O filme da Barbie tem potencial para ser a crítica definitiva aos padrões de beleza e comportamento estabelecidos pela própria boneca

Fogo nas barbiezinhas!

O filme da Barbie já é o mais aguardado de 2023. Previsto para chegar aos cinemas em 20 de julho, um teaser foi lançado nesta terça (4) e mostra detalhes da Barbieland, um lugar onde tudo é rosa e todo mundo é a Barbie ou o Ken.

A história do filme segue um mistério (e teasers são assim mesmo. Provavelmente saberemos mais detalhes da trama quando um trailer propriamente dito for lançado), mas é possível notar muitos sinais de que deve vir aí uma crítica aos padrões de beleza e comportamento que a própria Barbie ajudou a consolidar.

O teaser já começa com os icônicos pezinhos da boneca sempre em posição para o encaixe perfeito de sapatos de salto: a Barbie é uma mulher que o salto alto é o único calçado possível para ela.

Publicidade

E Barbieland é totalmente instagramável!

Mas a redor do lugar "perfeito" há um deserto bem sem graça chamado "mundo real".

Uma metáfora mais óbvia, impossível.

Publicidade

E no filme é pro mundo real que a pobi da boneca vai.

E veremos o que ela encontra lá.

A trilha sonora do teaser é "Fun, Fun, Fun", música dos Beach Boys lançada em 1964. A letra fala de uma garota que sai para passear com o carro do pai e só quer "diversão, diversão, diversão". As outras garotas não suportam ela, e todos os rapazes a querem. Bem Barbiezinha.

Publicidade

Margot Robbie é a protagonista, e vive uma Barbie clássica, que só veste rosa e tem um cabelo loiro bem exagerado.

Parece até que ela está com filtro do Insta, né?

Margot tem duas indicações ao Oscar, uma delas pelo filme "O Escândalo", baseado em um caso real de assédio sexual em uma emissora de TV. Ela ficou famosa interpretando Arlequina em "Esquadrão Suicida", e no segundo filme em que viveu a personagem, "Aves de Rapina", exigiu uma mudança nos figurinos, para que valorizassem seu conforto e movimento, ao invés de expôr seu corpo.

Publicidade

Junto do teaser foram divulgados diversos pôsteres do filme, com um elenco de BILHÕES. Entre as outras versões da Barbie há médica, escritora renomada, vencedora do Nobel, diplomata e até presidente. A boneca teve muitas versões com diferentes profissões, mas ela nunca avançou muito nas áreas que costumam ser majoritariamente masculinas.

Entre as atrizes que interpretam as Barbies há mulheres fora dos rígidos padrões de beleza que a boneca ajudou a consolidar e reproduzir durante tantos anos. Desde a primeira versão, de 1959, o modelo principal é uma mulher loira, alta, magra, de cintura finíssima e seios grandes - inclusive fora das proporções humanas.

Publicidade

E é preciso destacar a presença de Issa Rae, que é atriz, escritora, cineasta e produtora, e ficou conhecida por sempre abordar questões raciais em seu trabalho.

America Ferrera não aparece no teaser, mas ganhou seu pôster, que define sua personagem com "humana". A atriz, famosa por estrelar a série "Ugly Betty", é grande defensora do protagonismo de artistas latinos em Hollywood e engajada em pautas feministas.

Publicidade

Emerald Fennell será Midge, que na linha de bonecas Barbie é a irmã ruiva e de franjinha. A atriz é também diretora e roteirista, e venceu o Oscar em 2021 com o roteiro original de "Bela Vingança", filme com forte crítica à cultura do estupro. O longo concorreu a Melhor Filme e Emerald disputou o prêmio de Melhor Direção.

No trailer, os vários Ken parecem ser homens superficiais e competitivos.

Publicidade

Ryan Gosling interpreta o Ken principal. Na maioria das cenas do teaser ele aparece exibindo o tanquinho - uma biscoitagem desnecessária bem fácil de encontrar nas redes sociais.

E no pôster, em contraponto às várias profissões e habilidades das Barbies, ele é "só o Ken".

Vários outros atores são versões do Ken, entre eles Ncuti Gatwa, que tem ascendência de Ruanda (e ficou famoso na série "Sex Education"), e Simu Liu, primeiro protagonista asiático de um filme da Marvel ("Shang Chi e a Lenda dos dez Anéis") e que fala bastante sobre a necessidade de espaço em Hollywod para artistas com ascendência asiática.

Publicidade

A direção de "Barbie" é de Greta Gerwig, que sempre promoveu o protagonismo feminino em seus filmes. Ela escreveu e dirigiu “Adoráveis Mulheres” e “Lady Bird: A Hora de Voar”, ambos indicados ao Oscar.

E um pouco da origem da Barbie foi retratada no teaser anterior do filme, no qual meninas "descobriam" a boneca em uma paródia de "2001: Uma Odisseia no Espaço".

De fato, antes de a Barbie se tornar um sucesso entre meninas do mundo todo, elas brincavam apenas com bonecas que representavam bebês. A Barbie foi pioneira em retratar a mulher adulta para milhões de crianças - e fez isso aplicando padrões que repercutiram em várias gerações. Esse filme é a chance de a boneca se redimir.

Publicidade

Veja também