O discurso do BTS na ONU foi histórico

Grupo sul-coreano já fez mais pela saúde e pelo meio-ambiente do que certos governantes.

O BTS é parceiro da Unicef desde 2017, quando o grupo estrelou a campanha "Love Yourself" (Ame a Si Mesmo). O objetivo era acabar com o bullying e promover a autoestima entre jovens. Agora, em 2021, os meninos foram convidados pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, para participar da Assembleia Geral da ONU como enviados especiais para "cultura e gerações futuras".

Reprodução

No evento, Namjoon, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook falaram sobre os desafios da nova geração para preservar o planeta Terra e sobre o impacto que a pandemia de covid-19 teve na vida dos jovens. Abaixo, listamos os principais momentos das falas de cada um.

Reprodução

Publicidade

Namjoon:

"Sua Excelência Abdullha Shaheed, presidente da 76º Assembleia Geral da ONU. Seu Excelente Secretário-Geral António Guterres, sua Excelência Presidente Moon Jae-in e todos os excelentes líderes importantes do mundo todo. É uma honra estar aqui hoje, nós somos o BTS, nomeados como "Enviados Presidenciais" e voz da República da Coreia.


Nós estamos aqui para compartilhar as histórias das nossas gerações futuras. Antes de virmos aqui, nós pedimos às pessoas jovens do mundo todo para que nos contassem sobre seus últimos dois anos e sobre o mundo em que vivem hoje em dia. Jin vai compartilhar algumas respostas que recebemos."

Jin:

reprodução

"Sim, vamos dar uma olhada. Podemos sentir boas energias ao olhar para essas respostas. Houve momentos nos últimos dois anos em que eu também me senti confuso e com dificuldades, mas, ainda assim, nós temos aqui pessoas dizendo: 'Vamos viver, vamos fazer desse o melhor momento.'"

Publicidade

Jimin:

Reprodução

"Não podemos ficar esperando o momento ideal em nossas vidas para enfrentar novos desafios. Não podemos culpar ninguém [pela pandemia] e você deve ter sentido essa frustração. Aqui eu sou o mesmo de ontem, mas o mundo mudou como se tivéssemos sido transportados em um flash para um mundo paralelo."

Jungkook:

"Fiquei triste ao ouvir que as cerimônias de calouros e de formaturas foram canceladas. São momentos da vida que sequer chegamos a comemorar, e perdê-los tão rapidamente é frustrante. Nos partiu o coração cancelar nossa turnê mundial de shows. Por um tempo, nós sonhamos com o momento em que poderíamos completá-la."

Publicidade

Suga:

Reprodução/@BTS_twt

"Sim, foi um momento que lamentamos o que a covid-19 tirou de nós. Um momento de descoberta de como tudo é precioso. Acho que, durante esses dois anos, essas pessoas acharam precioso o tempo que vivenciaram e cuidaram da natureza."

J-Hope:

Reprodução

"Mas, talvez por termos sentido uma sensação de pavor ao lembrar que nosso tempo nesta terra é limitado, nós pensamos só nas coisas que lamentamos - e eu estremeço ao pensar em lamentar pela Terra. Todos concordam que a mudança climática é um problema importante, mas falar sobre qual seria a melhor solução não é fácil."

Publicidade

Namjoon:

Reprodução

"Sim, é uma discussão difícil, mas eu aprendi que há muitas pessoas jovens que se interessam pelos problemas ambientais e escolheram isso como um campo de estudo. O futuro é um território inexplorado onde nós passaremos algum tempo. Então essas pessoas jovens estão procurando por respostas sobre como devemos viver aquele futuro."

V:

Reprodução

"Então, espero que nós não consideremos o futuro como uma escuridão sombria. Nós temos pessoas que estão preocupadas com o mundo e que estão procurando por respostas. Ainda há muitas páginas faltando na história, e eu acho que não deveríamos falar como se o fim já estivesse sido escrito."

Publicidade

Jungkook:

Reproducão

"É claro que, às vezes, o mundo parece preso em um lugar, mesmo que você esteja pronto para ir em frente. Às vezes parece que você perdeu o caminho. Houve um tempo em que nós nos sentimos da mesma forma."

Namjoon:

"Eu ouvi que as pessoas adolescentes de hoje são consideradas a "Geração Perdida da Covid". A geração que perdeu seus caminhos durante o momento em que mais precisava de oportunidades, em que tinha que tentar coisas novas. Mas eu acho que é um exagero dizer que essas pessoas estão perdidas só porque os caminhos que elas trilham não podem ser vistos pelos mais velhos."

Publicidade

Jimin:

Reprodução

"Sim. olhem para essas imagens. Aqui nós temos muitas pessoas que estão tentando continuar suas amizades de novas maneiras, aprendendo coisas novas e vivendo uma vida mais saudável. Sim, esses jovens estão tentando descobrir coisas novas, e eles não parecem estar perdidos. Eles estão encontrando uma nova coragem e tentando novos desafios."

Namjoon:

Reprodução/ONU

"É isso. Se nós acreditamos em novas possibilidades, mesmo quando o inesperado acontece, nós não perdemos o nosso caminho - apenas encontramos um novo."

Publicidade

V:

Reprodução/Newsis

"Como a vacinação, esforços estão sendo feitos para manter essa nova realidade avançando, e acho que o dia em que nos encontraremos frente a frente não está longe. Até lá, espero que possamos preencher cada um de nosso dias até a borda com energia positiva."

Publicidade

Veja também