O guia definitivo dos produtos de limpeza e o lugar certo para usá-los

Sabão em pó para lavar o chão, por exemplo, não pode. Isso vai mudar a sua vida.

Iran Giusti/ BuzzFeed Brasil/ VvoeVale/VvoeVale

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Publicidade

alice-photo/alice-photo, ype.ind.br

Quando deve ser usado: Conhecida popularmente como "Cândida", que na verdade é o nome de uma marca, a água sanitária serve para lavar roupas brancas e banheiro e é um produto da linha dos alvejantes a base de cloro.

Tá usando errado: A água sanitária nunca deve ser usada para lavar roupas coloridas porque mancham devido ao cloro e quando utilizada em roupas brancas deve ser colocada direto na máquina e não junto ao sabão em pó. Quando usada para desinfetar banheiros e outros ambientes com pisos e azulejos deve ser retirada completamente da superfície para não danificar roupas ou acabar com uma peça tie-dye ao esbarrar.

Bônus: na dúvida, se a roupa tem essa marca na etiqueta NÃO use alvejantes na lavagem.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

enfimcasada.com.br, PauDlDesigns/PauDlDesigns

Quando deve ser usado: Para lavar roupas coloridas.

Tá usando errado: A base de água oxigenada, o alvejante não tem cloro como a água sanitária então pode ser usado em roupas coloridas e também brancas. Ao contrário da água sanitária, não deve ser usado para lavar banheiro e cozinha, apesar do cheirinho bom.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Serenethos/Serenethos, bdspn/bdspn

Quando deve ser usado: Para lavar roupas na máquina de lavar.

Tá usando errado: Misturar ele com a água sanitária pode gerar reações químicas diversas, então o ideal é colocar a água sanitária direto na roupa e não no recipiente de sabão em pó da máquina de lavar. Outra atitude comum é usar para lavar pisos e azulejos, algo que desgasta o esmalte das peças.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

serezniy/serezniy, Jillwt/Jillwt

Quando deve ser usado: Ok, é item de casa de vó, mas o sabão em pedra serve pra quase tudo. O branco, mais conhecido como sabão de coco, é ideal para lavar roupas brancas e delicadas, já o azul é ideal para limpar panelas e formas. Já o de glicerina, geralmente amarelado, serve para lavar todos os tipos de tecidos.

Tá usando errado: Misturar o sabão em pedra com outros produtos faz com que ele perca todas suas propriedades, então não adianta nada usar ele diluído na água ou misturado com outros produtos como detergente.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

paodeacucar.com.br, kitzcorner/kitzcorner

Quando deve ser usado: Ao contrário do que faz nossa alegria no bar, esse serve para limpar objetos metálicos e de madeira, e deve ser aplicado no pano e não diretamente na peça. Recomenda-se ainda aplicar antes em um pedaço escondido da peça para não correr o risco de ter uma mancha aparente nos seus móveis.

Tá usando errado: Passar em grandes superfícies de uma vez não serve para nada por conta do tempo de evaporação de 10 segundos, o certo é passar de pouquinho em pouquinho em pequenos trechos dos objetos. Usar em objetos emborrachados também não é indicado, pois enrijece a superfície.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

satariel/satariel, lunitti.com.br

Quando deve ser usado: Para lavar louça, chão, azulejos e peças de banheiro.

Tá usando errado: Diluir ele em água faz apenas com que perca a sua função, poucas gotas na esponja são suficiente. É importante lembrar que o detergente deve ser bem retirado de onde for usado para não ficar embaçado ou gorduroso.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

design56/design56, fotocelia/fotocelia

Quando deve ser usado: Lavar azulejos, panela inox, fogão e pisos rústicos.

Tá usando errado: Bastante forte, perde o efeito quando diluído ou misturado com outros produtos. Importante lembrar que se usado em superfícies mais delicadas pode causar estragos.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

JacquesPALUT/JacquesPALUT, ultralimp.com.br

Quando deve ser usado: Retirar cera velha de assoalhos de madeira e piso de cimento.

Tá usando errado: Não, o removedor não tem esse nome porque remove a sujeira, o papel dele é retirar cera velha de assoalhos de madeira e de piso de cimento, antes de passar uma nova cera.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

VvoeVale/VvoeVale, ingleza.com.br

Quando deve ser usado: Limpar vidros e espelhos.

Tá usando errado: Ele limpa, não faz milagre, então antes de usar é preciso passar um papel para retirar a poeira, depois disso é só espalhar o produto e passar um pano completamente seco e que não solte fiapos.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

Wavebreakmedia Ltd/Wavebreakmedia Ltd, mariadojumbo.com.br

Quando deve ser usado: Desinfetar e deixar cheiro bom nos ambientes.

Tá usando errado: Para ter efeito o desinfetante tem que ser usado após a limpeza do ambiente com um pano úmido . Caso você queria apenas desinfetar o ambiente é preciso primeiro passar o pano úmido, depois o desinfetante e aguardar dez minutos antes de passar um novo pano contendo apenas água. Já se quiser que o cheirinho fique no ambiente passe o pano úmido e depois duas camadas do pano com desinfetante, sempre aguardando 10 minutos para que ele tenha um efeito mais duradouro.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

orede.com.br, Nomadsoul1/Nomadsoul1

Quando deve ser usado: Para eliminar gordura, de azulejos de cozinha, fogão, pia, piso, microondas e box do banheiro.

Tá usando errado: De novo, nada de diluir ou misturar com outros produtos. Aplique e retire com um pano, no máximo esfregue com a parte macia da esponja para não arranhar os objetos.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

serezniy/serezniy, mlb-s2-p.mlstatic.com

Quando deve ser usado: Limpar fogões, azulejos, materiais plásticos e pias.

Tá usando errado: Não pode ser usado em superfícies de madeira ou porosas como armários de cozinha que não são de metal ou plástico.

Publicidade

Iran Giusti/BuzzFeed Brasil

i5-gaveteiro.a8e.net.br, Sanpapol/Sanpapol

Quando deve ser usado: Para remover manchas e dar brilho em móveis de madeira.

Tá usando errado: Não é necessário passar uma grande quantidade do produto e uma pequena quantidade, do tamanho de uma moeda, é o suficiente para lustrar uma superfície de madeira. O excesso pode deixar a superfície engordurada.

Publicidade

Curtiu? Então compartilha e diz pra gente nos comentários que outras dúvidas de cuidados da casa que você gostaria que fossem respondidas por aqui.

Veja também