O jogo mais insano do Nintendo Switch está entre nós! Conheça "WarioWare: Move It!"

"A experiência consiste em desafios compostos por micro jogos de cerca de cinco segundos ou menos."

Se existisse um ranking de jogos mais inusitados do mundo, com certeza a franquia WarioWare estaria entre os primeiros colocados. E antes que você pense que eu estou exagerando, já adianto: Não, estou falando realmente sério!

Divulgação

Mas isso não quer dizer que seja algo ruim, pelo contrário, a diversão que Wario e seus amigos proporcionam é algo fora do normal!

Para os novatos nesse universo louco, vamos de breve histórico: a experiência consiste em desafios compostos por micro jogos de cerca de 5 segundos ou menos. Você deve executar as ações descritas na tela o mais rápido possível e, assim, avançar na aventura. O problema é que a velocidade vai aumentando gradativamente o que faz ser quase impossível passar por alguns desses desafios.

Divulgação

E onde estão as situações inusitadas que falamos anteriormente? Estão justamente nas temáticas dos micros jogos que vão variar de controlar o para-brisa de um carro ou abrir um guarda-chuva para não se molhar até enfiar as mãos num nariz gigante e coisas do tipo. Acredite, são situações no mínimo bizarras, mas divertidas ao extremo!

Publicidade

Nesse novo capítulo da franquia, toda a jogabilidade tem foco nos sensores de movimento do Nintendo Switch. Cabe ressaltar que isso não é algo realmente novo, pois já vimos tais funções em "Wario Ware: Smooth Moves" de Nintendo Wii. Contudo, os controles de movimento estão mais aprimorados atualmente, o que faz da jogatina ainda mais divertida (e, na minha opinião, muito superior ao seu antecessor "WarioWare: Get it Togheter").

Divulgação

A jogabilidade é simples, mas irá exigir foco e atenção dos jogadores para utilizar cada um dos Joycons. A cada momento, o jogo irá te orientar sobre em qual posição deverá segurar os Joycons, fazendo as famosas poses (eu simplesmente AMO essa parte, pois eles criam pequenas historinhas e nomes para cada pose, e elas são simplesmente hilárias!). Com cada posição novos movimentos deverão ser realizados para cumprir os objetivos. Acredite, você irá usar bastante energia para realizar as suas missões fazendo dos micros jogos quase que micro exercício diário.

Ao todo, o jogo apresenta mais de 200 micro jogos que podem ser jogados em dois modos distintos: o Story Mode e o Party Mode.

Divulgação

Como o próprio nome diz o Story Mode consiste numa pequena narrativa que nos apresenta Wario ganhando alguns dias de férias numa ilha paradisíaca. Ali, ele e seus amigos irão desvendar cada um dos mistérios existentes. Para isso, você irá controlar cada personagem em localidades diferentes da ilha, atravessando fases repletas de micro jogos e novas poses. Essa aventura pode ser jogada inteiramente sozinho ou então de maneira cooperativa com mais um amigo.

Publicidade

O Story Mode também tem o papel fundamental de te ensinar as tão faladas poses, que fazem com que o jogo seja único em relação a tantos outros. Digo “jogo único” pois a grande maioria dos jogadores está simplesmente acostumado a sentar na frente da TV, pegar seu controle de forma tradicional e jogar. Aqui, isso é impossível! A começar que a jogatina deve ser feita usando exclusivamente os Joycons e em pé!

Divulgação

Claro, você pode até tentar jogar assentado, mas em alguns momentos isso não será possível. Cada nova fase desbloqueada, novas poses serão ensinadas. Você terá que segurar os Joycons como uma espada, ou então erguê-los para o alto como se estivesse segurando uma barra de ferro ou ainda estica-los para frente como se estivesse fazendo massagem nos ombros de alguém (sim, é estranho, mas o espirito é esse mesmo). É a combinação dessas poses que fará do jogo algo único! Ah, cabe lembrar: não deixe de prender os Joycons ao pulso, pois em alguns momentos eles podem fugir da sua mão (ou você terá que deixá-los cair de propósito também rsrs).

Agora, a grande estrela do jogo é o Party Mode, em que você pode jogar com até quatro pessoas simultaneamente. Esse modo consiste numa competição entre amigos em cenários variados onde o objetivo é sobreviver as disputas insanas do jogo. Difícil será manter as amizades depois dessas disputas.

Divulgação

Publicidade

Além disso, o jogo também oferece uma galeria onde ficam salvos todos os micro jogos. É o chamado Museu. Ali estão catalogados cada um dos jogos que você já desbloqueou ao longo das partidas em outros modos. É um excelente lugar para treinar suas habilidades, testar novos níveis de dificuldade e assim se tornar um grande jogador de "WarioWare".

Divulgação

Mas nem tudo são flores. Como todo jogo da franquia "WarioWare", "Move It"é bem pequeno em seu tempo de duração, apesar da grande quantidade de micro jogos. Isso pode ser um pouco frustrante para alguns (principalmente os jogadores Single Player).

Divulgação

Contudo, cabe lembrar que o grande foco está nas partidas com amigos, e isso faz com que as horas de jogo sejam infinitas! Na minha opinião, o maior problema da "WarioWare: Move it" está na falta de localização para o nosso idioma. O jogo não foca em narrativas, mas é cheio de senso de humor. Muitas outras pessoas poderiam se divertir ainda mais se o jogo estivesse localizado.

Publicidade

"WarioWare: Move It" cumpre a missão de ser divertido e empolgante, trazendo de volta a sensação cômica e inusitada que experimentamos em "WarioWare: Smoth Movies". Tem tudo para ser tornar um grande hit nos encontros de amigos e proporcionar muitas gargalhadas sinceras.

Divulgação

"Wario Ware: Move It" está disponível exclusivamente no Nintendo Swtich. (Essa review foi realizada com uma chave de "WarioWare: Move It" gentilmente cedida pela Nintendo).

No vídeo abaixo, você confere as minhas primeiras impressões sobre o jogo:

Publicidade

Veja também