O Oscar mostrou a foto de uma mulher que ainda está viva na homenagem do "In Memoriam"

Jan Chapman, cuja foto foi usada no segmento em vez da de Janet Patterson, contou à revista "Variety": "Estou viva, bem e sou uma produtora ativa."

Além da já célebre confusão no fim do Oscar deste domingo (26), quando "La La Land" foi anunciado como vencedor do prêmio de Melhor Filme no lugar de "Moonlight", outro erro aconteceu durante a cerimônia.

Durante o segmento "In Memoriam", foi feita uma homenagem a Janet Patterson, figurinista e produtora australiana que morreu no ano passado. Esta imagem foi então mostrada aos espectadores:

AMPAS

Entre outros filmes, Patterson trabalhou em "O Piano", "Peter Pan" e "Longe Deste Insensato Mundo", chegando a ser indicada ao Oscar quatro vezes.

Ela morreu em outubro de 2016.

Publicidade

Porém, a foto usada pela Academia era, na verdade, de Jan Chapman (à direita abaixo), produtora de cinema australiana que está viva.

Bei / BEI/BEI/Shutterstock, Getty Images

(Patterson está no meio da foto à esquerda, de pé ao lado de Chapman).

Em um e-mail para a revista "Variety", que noticiou o fato, Chapman escreveu: "Fiquei devastada pelo uso de minha imagem no lugar de minha grande amiga e colaboradora de longa data, Janet Patterson".

"Estou viva, bem e sou uma produtora ativa."

Jan Chapman trabalhou com Patterson em filmes como "Brilho de uma Paixão" e "O Piano". Ela também é produtora do filme cult "O Babadook".

Fotos de Jan Chapman são exibidas como se fossem de Janet Patterson em sites de arquivos de fotos utilizados pela imprensa, incluindo o Getty e o PA Images, o que pode explicar como o erro aconteceu.

Getty Images

Publicidade

Publicidade

Entramos em contato com a Academia para obter explicações, mas não obtivemos resposta até a publicação deste post.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também