O jornal da RedeTV! teve dois apresentadores negros, mas Boris Casoy continua sendo o âncora

Foi a primeira vez que isso aconteceu na televisão brasileira, mas Luciana Camargo e Rodrigo Cabral foram apenas substitutos.

No último sábado, dia 4, Luciana Camargo e Rodrigo Cabral dividiram a apresentação do "RedeTV! News". Foi a primeira vez na televisão brasileira em que a bancada de um telejornal foi comandada por dois jornalistas negros.

O fato inédito foi comemorado pelos apresentadores, pela própria emissora e virou notícia.

Reprodução / UOL / Via tvefamosos.uol.com.br

Publicidade

Mas o telejornal continua sendo apresentado por Amanda Klein e Boris Casoy – que ofendeu um varredor de rua ao vivo quando era apresentador do "Jornal da Band".

Divulgação / RedeTV!

Em 2017, Boris Casoy e a TV Bandeirantes foram condenados a pagar uma indenização de R$ 60 mil por danos morais ao varredor José Domingos de Melo.

O varredor participou de uma vinheta de ano novo no "Jornal da Band" em 2009. Sem saber que o áudio ainda estava sendo transmitido, Boris comentou a vinheta com seus colegas: "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. O mais baixo da escala do trabalho”.

Em entrevista ao UOL, Boris declarou ser vítima de uma "patrulha" e defendeu William Waack, que foi demitido da Rede Globo após vazar um vídeo em que aparece fazendo comentários racistas.

Reprodução / UOL

"Acho que a repercussão foi muito amplificada pela posição dele, que eu classifico como democrata. A questão dele foi provocada por ele mesmo, assim como a minha foi provocada por mim, mas daí a achar que eu sou antipobre e ele, racista, têm uma distância muito grande. O que tem em comum no meu caso e no do William é que nós dois descontentamos determinados setores ideológicos que têm o hábito de usar isso que eu chamo de patrulha."

Publicidade

O momento histórico comemorado pela RedeTV! revela um cenário desigual no telejornalismo brasileiro. Segundo uma pesquisa feita em 2017 pela Revista Vaidapé, apenas 3,7% dos apresentadores da televisão aberta são negros.

Vaidapé / Via vaidape.com.br

A pesquisa levou como base a grade de programação de São Paulo.

Além disso, os poucos apresentadores negros são escalados apenas como substitutos nos telejornais. Como é o caso de Heraldo Pereira, Zileide Silva e Maju Coutinho da Rede Globo.

Publicidade

As apresentadoras Zileide Silva e Maju Coutinho comemoraram quando trabalharam juntas no Jornal Hoje em 2015. Na ocasião, Zileide, que está no time de apresentadores substitutos do Jornal Hoje, apresentou o telejornal e Maju fez a previsão do tempo. Em seu Instagram, Maju comemorou o momento histórico.

Atualmente, apenas uma apresentadora negra é âncora de um telejornal brasileiro. Joyce Ribeiro assumiu sozinha, em abril deste ano, a bancada do Jornal da Cultura.

Publicidade

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a RedeTV! para saber quais os planos da emissora para Luciana Camargo e Rodrigo Cabral e se os dois voltarão a apresentar juntos o "RedeTV! News". Assim que obtivermos uma resposta, este post será atualizado.

Veja também:

36 coisas que você talvez não saiba sobre a Glória Maria

Aqui estão 36 ÓTIMOS atores negros para a Globo chamar para suas novelas

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também