O Piauí e o Ceará estão em uma disputa territorial e talvez você nem saiba

Cerca de 3 mil quilômetros estão em litígio no STF.

Os Estados nordestinos do Piauí e Ceará estão em meio a uma disputa territorial no Supremo Tribunal Federal (STF).

Reprodução/Google Maps

Nela, o Piauí reivindica como sendo parte de seu território algumas terras hoje pertencentes ao Ceará. No entanto, ambos os Estados afirmam possuir documentos que os colocam como "donos" da área.

É um verdadeiro cabo de guerra.

Publicidade

A área em litígio fica na Serra da Ibiapaba, e envolve 13 municípios cearenses e oito piauienses. Ao todo, são 3 mil quilômetros quadrados de terras e cerca de 25 mil pessoas envolvidas na disputa.

Luiz Felipe Sahd/Getty Images

Os municípios cearenses que podem ter áreas transferidas ao Piauí são: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.

Publicidade

O caso chegou ao STF em 2011, em uma ação movida pelo governo piauiense. O caso está sob relatoria da ministra Carmén Lúcia, que solicitou ao Exército uma perícia na região para decidir a quem pertencem as terras.

Reprodução/Flickr Supremo Tribunal Federal

Mas engana-se quem pensa que essa disputa é coisa recente. O imbróglio é secular.

Delfim da Câmara via Wikimedia Commons

De acordo com artigo publicado pelo geógrafo Eric Melo no jornal "O Povo", o Ceará criou um município dentro do território do Piauí em 1865. Sem conseguir provar que era dono das terras, o Estado teve que devolver a área localizada no litoral ao Piauí em 1880.

Além disso, devido a secas enfrentadas pelo Ceará entre 1877 e 1879, o Imperador Dom Pedro II cedeu ao Estado do Ceará áreas do Piauí, que compreendiam os municípios de Príncipe Imperial e Independência (hoje, Crateús).

Publicidade

Interesses econômicos, históricos e culturais movem a ação. Isso porque a região da Serra da Ibiapaba possui enorme potencial na geração de energia limpa e no agronegócio. Além disso, a área é um polo turístico.

Luiz Felipe Sahd/Getty Images

Veja também