O maior problema das famílias no programa da Marie Kondo é a carga mental das mulheres

Quando só uma única pessoa é responsável pela gerência da casa e dos filhos, é realmente difícil que uma casa se mantenha organizada e em harmonia.

BuzzShe

No início deste ano, estreou no Netflix o programa "Casa em Ordem" com Marie Kondo.

Netflix / Reprodução

Nele, Marie Kondo, especialista em organização e autora do bestseller "A magia da organização", ensina o método criado por ela para colocar a casa e a vida de algumas famílias americanas em ordem.

Publicidade

Na grande maioria dos núcleos familiares mostrados na série, a responsabilidade de resolver a bagunça acaba ficando com a mulher.

Netflix / Reprodução

Seja por ser agente direta da bagunça ou por sentir que está "falhando" e não dar conta de arrumar a bagunça na velocidade que ela se forma.

Antigamente, a dinâmica comum de uma casa era composta por uma mulher que gerenciava a casa e criação dos filhos, e por um homem que ficava responsável por prover financeiramente para família.

Netflix / Reprodução

Mas hoje muitas, senão a maioria, das mulheres também dividem as responsabilidades financeiras da casa, mas seguem 100% responsáveis pela gerência da casa e dos filhos.

Publicidade

Publicidade

Ninguém quer ficar delegando as coisas o tempo todo, ninguém quer ter que explicar cada detalhe de uma atividade. Ninguém quer ter que responder onde está cada coisa. A responsabilidade pela casa é de todos que moram nela.

Netflix / Reprodução

Publicidade

Tanto que durante o programa, assim que os maridos finalmente tomam responsabilidade por sua parte na bagunça, automaticamente a carga mental das mulheres fica mais leve.

Netflix / Reprodução

E não é de surpreender que ao final da organização, a casa esteja não apenas organizada, mas mais harmônica como um todo.

Veja também:

A #porramaridos mostrou quão longe estamos de entender e discutir carga mental

Escrito por Juliana Kataoka • há 6 anos

Quantas dessas vezes você quis dizer “porra, marido”?

Escrito por Juliana Kataoka • há 6 anos

16 fotos que vão fazer você dizer: porra, maridos!

Escrito por Mike Spohr • há 6 anos

Publicidade

Veja também