicidade

6. Sinto que sempre tenho que me explicar.

Andy Golder / BuzzFeed

Toda vez que a mudança de nome aparece em conversas com estranhos, por exemplo, com algum funcionário de serviço de atendimento ao cliente (ainda encontro contas aleatórias nas quais esqueci de mudar meu nome), parece que um simples "eu me casei" para explicar minha mudança de nome não é suficiente.

Em vez disso, a situação se transforma em algo do tipo: "Eu me casei e tinha um sobrenome monstruoso, haha, então mudei porque minha esposa gosta do nome dela e tal".

Nada disso é necessário, mas, por algum motivo, acabo me "justificando" de qualquer jeito. SOU PARTE DO PROBLEMA, PESSOAL.

7. Muitas pessoas provavelmente ainda acham que minha esposa mudou seu nome.

Andy Golder / BuzzFeed

Minha esposa se deu conta disso logo após tomarmos a decisão. "As pessoas provavelmente vão achar que você sempre foi um Golder e eu adotei seu sobrenome", disse. Ela provavelmente está certa.

Em um estudo de 2015, cerca de 70% das mulheres que se casaram com homens adotaram o sobrenome do marido. Cerca de 20% mantiveram seu nome de nascimento e 10% escolheram "uma terceira opção", o que significa várias coisas, desde combinar os sobrenomes, até legalmente adotar o sobrenome do marido, mas profissionalmente continuar usando o nome de nascimento.

Mais recentemente, no entanto, um estudo de 2017 no Reino Unido mostrou que um em cada dez homens britânicos recém-casados decidiu adotar o sobrenome da esposa.

Publicidade

8. Tudo valeu a pena.

Leah Marie Photography

Ter o mesmo sobrenome que minha esposa, um nome que nós dois amamos, compensou as horas gastas preenchendo todos aqueles formulários para atualizar meu nome.

Então, quer você mantenha, mude, combine, ou faça qualquer outra coisa com seu nome, faça como quiser. Será a escolha perfeita para você.

Veja também:

33 mulheres explicam porque adotaram (ou não) o sobrenome do marido

27 atitudes machistas que podem acontecer em um relacionamento

Este teste pode ser bem difícil mesmo para casais em um relacionamento sério

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também